Formação

Fome e sede da palavra

comshalom

Deus mesmo suscita fome e sede da Palavra (Amós 8,11-12). Estamos enfastiados de discursos vazios, palavras falsas, lábia, demagogia, mentira. Estamos ensurdecidos de tanta propaganda enganosa e ideologias. Nossa fome é da Palavra que contém o esplendor da verdade e a revelação do amor. A Palavra de Deus é de amigo para amigo que provoca encontro, conversão e aliança. A Bíblia é carta de amor, a Palavra amiga.

A Palavra sai da boca de Deus (Mt 4,4) para chegar aos nossos ouvidos, corações e lábios. Assim acontece a revelação íntima de Deus, sua comunicação gratuita, sua relação interpessoal e também o diálogo amigo, a comunhão de vida. Esta Palavra é pão, mel, leite, sustento, comida “toma o livro e come-o” (Ez 3,3). É na escola da Palavra que se forjam os discípulos, os profetas, os missionários, os catequistas, os evangelizadores. A Igreja deve “ouvir piamente, guardar santamente e expor fielmente a Palavra” (DV 3).

A Palavra está no mundo desde o princípio (Jo 1,1). Deus criou tudo pela Palavra: “Deus disse, faça-se…”. O primeiro livro da Palavra de Deus é a criação. O segundo livro é a comunidade que conserva a Palavra e depois vem o terceiro livro, a Bíblia. O quarto livro é o coração dos fiéis “vós sois a carta de Cristo” (2Cor 3, 2-3). O cristão que vive a Palavra torna-se ele mesmo a Palavra que se fez carne. Você e eu, se vivermos a Palavra somos a segunda encarnação desta Palavra. O Verbo escrito se faz carne em nós. A Bíblia já não é livro, letra, mas carne, pessoa, “espírito e vida” (Jo 6,63).

Temos fome e sede da Palavra porque ela ilumina os problemas humanos, é resposta às indagações e angústias, é fundamento dos valores perenes, é satisfação das grandes aspirações. Quanto mais formos homens e mulheres da Palavra, seremos pessoas de palavra. O potencial da Palavra divina é tão forte que rezamos “Senhor, dize uma só Palavra” (Mt 8,9). Basta uma Palavra. Nem o pingo do “i” deve ser mudado. Não podemos falsificar a Palavra, nem ajeitá-la ao nosso gosto.

Portanto, haja bons leitores da Palavra, bons microfones, santos pregadores, Igrejas com boa acústica. Além disso, nossos grupos bíblicos de reflexão, as escolas bíblicas, nossos catequizandos recebam o fascínio pela Palavra. Precisamos dedicar mais tempo à Bíblia à televisão. Olhar mais a Palavra que o espelho. O futuro do catolicismo e a primavera da Igreja têm um endereço: “Bíblia na mão, no coração e pés na missão!”

A Palavra de Deus ainda circula pouco, a maioria do Povo não tem acesso à Bíblia, grande é a distância que muitos católicos têm em relação à Bíblia. São graves as conseqüências da ignorância bíblica. Não basta a pastoral bíblica, precisamos de uma “mobilização bíblica”. Se a palavra humana é terapêutica, criativa, inspiradora, interpeladora, a Palavra de Deus é vida, salvação, verdade, amor. Céus e terra passarão, a Palavra permanecerá. Ela é a rocha da casa, a rocha do mundo.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.