Formação

Aumenta nossa fé

comshalom

XXVII Domingo do tempo comum [C]
Habacuc 1, 2-3; 2, 2-4; 2 Timóteo 1, 6-8.13-14; Lucas 17, 5-10

O Evangelho de hoje se abre com a petição dos apóstolos a Jesus: «Aumenta a nossa fé!». Ao invés de satisfazer seu desejo, Jesus parece querer aumentá-lo. Diz: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda…». A fé é, sem dúvida, o tema dominante deste domingo. Na primeira leitura se ouve a célebre afirmação de Habacuc, retomada por São Paulo na Carta aos Romanos: «O justo viverá por sua fé». Também a aclamação ao Evangelho está em sintonia com este tema: «O que conseguiu a vitória sobre o mundo é nossa fé» (1 João 5, 4).

A fé tem diferentes matizes de significado. Agora eu gostaria de refletir sobre a fé em sua acepção mais comum e elementar: crer ou não em Deus. Não a fé segundo a qual se decide se se é católico ou protestante, cristão ou muçulmano, mas a fé segundo a qual se decide se se é crente ou não-crente, crente ou ateu. Um texto da Escritura diz: «Quem se aproxima de Deus deve crer que Ele existe e que recompensa os que o buscam» (Hebreus 11, 6). Este é o primeiro degrau da fé, sem o qual não há outros.

Para falar da fé em um nível tão universal, não podemos basear-nos só na Bíblia, porque esta teria valor somente para nós, os cristãos, e, em parte, para os judeus, mas não para os demais. Por sorte, Deus escreveu dois «livros»: um é a Bíblia, o outro é a criação. Um está formado por letras e palavras, o outro por coisas. Nem todos conhecem, ou podem ler, o livro da Escritura, mas todos, desde qualquer latitude e cultura, podem ler o livro da criação. À noite talvez melhor, inclusive, que de dia. «Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. (…) Por toda a terra se espalha o seu ruído, e até os confins do mundo a sua voz» (Salmo 19). Paulo afirma: «Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus se tornaram visíveis à inteligência, por suas obras » (Romanos 1, 20).

É urgente dissipar o difundido equívoco segundo o qual a ciência já liquidou o problema e explicou exaustivamente o mundo, sem necessidade de recorrer à idéia de um ser fora dele chamado Deus. Em certo sentido, atualmente a ciência nos aproxima mais da fé em um criador que no passado. Tomemos a famosa teoria que explica a origem do universo com o «Big Bang» ou a grande explosão inicial. Em um milésimo de segundo, passa-se de uma situação na qual não existe ainda nada, nem espaço nem tempo, a uma situação na qual começou o tempo, existe o espaço e, em uma partícula infinitésima de matéria, existe já, em potência, todo o sucessivo universo de bilhões de galáxias, como o conhecemos hoje.

Alguns dizem: «Não tem sentido propor-se a questão do que havia antes daquele instante, porque não existe um ‘antes’ quando ainda não existe o tempo». Mas eu digo: como não se propor esse questionamento? «Remontar-se à história do cosmos – afirma-se também – é como folhear as páginas de um imenso livro, partindo do final. Chegando ao princípio, percebe-se que é como se faltasse a primeira página». Acho que precisamente sobre esta primeira página que falta, a revelação bíblica tem algo a dizer. Não se pode pedir à ciência que se pronuncie sobre este «antes» que está fora do tempo, mas ela não deveria tampouco fechar o círculo, dando a entender que tudo está resolvido.

Não se pretende «demonstrar» a existência de Deus, no sentido que damos comumente a esta palavra. Aqui embaixo vemos como em um espelho e em um enigma, diz São Paulo. Quando um raio de sol entra em um quarto, o que se vê não é a própria luz, mas a dança do pó que recebe e revela a luz. Assim é Deus: não o vemos diretamente, mas como em um reflexo, na dança das coisas. Isso explica por que Deus só pode ser alcançado com o «salto» da fé.

Fonte: Zenit


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.