Formação

Só em Deus há esperança verdadeira

comshalom

tema: Salvos na Esperança
Nome da Pregação: Só há verdadeira esperança em Deus
Pregador: Gleidson Bezerra,
Consagrado na comunidade de vida,
responsável pelo Discipulado de Quixadá e Assessor Vocacional Geral
Transcrito por: Renata e Regina
Quando: 04/02/2008 segunda -manhã

Bom dia!!! Vou me apresentar, eu sou Gleidson, sou missionário da comunidade de vida, sou mestre dos discípulos do discipulado de Pacajus.

(…) o que é esperança pra você, o que é ter esperança??ter esperança é ter o quê? (..) e aí o que é? ter o quê? Fé, ter o que? A vontade de conseguir alguma coisa? ter o quê? Alguns disseram a esperança é a ultima que morre… ter esperança é ter fé, sim ou não?? Presta atenção, São Paulo quando vai escrever aos Efésios a sua carta, para o povo de Éfeso, um povoado que não conhecia a Deus, ao escrever pra eles disse assim:

“Vocês caminhavam sem esperança, vocês viviam suas vidas sem ter esperança, por que vocês viviam suas vidas sem ter esperança? Porque vocês não tinham a Deus. Na medida em que por minha pregação (isto é Paulo falando) vocês conheceram a Deus e ao seu amor vocês passaram então a ter esperança”, isto porque no fundo a esperança é Deus. O homem não tem esperança, a esperança não é simplesmente um desejo do coração, não é uma vontade que eu tenho de conseguir algo simplesmente.

É tudo isso … pode até me ajudar a ter força de vontade, coragem, a ter uma esperança que mova meu coração, mas não é uma esperança verdadeira e duradoura, porque a esperança verdadeira só Deus pode te dar. É por isso que São Paulo diz que eles caminhavam sem esperança: “por que caminhavam sem Deus”, e todo homem e toda pessoa que caminha sem Deus ela caminha sem esperança, por mais que ela seja uma pessoa aparentemente feliz, uma pessoa alegre, uma pessoa cheia de vida, nós conhecemos pessoas assim, não conhecemos? Pessoas que não tem a Deus, mas sem ter a Deus elas são alegres, felizes, vivem sua vida, lutam, se esforçam, dão inclusive pra nós testemunho de uma vida, vamos dizer até se esforçam, se alegram, estão ali … mas o Papa Bento XVI vai dizer que essa vida sem Deus, é sempre uma vida sem esperança.

Por que uma vida sem Deus é uma vida sem esperança? Por que uma vida sem Deus nos faz compreender, nos faz viver/olhar pra vida e achar que a nossa vida é um mero produto das leis naturais. (preste atenção, isso é muito importante) É como se nós viéssemos ao mundo , tivéssemos um pai e uma mãe que nos dá educação, depois crescemos, estudamos e vamos vivendo aquela vida igual a todo mundo, ale entre os prazeres da vida, se dedicando ao que cada pessoa acha que é bom, ao que cada pessoa acha que é justo. E em meio a tudo isso vem os próprios sofrimento da vida, a perda das pessoas que nós amamos, a perda das pessoas que não queremos perder, mas a lei natural, faz nos perder, a lei natural da vida faz nos perder as pessoas que amamos, faz nos perder as situações. Preciso entender que uma vida sem Deus é uma vida sem esperança, porque diante das dificuldades, diante das perdas da nossa vida, das vezes que passamos por dificuldades, a vida traz uma interrogação com tudo isso, é a nossa própria vida que a traz.

Imagine no tempo que nós não conhecemos a Deus, a gente caminhava,estudava, batalhava, mas uma hora em todo homem nasce uma interrogação, uma interrogação, que nos faz perguntar qual é a razão, qual é o sentido qual é a lógica da minha vida, da minha existência, porque que eu estou aqui, por que eu existo? porque tenho essa familia, porque que isso aconteceu na minha vida, porque que isso acontece na nossa vida, porque que isso acontece diante do nosso pais, diante do mundo, tantos desafios, tantas pessoas que se matam ha uma pergunta em nós não podemos caminhar , o homem que caminha sem Deus ele caminha sem esperança porque diante disso, da morte diante das violências, nós mesmo somos as pessoas que caminha com medo, medo de ser assaltado, de ser roubado, quanto mais nos tempos de hoje. Isso é muito forte, a gente já caminha com medo lá na cidade, lá está violento, andamos dentro dos carros fechando os vidros, travando as portas, é uma tensão constante que nós vivemos no mundo de hoje e que o mundo muitas vezes acha que tem esperança, mas não tem.

