Formação

Renovação carismática – Parte V

comshalom

Ao lado destas obras, com o crescimento da vida no Espírito e a consciência de um aprofundamento no estudo da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, em especial da DSI, vemos a urgente necessidade de evangelizarmos e formarmos o mundo do trabalho e da política.

Sabedores que o “serviço dos pobres é medida privilegiada, embora não exclusiva do nosso seguimento a Cristo” (Puebla 1145) e que a “opção preferencial pelos pobres é uma opção não exclusiva nem excludente, pois a mensagem de salvação está destinada a todos” (João Paulo II – D. 1. Sto Domingo, 16), vimos surgir vários esforços de evangelização de profissionais liberais, empresários, educadores, trabalhadores, magistrados, etc., visando a conversão dos corações e dar a orientação para a vivência da santidade na vida pessoal, familiar e social, para assim implantarem, em seus ambientes de vida e trabalho, estruturas mais condizentes com o Evangelho de Cristo, a Doutrina Social da Igreja e a solidariedade com os mais pobres.

Deste trabalho temos começado a ver surgir autênticas vocações cristãs para a política. Hoje já vemos nas câmaras legislativas e na área executiva a presença de irmãos da RCC, que levam sua missão política como uma real extensão de sua vida de fé e compromisso com a Igreja e com os que sofrem. Neste campo, estamos dando os primeiros passos, pedindo ao Senhor a luz para formarmos evangélica e profundamente estes homens públicos para que, uma vez na política, não se tornem presas fáceis das ideologias ou da corrupção moral. Não basta aos cristãos estarem representados no centro das decisões da vida pública. E necessário que estejam bem representados, para o bem da Igreja e para a construção de uma nação mais enraizada em Cristo e em Sua justiça.

Uma grande riqueza na RCC a ação do Espírito no meio da família. Cada vez é maior o contingente de famílias comprometidas na vivência do Evangelho, num esforço de edificar lares na graça de Deus para que sejam autênticas Igrejas domésticas, onde a Palavra de Deus esteja presente. a oração seja cultivada e a família unida seja assídua aos sacramentos e participe dos grupos ou comunidades, buscando nos seus grupos e comunidades desenvolver um generoso serviço à Igreja e aos irmãos.

No campo da família, ressalte-se o empenho, no meio de grandes dificuldades, em corresponder com fidelidade, aos apelos que o Magistério da Igreja ensina a respeito da geração da vida e do seu cultivo. Mesmo enfrentando a incompreensão do mundo e às vezes até de alguns dentro da própria Igreja, nós cremos que a Hurnanae Vitae é o caminho certo para a vivência do matrimônio cristão.

Bendizemos a Deus pelo surgimento de vocações matrimoniais para a vida comunitária e para a missão, com o desejo de viver o Evangelho de Cristo de uma maneira mais profunda e radical e investindo positivamente o seu futuro no bem e crescimento da Igreja.

Grande graça na RCC é também a presença abundante e generosa dos jovens. secundaristas, universitários ou trabalhadores. Eles estão presentes em grande número, animando as vidas paroquiais e comunitárias, que têm sido autênticos celeiros de vocações consagradas, sacerdotais e religiosas para a igreja hoje. Este fruto é incontestável e é um dos maiores sinais da vitalidade do Espírito.

Cultura

No campo da cultura, podemos reconhecer três frutos principais:

Nos meios de comunicação social: cresce, em todas as partes do Brasil, uma forte presença da RCC no rádio, na imprensa e na televisao, com programas e espaços ganhos para o anúncio do Evangelho com uma linguagem nova, impregnada de valores espirituais e culturais em Jesus Cristo. Os meios de comunicação têm sido, pouco a pouco, reconquistados para a Verdade do Evangelho; como sinal desta conquista, podemos contar hoje com inúmeras emissoras de rádio assumidas pela RCC no Brasil, com programação totalmente evangelizadora.

Música e Artes: têm sido um campo de ação evangelizadora, com o surgimento de muitos grupos musicais de evangelização, já com uma fértil linha de cds. O teatro evangelizador, de cunho mais profissional, começa agora a dar sinais de vida.

Educação: o campo da educação é uma seara que ainda exige melhores esforços. Constatamos a presença da RCC em muitos colégios católicos, e muitas congregações que atuam na área da educação têm encontrado na RCC uma fértil experiência de renovação do seu carisma educativo. Também notamos o surgimento de escolas fruto de comunidades de aliança e vida que, ouso a pouco, procuram desenvolver métodos educativos com raízes profunda e integralmente evange1izadoras.

Conclusão

Enfim, podemos constatar que é real a presença da RCC dentro da promoção humana. Entretanto, ainda temos muito a realizar, uma vez que a RCC está no Brasil há menos de 30 anos. Nosso desejo, neste tópico do artigo, é demonstrar a presença da RCC como agente de promoção humana e esclarecer idéias errôneas e pré-concebidas dentro e fora da RCC sobre a nossa atuação nesta dimensão da vida do homem. Reconhecemos nossos imensos limites e que estamos em processo de aprendizado, mas decidimos cooperar com a obra do Espírito. Para isso, necessitamos da presença de nossos pastores. Que se aproximem da RCC com espírito de acolhida e respeitando sua identidade própria e seus carismas para que, em profunda fidelidade à Palavra de Deus, à Tradição e ao Magistério da Igreja, nos ajudem a purificar o que é desvio, animar o que é fecundo e corrigir os erros, tudo na caridade de Cristo.

Sabemos que na Igreja há diversidade e não queremos nos apresentar como triunfalistas e donos da verdade mas, com espírito de humildade, que também sabe reconhecer as obras que Deus faz em nosso meio, queremos contribuir para a edificação e enriquecimento da Igreja no Brasil e, muito mais, sermos enriquecidos por ela.

Certos de que o Espírito de Cristo anima a Igreja e que a Ele caberá, a seu tempo, convencer a todos a respeito da verdade, manifestaremos nossa esperança, pois o que nos une é a nossa única e imutável fé em Jesus Cristo e na Igreja que, na caridade, pode manifestar-se com a riqueza da diversidade. Isto faz a nossa catolicidade: “No essencial a unidade, no secundário a liberdade, em tudo a caridade.” (Santo Agostinho)

Unidos a Cristo Eucarístico, mistério da unidade e comunhão da Igreja, e à Virgem Maria, Mãe da Igreja e Esposa do Espírito, fazemos eco às palavras do Santo Padre em Santo Domingo, quando nos diz:

“O que o Senhor te disse se cumprirá. Sê fiel ao teu batismo, reaviva neste centenário a imensa graça recebida, dirige teu coração e teu olhar ao centro, à origem, Aquele que é o fundamento de toda felicidade, a plenitude de tudo! Abre-te a Cristo, acolhe o Espírito, para que em todas as tuas com unidades tenha lugar um NOVO PENTECOSTES! (original sem destaque) E surgirá de ti uma humanidade nova, bem aventurada, e experimentarás de novo o braço poderoso do Senhor, e que o Senhor te disse se cumprirá” (João Paulo II) Amém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.