Formação

Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael

comshalom

O mêsde setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igrejaunificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história docatolicismo e das religiões – Miguel, Gabriel e Rafael – para o dia 29de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.

Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes,o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus esão seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra.

Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança deDeus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do tronoceleste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremodo exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo dajustiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma serde grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado trêsvezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto éum dos mais antigos da Igreja.

Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É oarcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez,aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras.Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dosoperadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta,indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador dasnotícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas apariçõescitadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a umacriatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filhode Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.

Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve afunção de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit,no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi oúnico que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na páginadedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, éconsiderado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro doscegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados eescoteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderososintercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante asatribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar,além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo asmensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe derezar para eles.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.