Formação

O espírito da verdade

comshalom

Jesus, o Mestre divino, mostrou como o mundo não é capaz de receber o Espírito da Verdade e deu o motivo: “porque não o vê nem o conhece” (Jo 14,17). O seguidor de Cristo, contudo, O conhece e eis a razão: ele permanece junto dos seus epígonos e está dentro deles.

É esta realidade magnífica que precisa sempre e em toda parte ser vivida intensamente pelos batizados. Perceber a presença do Divino Espírito Santo e, muitas vezes, estar em tertúlia com Ele que habita no íntimo de cada um. Esta idéia da presença de Deus é vital no Antigo e no Novo Testamento. No Gênesis Deus está no Jardim do Éden e no último livro, o Apocalipse, se lê, de novo, Deus vindo para morar com a humanidade. Esta realidade perpassa todo o Livro Sagrado.

O povo de Deus era o povo da presença do Altíssimo, na tenda no deserto e, depois, mais tarde, no templo de Jerusalém. É em torno deste fato que o Livro do Êxodo está estruturado. Moisés encontra-se com Javé no Monte Sinai e recebe os Mandamentos. Anos depois Salomão construiu o templo no qual a glória do Senhor resplandeceu (1Reis 8,11).

No Novo Testamento São Paulo decodificou magnificamente esta doutrina e mostrou que Deus estava presente nos cristãos e empregou imagens do templo para descrever esta realidade. Assim asseverou aos Coríntios: “Vós não sabeis que sois o templo de Deus que o Espírito de Deus vive em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o templo de Deus é sagrado e vós sois este templo” (1 Cor 3,16-17).

Isto significa que, vivendo no cristão, o Espírito da Verdade o transforma não exteriormente, mas interiormente, levando-o a uma experiência mística inefável. O tempo do fiel não é um tempo pobre, mas de uma riqueza espiritual imensa.

Os bens futuros já se acham antecipados e a presença do Espírito permite compreender profundamente a Cristo, único caminho para o Pai.

Diante da hostilidade do mundo os seguidores de Jesus estão expostos à dúvida, ao escândalo e ao desânimo. O Espírito, contudo, os ajuda e lhes explica sua condição feliz, afortunada, de estar sempre com Jesus.

Espírito da Verdade, ele mostra aos seguidores de Cristo o erro do mundo, sua vaidade, sua inconsistência, dando perseverança na recusa do que é passageiro, ilusório.

Oferece, então, a fortaleza para que tudo isto se realize na existência de cada um. Isto é da mais alta importância para a espiritualização do cristão. Não basta receber Hóspede tão sublime, se uma vontade robusta não leva às últimas conseqüências tão benéfica presença.

A fortaleza está a serviço da verdade, do direito, da submissão às inspirações divinas. De muita coragem precisa o batizado para viver em função do Espírito da Verdade, sendo santo e imaculado na sua presença. Sob suas luzes é vencida a pusilanimidade para caminhar na grande via da santidade.

Este Espírito quer almas voltadas para o alto, vigorosas, que não hesitam diante do bem. Corações magnânimos que marcham resolutamente para a vida eterna. Isto supõe o cumprimento ininterrupto do dever de uma forma austera e com a máxima regularidade, sem tergiversações, longe, portanto, das negligências, das infidelidades.

Adite-se que o Espírito da Verdade leva então à paciência e à perseverança nas tribulações. Estas procedem das fraquezas humanas, das doenças, das incompreensões alheias. O ser pensante é contingente, limitado.

É preciso então coragem para suportar tudo com um autodomínio absoluto que leva à imperturbabilidade, à serenidade. O Divino Espírito Santo dá esta fortaleza no batismo com a graça santificante, fortaleza acrescida, ainda mais, com a recepção do sacramento da crisma e com os muitos auxílios a cada instante, impedindo todo tipo de vacilação.

O Espírito da Verdade garante a vitória contra as forças do mal, gerando uma confiança absoluta no poder do Deus que mora lá no fundo do coração de cada um. O cristão, assim avigorado, pode repetir sempre com São Paulo: “Eu tudo posso naquele que me fortifica” (Fil 4,13). Quem vive em função do Espírito da Verdade constrói em si o homem interior, pois Ele conduz a uma espiritualidade profunda.

Cumpre, entretanto, maleabilidade, pois o Espírito Santo é um artista divino que realiza uma obra prima, desde que não se coloquem óbices e se seja dócil, flexível, à sua ação. * Professor no Seminário de Mariana – MG

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.