Formação

Maria, a obediente

comshalom

Contemplemos um instante o ícone vivo da obediência, aquela que não só imitou a obediência do Servo, mas que a viveu com Ele. Santo Irineu escreve: «Paralelamente (entende-se Cristo novo Adão), encontra-se que também a Virgem Maria é obediente, quando diz: ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra’ (Lucas 1, 38). Como Eva, desobedecendo, converteu-se em causa de morte para ela e para todo o gênero humano, assim Maria, obedecendo, converteu-se em causa de salvação para ela e para todo o gênero humano» [8]. Maria se assoma à reflexão teológica da Igreja (estamos, de fato, na presença do primeiro esboço de Mariologia) através do título de obediente.

Também Maria obedeceu com segurança a seus pais, à lei, a José. Mas não é nestas obediências nas quais pensa Santo Irineu, mas em sua obediência à palavra de Deus. Sua obediência é a antítese exata à desobediência de Eva. Mas –outra vez– a quem desobedeceu Eva para ser chamada a desobediente? Certamente não a seus pais, dos que carecia; tampouco ao marido ou a alguma lei escrita. Desobedeceu à palavra de Deus! Como o «Fiat» de Maria situa-se, no Evangelho de Lucas, junto ao «Fiat» de Jesus no Getsemani (Cf. Lucas 22, 42), assim, para Santo Irineu, a obediência da nova Eva coloca-se junto à obediência do novo Adão.

Sem dúvida Maria terá recitado ou escutado, durante sua vida terrena, o versículo do Salmo no qual se diz a Deus: «Ensina-me a cumprir tua vontade» (Salmo 142, 10). Nós dirigimos a Ela a mesma oração: «Ensina-nos, Maria, a cumprir a vontade de Deus como a cumpriste tu!».

Links relacionados:

Apresentar os assuntos a Deus: uma via de obediência

Obediência e autoridade

Pode um católico negar obediência ao Concílio Ecumênico do Vaticano II?

Com o que sofreu, aprendeu a obediência

Busca de formações


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.