Formação

Ternura Sim, Corrupção Não

comshalom

Inocênciaé transparência, honestidade, fidelidade, coerência de vida. Símbolo dainocência é a criança. Sociologicamente falando, a inocência é asuperação do espírito de arrogância, inveja, competição, corrupção ementira.

Inocênciaé a “glasnost”, uma mudança cultural e ética dos povos e nações, queconsiste na confiança entre as pessoas, na convivência solidáriaalicerçada no amor, na verdade, na justiça, na liberdade e no bem.Inocência é o estado de vida desejado pelo criador no paraíso, ou seja,vivermos como filhos de Deus, irmãos dos outros, amigos de nós mesmos,cuidadores da natureza. Vamos hoje refletir sobre “a inocência nasociedade”.

1. O principio de inocência.É a sociedade humana projetada por Deus: filiação divina, fraternidadehumana, transformação da natureza, aceitação de si. Este “princípio deinocência” é o reino de Deus rezado na oração do Pai-Nosso: o pão, oirmão, o Pai, o bem. Portanto, o reino de Deus, o “paraíso”, o“princípio de inocência”, a sociedade solidária e a oração doPai-Nosso, são a mesma coisa, são o sonho de Deus e a esperança detodos nós.

2. A saudade da inocência.Diz a psicologia transacional que nós carregamos em nossa psique acriança que fomos. Quando brincamos, sorrimos, dançamos, pulamos,cantamos, estamos liberando a criança. A infância de coração consisteem “eu ser eu mesmo”, deixar de representar papéis e personagens,enfim, viver a pessoa que sou. Quanto mais somos, mais comunicamos.Isso significa desistir das mascaras, das ficções do status, daaparência, do verniz e da pintura que cobrem e falsificam nosso serreal. Infância de coração é desistir de querer apresentar uma imagemcolorida e de lutar por esta imagem irreal, quimérica e fantasmagórica.É preciso reconquistar a coragem de ser. A infância de coraçãodevolve-nos o “eu real”. A saudade da inocência é a saudade decoerência, de humildade, de sinceridade, de honestidade. É a saudade deser.

3. Infância e conversão.A criança confessa sua falta. Ela não racionaliza, não, não faz posediante de Deus. Por isso, o reino dos céus será dado aos que seassemelham às crianças. Converter-se, mudar de vida implica em“fazer-se criança”. O arrependimento equivale a um renascimento,restitui a inocência. Aqui a criança é o modelo do adulto. Sem oespírito da infância não haverá ruptura com o pecado, não acontece aconversão. A saudade da inocência ressoa em cada coração seduzido pelopecado. A conversão, restituindo-nos a inocência, traz com ela a saúde,o equilíbrio e a paz. O pecado desintegra a unidade da pessoa edesestrutura a personalidade, afetando a liberdade e a saúde mental. Opecado é inimigo da saúde. Uma boa consciência restabelece a saúde. Acriança é símbolo desta inocência e integridade interior. É símbolo daconsciência reta que preserva a cisão da personalidade, e possibilitarelacionamentos sadios. Saudade da inocência significa, então,arrependimento, conversão, perdão, confissão dos pecados. É a conquistada unidade interior.

4. A primazia da ternura.Significa difundir uma “mística de não-violência”, pois sem a ternura ahistoria e o futuro serão cemitérios da nossa civilização. Sem ternurao útero materno será “matadouro de inocentes”, a mulher será objeto dohomem, o sexo um egoísmo a dois, e o pobre, vitima do poder. Semternura é impossível conviver. Sem ternura a velhice será um estorvo ea eutanásia um alívio. Sem ternura resta-nos o apocalipse. Sem ternurao homem é lobo do homem. “Se não vos tornardes como crianças nãoentrareis no reino dos céus” (Mt 18, 3). “Amai-vos uns aos outros comamor terno e fraternal” (Rm 12, 10). A ternura de Deus restaura nossainocência pelo perdão. A ternura tem poder de mudar o ódio em amor, avingança em perdão. A ternura é o futuro do mundo.


Dom Orlando – Arcebispado Londrina


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.