Esvaziada de si, Maria teve um papel imprescindível na história da salvação da humanidade. Para honrar a mãe do Senhor, a programação do primeiro dia do Retiro da Grande Comunidade foi encerrada com missa votiva a Nossa Senhora de Nazaré.
A celebração foi presidida pelo missionário da Comunidade Shalom, Pe. Antonio Furtado. No sábado, 11, celebramos o dia de Nossa Senhora de Nazaré.
Em Maria Santíssima se dá o encontro entre a misericórdia de Deus que decide encerrar o silêncio formativo e nos enviar o Salvador, destacou padre Antonio. “Em Maria se dá o encontro entre a misericórdia de Deus e a miséria do homem”, disse.
O sacerdote destacou que em tudo Maria Santíssima nos ensina a sermos discípulos de Cristo. Além de mãe, ela soube seguir a Cristo, foi a primeira a acolher a salvação. ” Maria de Nazaré, pobre e simples, dizia: fazei tudo o que Ele vos disser.” A Maria devemos pedir constantemente a graça de ser o que Deus espera de nós.
É por causa de Cristo que proclamamos Maria como nossa mãe e que a exaltamos. “Maria faz parte do plano de salvação de Deus para a humanidade”, disse.
A celebração eucarística começou com um prelúdio em honra à Virgem Maria. Foi também rezada a consagração a Nossa Senhora de Nazaré. O título de Nossa Senhora de Nazaré ė caro ao povo de Belém.
Maria é a nova Eva, mãe da nova criação. É um mistério de salvação. Padre Antônio nos ensinou a exemplo de Maria vivermos um esvaziamento, a kénosis.
ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO Á NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Senhora de Nazaré, da antiga raiz de Jessé, da casa real de Davi, descendente de São Joaquim e Sant’Ana, sempre que a angústia, o medo e a solidão me abatem, me entrego em teus braços, ò mãe. Como criança carente em busca de alívio, carinho e proteção, mergulho em teu Coração Imaculado e consagro a ti, querida Mãe, o meu passado e todas as minhas lembranças, o momento presente e todas as suas aflições, o meu futuro e a Vida Eterna que Deus me reserva no céu.
O Sacramento do Batismo, que um dia recebi, me tornou filho(a) de Deus e filho(a) teu, ò Mãe. E fez-me também herdeiro(a) de seu Reino. Por isso, venho renovar diante de ti, ó Virgem de Nazaré, as promessas de meu batismo. E, para que eu possa ser fiel a elas até o fim de minha vida, peço a tua intercessão junto ao teu Filho Jesus.
Doce Senhora de Nazaré, a ti consagro, agora, as minhas aspirações, meus projetos, meus sonhos, minha missão, minhas realizações, tudo o que tenho e tudo o que sou. Consagro, também, todos os dias restantes de minha vida terrena, para que sejam dias serenos, cheios de paz e de muitas graças.
Quero também te consagrar desde já, Senhora de Nazaré, o momento de minha morte quando por tuas mãos, e amparado(a) pelos braços de teu esposo São José, poderei finalmente ver teu rosto, abraçar teu Filho Jesus e contemplar a glória do Pai, no amor infinito do Espírito Santo. Amém!
Por Terezinha Fernandes
Foto: Licurgo Júnior