Formação

Apóstolo da Juventude

comshalom

Todos nós que acompanhamos a visita do Papa Bento XVI ao Brasil ficamos maravilhados e felizes com a acolhida e o amor com os quais ele dedicou aos jovens. Na verdade foi um sinal concreto de que a Igreja nunca perde esse olhar de misericórdia, de mãe que ama e cuida da juventude, exatamente porque Cristo ama cada jovem de maneira única.
O discurso que o Papa fez aos jovens no estádio do Pacaembu, São Paulo, mais uma vez ressaltou a importância e a urgência da evangelização dos jovens. De uma maneira particular motivou e convocou todos os jovens cristãos a serem os primeiros a levarem a Boa Notícia do Evangelho aos outros jovens. Somos a esperança e o futuro da Igreja, mas também o presente da igreja, disse o Papa. Quando um jovem conhece a pessoa de Jesus Cristo e faz a experiência de ser amado por Deus, começa então a ter uma vida nova e encontra a incomensurável alegria dos verdadeiros filhos de Deus. Portanto, é urgente que cada jovem cristão se torne apóstolo da juventude.
Já não podemos dizer como Jeremias, o Profeta: “Ah! Senhor Javé, não sei falar bem porque sou ainda muito jovem!” (Jr 1,6). É preciso confiança e fé de que não estamos sozinhos e que a evangelização não é obra de nossas mãos, mas é a ação poderosa do Espírito Santo que se utiliza de nós. Cabe-nos a docilidade e a coragem para nos deixarmos guiar. O Espírito Santo pode e quer nos dar a sabedoria e a criatividade para evangelizarmos os jovens, estejam eles onde estiverem: no ônibus, na faculdade, no shopping, na praça, no lazer, na praia, no cinema, não importa, Deus quer alcançá-los por meio de nós.
Ser um apóstolo da juventude é uma urgência, um desafio e uma real necessidade. Lembremos sempre que o bem maior que fazemos a uma pessoa é dar a ela a oportunidade de conhecer a Jesus Cristo. Talvez o medo, a vergonha, a timidez ou o sentimento de incapacidade possam paralisar você, mas não se deixe vencer. Um dia fomos evangelizados porque alguém venceu esses desafios. Experimente falar do amor de Deus para os jovens e desenvolva o hábito de evangelizar. O amor é o principio fundamental da evangelização. Se muito somos amados por Cristo, muito devemos amar (cf. Lc 7,47).
Muitos jovens nos esperam porque cada homem traz no seu íntimo o desejo de Deus. Sejamos apóstolos da juventude e antes de tudo, sejamos discípulos do Senhor, alegres, felizes por termos a Deus como primazia e centro da nossa juventude, amem muito a igreja, a Maria e tenhamos a coragem determinante de sermos testemunhas vivas do inesgotável amor que Cristo tem por cada jovem.

Antônio Marcos Ferreira de Aquino
Consagrado da Comunidade Vida Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.