Formação

Ide fazer discípulos missionários!

comshalom

Em Outubro, celebramos o mês missionário e o Dia Mundial das Missões. Não nos contentemos com lindas celebrações litúrgicas. O anúncio do Evangelho urge. Cada um de nós é convidado a refletir sobre a importância da ação missionária na Igreja e no mundo. Com efeito, o mandamento missionário, confiado por Cristo aos apóstolos, é válido ainda hoje.

Temos certeza de que Jesus Cristo, Missionário por excelência do Pai, nos acompanha na tarefa essencial da Igreja, que é evangelizar. Pois Ele mesmo disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 20).

Em sua Mensagem para o 81º Dia Mundial da Missões 2007, o Papa Bento XVI convida as Igrejas locais de cada Continente a uma partilha da consciência sobre a urgente necessidade de relançar a ação missionária perante os numerosos e graves desafios de nosso tempo. Enorme esforço para a difusão do Evangelho já foi feito. Muitos missionários e missionárias derramaram seu sangue e gastaram a sua vida a serviço da evangelização. Contudo, a ação missionária deve ser permanente. Ela não pode parar. Portanto, nada impeça nosso ardor missionário. Ainda que nossa cultura apareça cada vez mais “laica” e secularizada, jamais podemos duvidar da presença divina em nosso trabalho apostólico, pois a força do Espírito da verdade guiará nossos passos nos caminhos da missão.

Por outro lado, não podemos ficar fechados em nós mesmos, em nossa Diocese, em nossa Paróquia, em nossa Comunidade. Não devemos ter medo de sair de nós mesmos para exercer nosso serviço apostólico noutros lugares. Até porque o mandato missionário de Cristo atinge o coração da Igreja (cf. RMi, 61). Assim, o envio missionário é para o mundo inteiro, para todas as nações (cf. Mt 28, 19). “O compromisso missionário, continua o Papa, permanece o primeiro serviço que a Igreja deve à humanidade de hoje, para orientar e evangelizar as transformações culturais, sociais e éticas; para oferecer a salvação de Cristo ao ser humano do nosso tempo, em tantas partes do mundo humilhado e oprimido por causa de pobrezas endêmicas de violência e de negação sistemática dos direitos humanos” (Bento XVI, Mensagem para o 81º Dia Mundial das Missões).

Também a 5ª Conferência Geral de Aparecida, recorda e sublinha que a missão da Igreja é evangelizar”. “Por isso, nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo” (Documento de Aparecida, nº. 30). Cumpramos, então, nossa missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes. “Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho” (ibidem, nº. 31).

Queira o Senhor da messe que o espírito missionário penetre mais profundamente no coração de todos os batizados (as). O Dia Mundial das Missões seja ocasião para recordar na oração todos os missionários/as. O exemplo deles/as suscite novas vocações e uma renovada consciência missionária em nossa Diocese. “De fato, escreve o Papa em sua Mensagem, cada comunidade cristã nasce missionária e é precisamente com base na coragem de evangelizar que se mede o amor dos crentes para com o Senhor”.

Sentimo-nos protagonistas e co-responsáveis pela missão da Igreja?

O primeiro e mais eficaz contributo, que todos podem oferecer à ação missionária, é a oração. Rezamos muito pouco. Por isso, intensifiquemos nossas orações pelas missões.

Nossa Senhora, que marcou presença materna na Igreja nascente, nos acompanhe com solicitude de Mãe pelas estradas da evangelização.

Dom Nelson Westrupp
Bispo Diocesano de Santo André (SP)

Fonte: CNBB


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.