Formação

A Festa

comshalom

Segundo os biblistas, a palavra hebraica “festa” é equivalente a “dança”. Em todo o caso, os israelitas festejavam os principais eventos de seu povo com manifestações de alegria. Inclusive dançando e agitando ramos de árvores e de palmeiras.

Assim se lê no Levítico: “A partir do décimo quinto dia do sétimo mês, tendo já feito a colheita, celebrareis a festa do Senhor durante sete dias. O primeiro e o oitavo são dias de descanso solene. No primeiro dia cortareis frutos de árvores ornamentais, palmeiras, ramos de árvores frondosas e de salgueiros, e fareis festa durante sete dias na presença do Senhor” (Lv 23, 40).

Célebre é a dança do rei Davi perante a arca da aliança. Conta-nos o primeiro Livro das Crônicas: “Quando a arca da aliança do Senhor entrava na cidade de Davi, Micol, filha de Saul, estava olhando da janela e, ao ver o rei Davi dando pulos e dançando, o desprezou em seu íntimo” (1 Cr 15, 22).

As festas eram “na presença do Senhor”. Na era cristã, a festa principal é para comemorar a vitória de Jesus sobre a morte e o pecado. É a Páscoa. Mas cada povo tem suas festas populares.

No Brasil, constituído de população pluriétnica, há abundante e magnífica herança cultural. Uma das principais festas no Sul é a chamada “Festa de Outubro” (Oktoberfest), célebre em Santa Cruz do Sul (RS), Blumenau (SC) e em muitas outras cidades de tradição germânica. Entre nós celebra-se inclusive um culto e uma Missa em alemão, para significar que a festa acontece “na presença do Senhor”.

Estas festas merecem o apoio também dos líderes religiosos. Pois unem a comunidade, recompondo divergências e conflitos. Estimulam a compreensão e a cooperação dos vários segmentos sociais. Estimulam a saúde física e mental.

Nas populações de boa organização social, como as nossas, superam-se os exageros e os abusos. Com satisfação nota-se o cuidado para com a infância e a adolescência.

Estas festas, em princípio, são boas, não merecendo restrição em nome da fé e dos bons costumes.

Augúrios de boas festas, com danças e alegrias, sob a bênção de Deus!

Dom Sinésio Bohn
Bispo de Santa Cruz do Sul


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.