Como ter esperança diante dessa interrogação porque qual é a resposta para os desafios da morte, para os desafios das perdas da nossa vida,para os desafios e situações da nossa família por exemplo,os nossos pais, nossos irmãos,nossos parentes que caminham talvez envolvidos com drogas, álcool, em coisas que não convém aos planos de Deus e a gente como ter esperança diante de tudo isso , sempre nasce uma interrogação, sempre vem do nosso coração uma interrogação porque nós não podemos entender a nossa vida como uma mero fruto das leis naturais , como se fôssemos ,eu, você, nós, fossemos criados para que um dia nós morrêssemos, pra que um dia tudo se acabe, nós não fomos criados pra isso, Deus não nos criou assim, e é daí que vem exatamente o entendimento de que Deus é a nossa esperança, porque só Deus pode transformar todas essas coisas.

Nós vivemos no ano, qual ano que nós estamos? Qual? Dois mil e quanto? 2008! Antes de nós muito antes de nós muitas pessoas já viveram, muitas pessoas já viveram neste mundo, muitas pessoas já disseram muitas coisas, muitas pessoas tinham interrogação dentro delas: o porquê da morte, o porquê das perdas… por que a gente sofre… também as pessoas diante disso tinham uma interrogação nelas, também muitas delas tentavam dar soluções para este mundo, e muitas soluções sem Deus.

Em umas das mais recentes, existia um filósofo alemão muito conhecido chamado Karl Marx, que diante dessas situações que estou falando, disse: “pelo amor de Deus, Deus não pode existir, porque se Deus é bom, por que tudo isso acontece? Por que se Deus é amor, por que tudo isso acontece?” Sim, Se Deus é bom, é justo, é amor, como tantas pessoas pregam, ou que eu mesmo acho por causa da fé, por que tudo isso acontece? Qual a razão? Nós acreditamos que Deus é bom? Sim ou não? Ele ama só a nós que estamos no Renascer? Ele ama a todos? E por que tudo isso acontece? É a grande interrogação do nosso coração. E diante desta pergunta, esse filósofo começou a tentar resolver:

“Eu já sei, o problema do mundo é porque nem todo homem tem o que comer”, é por isso que o mundo é diferente e ele começou com uma filosofia chamada Filosofia Marxista, que é uma filosofia materialista, ou seja, se todo mundo tiver o material, todo mundo vai ter esperança, todo mundo vai ser feliz. E essa filosofia, mais ou menos em 1960 começou a ganhar força, ela nasceu fortemente no ano de 1948, mas antes dele, queria que isso ficasse bem claro, muitos outros já haviam tentado fazer com que o mundo fosse melhor, mas o resultado até 1948 é que o mundo não tinham sido melhor, e ele veio e pregou o materialismo.

E junto com ele, vamos dizer assim, veio John Lehnon, uma pessoa muita famosa, que começou a dizer que o mundo seria melhor se não existisse religião, leis, fronteiras, limites… e ele começou a pregar tudo isso. E ele também era uma pessoa muito popular, começou a ganhar forças nos corações e as pessoas começaram a dizer isso mesmo, o mundo não presta, o mundo é difícil, porque nós somos pessoas que temos muitos limites. E o mundo ia ser resolvido quando todo mundo tivesse sua matéria: educação, dinheiro suficiente, quando todo mundo fosse igual.

E alguns países começaram a aderir a esse pensamento, sobre tudo a Rússia que virou um país comunista, o comunismo significa em outras palavras marxismo-materialismo, e ela pensou que fosse a resposta dos seus problemas. E acabou que a Rússia, Cuba e outros países que implantaram o Comunismo quando pensaram que o problema estava resolvido, olharam e a interrogação continua… a morte continuou, os sofrimentos continuaram, tudo continuou, e sempre continuará, porque cada homem que achar que vai resolver os problemas do mundo está enganado, porque há em todos nós uma profunda interrogação que só pode ser respondida diante da esperança e nós só podemos ter esperança diante do Deus que é esperança. Só diante d’Ele nós entendemos a nossa vida. Não é um simples viver para morrer. Em Deus nós damos respostas e sentido para toda a nossa vida, de nossos irmãos e de todo mundo, porque só Deus é esperança.

