Formação

A família e o cantinho de Jesus

comshalom

De 12 a 18 de agosto de 2007 celebramos a Semana da Família. Em nível nacional foi escolhido como tema: “Espiritualidade familiar: encontro com Deus e com o próximo”. O Rio Grande do Sul atualizou o tema à luz da Conferência de Aparecida: “Família, Discípula e Missionária de Jesus”. Dom Dadeus escreveu uma bela apresentação, contando que Bento XVI, tanto na visita à Alemanha como no Congresso Mundial da Família (na Espanha) não perdeu tempo em rebater os ataques à família, mas anunciou uma boa notícia: “O Evangelho da Família”. O Arcebispo de Porto Alegre qualificou a atitude como “A Igreja do Sim”.

Em julho passado, em visita à Igreja Irmã de Sinop, no Mato Grosso, encontrei nas casas paroquiais e nas famílias que visitei o “Cantinho de Jesus”. O objetivo é celebrar o jubileu da Diocese de Sinop, tendo cada família este “cantinho” de oração e de memória do Evangelho. Consiste em ter num lugar visível da casa a exposição da Bíblia, uma vela, uma imagem de Jesus (O Coração de Jesus é padroeiro da Diocese) e um sinal da Mãe de Jesus. Diariamente a família abre a Sagrada Escritura, proclama um trechinho da Palavra de Deus e ora. Achei simples e significativo.

Lembra a família de Nazaré: Jesus, Maria e José. Mas pode ser a família de Jesus hoje. Esta é a família em que Jesus mora: Pai, mãe, os filhos e Jesus. Aliás, em cada “cantinho” vi em letras grandes a frase bíblica: “Eu e minha família serviremos ao Senhor”.

A família é chamada justamente como “A Igreja Doméstica”. Paulo VI recorda que “em cada família cristã deveriam encontrar-se os diversos aspectos da Igreja inteira. Por outras palavras, a família, como a Igreja, tem por dever ser um espaço onde o Evangelho é transmitido e donde o Evangelho irradia” (EN, 71).

O mesmo Pontífice, quando fala do apostolado dos lares, lembra que “os cônjuges mesmos, não raro, experimentam o desejo de comunicar a outros a sua experiência. São os próprios esposos que assim se tornam apóstolos e guias de outros esposos”. O mesmo Papa qualifica esta forma de apostolado como sendo “das mais oportunas” (HV, 26).

Para isto temos a Pastoral Familiar. Lembro as Equipes de Nossa Senhora, o Movimento Familiar Cristão, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), os Grupos de Famílias, a Tenda Schalom, o ramo das Famílias de Schoenstatt, do Movimento de Renovação Carismática Católica e outros.

A família é a primeira escola de vida cristã, onde se aprende o amor fraterno, o perdão, a oração e a oferenda da própria vida. Bento XVI insiste com os Bispos para que se valorize o domingo: a família participe da Missa dominical ou da celebração da palavra de Deus. Muito louvável a oração do terço em família, para criar um clima espiritual.

Na Semana da Família lembramos que a Igreja é a família de Deus. Nesta família ninguém é excluído, ela é a casa de todos os filhos e filhas de Deus.

Dom Sinésio Bohn
Bispo de Santa Cruz do Sul

Fonte: CNBB


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.