Formação

A Liberdade Humana

comshalom

Não há dúvida de que a liberdade é um dos mais belos dons que Deus concedeu a nós, seres humanos. Quando nos criou, Deus nos amou tanto que nos deixou livres para acolhê-lo ou recusá-lo. Isto é grande prova de amor! E quanto mais conhecermos e experimentarmos este amor, mais nos sentiremos seguros para, livremente, optar pelo bem e pela verdade.

Nossa liberdade é coordenada pela razão e pela vontade, e esta deverá estar direcionada para Deus, nossa bem-aventurança, pois só assim poderemos fazer nossas opções e ser capazes de assumi-las com responsabilidade. A liberdade caminha de mãos dadas com a responsabilidade, sem esta, o que era liberdade passa a ser escravidão. “O progresso na virtude, o conhecimento do bem e a ascese aumentam o domínio da vontade sobre seus atos” (Cat 1734).

O ser humano anseia por liberdade, por Deus, por felicidade, por paz. Anseia por tudo aquilo que já possui, mas continua buscando fora o que encontrará somente dentro de si. A liberdade é um dom inerente ao homem; dom que é preciso reconquistar, com o auxílio da graça. Não são as coisas externas (ambientes, situações) que devem condicionar a liberdade humana, este dom está impresso em nosso ser, é uma marca indelével em cada obra-prima de Deus. Ou seja, enquanto existir, o ser humano é livre, e quando deixar esta vida e for para a morada eterna, gozará plenamente deste dom. Seguramente, nenhuma condição na qual o homem se encontre tem forças de por si roubar sua liberdade, porque “onde se acha o Espírito do Senhor, aí está a liberdade” (2 Cor 3,17).

“O exercício da liberdade não implica o direito de dizer e fazer tudo. É falso pretender que o homem, sujeito da liberdade, baste a si mesmo, tendo por fim a satisfação de seu próprio interesse no gozo dos bens terrenos” (Cat 1740). Se pararmos para refletir sobre realidades que nos cercam, veremos que o mau uso da liberdade causou uma inversão de valores; o homem, criado livre, hoje é escravo do modismo e das paixões desordenadas. Hoje, o homem chama de bom o que, de fato, não é bom. Por exemplo, discute-se no país acerca da legalização do aborto, e questiona-se: “A mulher tem ou não direito de legislar sobre o seu próprio corpo e aquilo que acontece dentro dele?” Numa questão como essa, poderemos nos indagar: “O homem é de fato livre ou ele se tornou escravo do pecado a tal ponto que já não sabe optar sozinho por aquilo que o fará realmente feliz?”

Embora pareça que já não há chance para recuperar o que perdeu, devemos confiar na graça que continuamente Deus derrama sobre nós a fim de retornarmos ao seu coração: fonte e fim de toda liberdade, afinal, “quanto mais dóceis formos aos impulsos da graça, mais crescem nossa liberdade íntima e nossa firmeza nas provas e diante das pressões e coações do mundo externo” (Cat 1742).

Se compararmos o homem com uma águia, diremos que ela foi criada para alçar altos vôos, mas ninguém pode impedi-la de se comportar como animal rasteiro. A Igreja cumpre o seu papel de mãe e educadora mostrando ao homem a sua verdadeira dignidade de filho muito amado do Pai, e o faz perceber que a águia não deve contentar-se com vôos rasteiros, dado que as belezas do alto estão ao seu alcance.

O homem recebeu de Deus o poder de decisão (cf. Eclo 15,14), mas também recebeu a graça para que possa decidir-se pelo bem; buscar a sua essência, que é o amor.

A liberdade é dos filhos

Frei Gabriel de Santa Maria Madalena, OCD

A liberdade não é dos escravos, mas dos filhos. “Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8,35). Sedento de liberdade, precisa o homem moderno compreender que a verdadeira liberdade encontra-se somente em Cristo.

“A verdadeira liberdade – ensina o Concílio – é no homem sinal altíssimo da imagem divina” (GS 17). É a liberdade do homem, simples reflexo da liberdade infinita de Deus. Deus é livre de modo absoluto; o homem, de modo relativo. Consiste a liberdade de Deus em poder fazer livremente todo o bem que quer; e a liberdade do homem, na “escolha livre do bem” (ibidem). Tanto mais livre é o homem quanto mais capaz de escolher e fazer o bem. Mas o pecado feriu o homem na sua liberdade: obscurecendo-lhe a mente, tornou-lhe difícil conhecer a verdade, discernir com rapidez o bem do mal. Daí se seguiu o extravio da vontade que, muitas vezes, se inclina a escolher o mal em vez do bem. “Que homem infeliz sou eu!”, grita São Paulo, considerando quão difícil ao homem é fazer todo o bem que quer. Mas logo acrescenta, cheio de esperança: “Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!” (Rm 7,24-25). Somente Cristo pode libertar o homem deste triste estado de escravidão, fruto do pecado, pois que, “morrendo, destruiu a morte” causada pelo pecado (MR).

Mas para gozar em plenitude a liberdade que lhe oferece Cristo, deve o homem confiar nele, deixar-se iluminar por Ele, Verdade encarnada, e traduzir na vida e nas obras sua palavra. Libertado do pecado, deve valer-se da liberdade que Deus lhe deu e que Cristo lhe restituiu, para servir a Deus, para servir a Cristo no amor. Deus, liberdade infinita, é amor! Livre é o homem na medida em que se transforma no amor, isto é, na medida em que se torna capaz de amar a Deus e o próximo. “Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade – escreve São Paulo aos Gálatas. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros, pela caridade” (5,13). Deve a liberdade servir ao amor e o amor autêntico é, por sua vez, generoso e desinteressado serviço a Deus e aos irmãos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.