Formação

Jubileu Shalom: um louvor de gratidão a Deus!

comshalom

Na dimensão da vida cristã existem muitas maneiras de agradecer a Deus, de louvá-lo, de exaltá-lo por suas maravilhas. A Deus cabe todo louvor das suas criaturas. A Ele damos o nosso louvor de ação de graças.
Pela Liturgia Católica fazemos a experiência que é louvando o Senhor que se agradece. No próprio hino de ação de graças, o “Te Deum loudamus”, não aparece nem uma só vez a palavra agradecer. Agradecer no sentido bíblico e litúrgico significa dá ao Senhor um louvor verdadeiro que exalte suas maravilhas. No canto do Benedictus (cf. Lc 1,46 ss.), Maria faz o seu louvor de gratidão a Deus de forma incomparável: “Minha alma engrandece o Senhor, meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu salvador (…), porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome”.
Portanto, agradecer é reconhecer quem Deus é e quem somos nós. Daí brota a oração perfeita, a gratidão que transborda no verdadeiro louvor. O Jubileu cristão (Tempo favorável de graça, de misericórdia e dos favores de Deus) é também o tempo no qual se celebra solenemente as maravilhas do Senhor (Mirabilia Dei). É a atitude de agradecer a Deus por meio do louvor.
É nesse sentido e nessa alegria que celebramos o jubileu dos 25 anos da Comunidade Católica Shalom. Mais do que nunca rezamos com Nossa Senhora: “O Todo-Poderoso fez em nós maravilhas!” O jubileu shalom é um solene louvor de gratidão a Deus por aquilo que Ele é nas nossas vidas. “O louvor é a forma de oração que reconhece o mais imediatamente possível que Deus é Deus! Canta-o pelo que Ele mesmo é, dá-lhe glória, mais do que pelo que Ele faz, por aquilo que Ele é”. (CIC 2639).
Passados 25 anos testemunhamos o que Deus fez em nós e o que é nas nossas vidas. Anunciamos seus feitos, é verdade, mas acima de tudo “o que ouvimos e vimos com nossos olhos, o que contemplamos, o que tocamos com nossas mãos a respeito do Verbo da vida” (I Jô 1,1)
O jubileu dos 25 anos da Comunidade Católica Shalom é uma solene ação de graças, um louvor de gratidão a Deus por Ele mesmo e por suas maravilhas. No ano em que fomos aprovados canonicamente pela Mãe Igreja e reconhecidos como Associação Privada Internacional de Fiéis, elevamos a Deus, com Maria, o nosso louvor de gratidão. Esta é uma ocasião de um tempo favorável; é agora o dia da salvação (cf II Cor 6,2).
Com o nosso fundador, Moysés Azevedo, queremos viver e assumir essa solene ação de graças como também um tempo de missão que nos requer gratidão, alegria e responsabilidade. Somos felizes por sermos shalom. Feliz Jubileu Shalom!

Antônio Marcos Ferreira de Aquino
Consagrado da Comunidade Vida Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.