Às vezes, a gente se pergunta assim: por que tudo isso acontece? Nós precisamos entender que no mundo habita o mal. Não sei se você se lembra, quando Jesus estava sendo tentando pelo demônio no deserto ele leva Jesus para a montanha e diz assim: “está vendo esse pessoal aí, esse reino? Eu te dou se você fizer.. se você o que? Se prostrar diante de mim e me adorar”. E quando o demônio aponta para esse reino ele esta apontando para nós…e o que Jesus diz? “Afasta-se de mim Satanás, porque só Deus é digno de adoração”. Jesus com isso está negando essa paz que vem deste reino somente. Jesus diante de Pilatos diz que seu reino não é deste mundo aqui. E não é neste mundo que nós teremos a felicidade completa. Por isso, essas interrogações sempre farão parte da nossa vida. Por exemplo, no nosso país hoje, nós vemos muitos políticos pregando sobre educação e se acontece uma morte é falta de educação… e vai achando que todos os problemas do mundo se resolve pela educação.

Jamais na terra, jamais nós vamos viver sem dificuldades, sem sofrimentos. Por quê? Porque o Reino de Deus não é deste mundo. Entende, gente, o que eu estou querendo dizer? No mundo sempre existirá sofrimento e aí muitas vezes nos questionamos sobre a existência de Deus. É assim que o ateu justifica a não existência de Deus, mas o Papa Bento XVI diz uma coisa para nós. Ele diz assim: “é exatamente aí que entendemos que Deus existe”. Sabe por quê? Porque perdemos um familiar tragicamente e para o ateu, Deus não pode existir, uma pessoa tão boa morrer assim. Mas o Papa Bento XVI diz: “porque só Deus pode dar sentido aquele sofrimento que as pessoas estão vivendo, só Deus pode justificar aquilo dali, só Deus pode dá uma vida eterna. Só Deus pode dar o verdadeiro sentido de vida. Se Deus que é maior que a morte não puder justificar, nossas vida não tem sentido. Por isso que só em Deus as pessoas podem ter esperança. Porque sem Deus a nossa vida é totalmente natural. Quando ninguém mais pode escutar a nossa dor, Deus pode”.

Todo mundo que tenta dizer que o mundo pode ficar melhor se engana, porque só Deus é esperança. Por que o que redime o homem e o que faz ele ter esperança é a salvação. Por que nós somos salvos onde? Na esperança. Por que o homem não é salvo pela educação, embora que uma boa educação, não ruim, ela é importante, mas não salva o homem. Por que tantas pessoas educadas fazem tantas coisas ruins? Nossos próprios políticos têm uma boa educação, mas isso não redime o homem. O que salva o homem, o que o redime é a esperança. A tecnologia não salva o mundo, nossa salvação estará sempre no Deus da esperança. Mas em Deus que é luz, nós encontramos a luz neste mundo para vivermos em meio às trevas sendo luz e esperança. Mas sem Deus jamais nós vamos encontrar a verdadeira luz e a verdadeira esperança.

Às vezes, as pessoas dizem assim: eu não entendo a minha vida porque eu nasci sem o desejo dos meus pais, meus pais quiseram me abortar várias vezes. E ela traz essa angústia no coração e acha que a esperança dela, a vida dela se resume a isso: que seus pais não a desejaram. Mas em Deus tudo isso se encontra razão e sentido, porque Deus, mesmo que nossos pais não nos desejassem, Deus nos desejou. Nós viemos de um Deus que é esperança. Por isso que São Paulo diz: “sem Deus o mundo sempre vai caminha sem esperança.” Pode ter a educação que for, sem Deus não há esperança, a ciência não pode nos salvar, só Deus pode nos salvar!!!por mais que o homem cresça em tecnologia, ciência, mesmo que a psicologia avance,nada, nada disso é maior que Deus. Só quem tem uma verdadeira experiência com Deus é capaz de afirmar: nem a morte, nem a vida poderá nos roubar do amor(São Paulo teve essa experiência) as vezes não entendemos o porque que tantas pessoas abandonam a fé, e saibam que todos nós estamos sujeitos assim, se em nós não existe um profundo e diário caminho de oração, porque é através dela que temos uma esperança constante(…)e tudo isso que nos acontece de ruim, Deus nos pede para ofertar, pela santificação dos outros.”Vamos ser esperanças para alguem”.Amém, Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.