Formação

Vocação para a vida em família

comshalom

Anualmente,na segunda semana do mês de agosto, celebramos a Semana Nacional daFamília, oportunidade em que podemos contemplar a família à luz dadivina graça do chamado. A realização da semana da família faz parte doesforço permanente da Igreja para que a “família assuma seu ser e suamissão no âmbito da sociedade e da Igreja” (DA 432).

Emmeio a tantos desafios que atingem a família, a Igreja não se cansa dedestacar sua importância singular como igreja doméstica, comunidadeprivilegiada, primeira escola da fé (CIC 2204). A Igreja crê que“nossas famílias têm sua origem, seu modelo perfeito, sua motivaçãomais bela e seu último destino na comunhão de amor das três Pessoasdivinas” (DA 434).

AConferência de Aparecida dedicou especial atenção à família, e afirmaque ela é “um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanose caribenhos e é patrimônio da humanidade inteira” (DA 432), propondoque “se deva assumir a preocupação por ela como um dos eixostransversais de toda ação evangelizadora da Igreja” (DA 435).

Parao mês vocacional deste ano, a Igreja no Brasil sugere que aprofundemosnossa vocação de discípulos missionários de Jesus Cristo a partir dafamília, com o tema: “Família de Deus: todos chamados à vida e àmissão”.

Desde suas origens, o núcleo da Igreja era em geral constituído por aqueles que, com toda a sua casa, se tornavam cristãos (CIC 1655). Quando as pessoas se convertiam, desejavam também que toda a sua casa  fossesalva. A percepção desse chamado de Deus à família interpelavaprofundamente a vivência eclesial, porque, congregada no amor dacomunidade cristã, a família tornava-se reduto de vida cristã num mundoa ser evangelizado.

Afamília cristã é, na verdade, a primeira e mais básica comunidade de fé(DA 204). Por isso, ao se referir sobre os lugares da formação para osdiscípulos missionários, o documento de Aparecida aponta a família comoprimeira escola da fé. Dela recebemos a vida que é a primeiraexperiência do amor e da fé.

Afamília, pequena Igreja, deve ser, junto com a Paróquia, o primeirolugar para a iniciação cristã das crianças (DA 302). Os pais devemrespeitar e favorecer a vocação de seus filhos e contribuirdecisivamente para que a articulação entre a família e a comunidade sedê de modo a edificar a “família de Deus”. As paróquias, por sua vez,devem se aparelhar a partir da Catequese e da “Pastoral Familiarintensa e vigorosa para proclamar o evangelho da família, promover acultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejamreconhecidos e respeitados” (DA 435).

Finalmente,é preciso convencer-se do ensinamento fundamental que a V Conferênciaveio confirmar: a primeira vocação do cristão é a de seguir JesusCristo (Mt 16,25). Assim, tornar-se discípulo missionário de JesusCristo é aceitar o convite de pertencer à família de Deus, deviver conforme a sua maneira de viver: “Aquele que fizer a vontade demeu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mt 12,50).

É na Família de Deus que todos somos chamados à vida e à missão!

 

Dom Sérgio Krzywy


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.