<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>Pe. Jonas Abib
<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:2.0cm 42.55pt 42.55pt 2.0cm; mso-header-margin:35.45pt; mso-footer-margin:35.45pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>
Atos dos Apóstolos 18,1-6: “Deixando Atenas, Paulofoi em seguida para Corinto. Lá encontrou um judeu chamado Áquila, origináriodo Ponto, que acabava de chegar da Itália com sua mulher, Priscilla. PoisCláudio decretara que todos os judeus deviam sair de Roma. Paulo relacionou-secom eles e, como tinha o mesmo ofício – eram fabricantes de tendas –,instalou-se em casa deles, e aí trabalhava. Cada sábado, tomava a Palavra nasinagoga e procurava convencer judeus e gregos. Mas quando Silas e Timóteochegaram na Macedônia, Paulo se consagrou inteiramente à Palavra, atestandoperante os judeus que Jesus é o Messias. Diante da oposição e das injúriasdeles, Paulo sacudiu as vestes e lhes declarou: ‘Que o vosso sangue caia sobrea vossa cabeça! Disso eu estou puro; doravante, é aos pagãos que irei’”.
Temos neste acontecimento o modelo que Deus nos deupara as novas comunidades. Paulo sentiu desde o começo que o Senhor lhe enviarapara os pagãos, foi por essa razão que ele foi de cidade em cidade, de lugar emlugar, para levar o anúncio do Evangelho e a Salvação. Ele chegou a um lugardificílimo que era Corinto. Corinto era profundamente paganizada, e ali eleencontra esse casal, Áquila e Priscilla, e ele vai viver com eles, na casadeles, não era apenas Áquila e Priscilla, era a família deles, todos os filhosdeles, os judeus tinham muitos filhos, Paulo vivia naquela casa, Paulo vivianaquela família, naquela comunidade. Mas só podia fazer o seu trabalhoevangelizador nos sábados, porque devia ganhar a vida fabricando tendas comeles. Logo depois chegam dois discípulos, Silas e Timóteo, vejam o que diz osAtos dos Apóstolos: quando eles chegaram,Paulo pode entregar-se inteiramente à Palavra de Deus, testemunhando diante dosjudeus que Jesus era o Cristo. Houve uma transformação agora que Paulo estánuma comunidade, Áquila, Priscilla e sua família, Silas, Timóteo, eles sãoapoio para Paulo, então Paulo pode agora dedicar-se inteiramente a evangelização.Digo mais, aquela comunidade formada por Áquila, Priscilla e sua família, Silase Timóteo, era uma família evangelizadora. Não era apenas a evangelização dePaulo, mas o Evangelho que Paulo pregava, eles viviam naquela comunidade,viviam naquela família, portanto, era um testemunho muito mais concreto, nãoera apenas a palavra de Paulo, era a vida que eles estavam vivendo. Aconteceque, os judeus de Corinto estão muito resistentes, partiam pra cima de Paulocom blasfêmias, porém, Paulo rompe e diz a eles, “diante desta situação, uma vez que não quereis receber a Palavra deDeus, eu agora me dirijo inteiramente para os pagãos”. E você sabe quemaravilha foi a evangelização de Paulo em Corinto, é para Corinto, aquelacidade tão paganizada que Paulo dirigiu as suas duas maiores cartas.
Como Paulo Evangelizava os pagãos? Evangelizar osjudeus consistia em fazer o Kerigma mostrando pra eles que Jesus era o Cristo,era o messias, o enviado do Pai que eles esperavam a tantos séculos. Na horaque a pessoa, pela graça, entendia ou acolhia isto ela estava abrindo o seucoração porque estava ali o anúncio do Messias que eles esperavam. Mas comofazer isso com os pagãos? Os pagãos não conheciam nada nem do Deus vivo everdadeiro, não conheciam nada da história dos judeus e pouco estavaminteressados no Messias dos judeus. O que é que Deus faz com que Paulo realize.Paulo vai para os pagãos levando o poder do Espírito, Paulo vai para os pagãoslevando a eles o derramamento do Espírito Santo, Paulo começa a sua evangelizaçãocom o batismo no Espírito, e ao mesmo tempo Paulo vai usando com eles os donsdo Espírito, e daí sinais, milagres, curas, prodígios acontecem e aquele povo,pagão até então vê o poder de Deus, mais do que isso, porque batizados noEspírito Santo, eles se sentem agora cheios do Espírito, cheios de Deus. Elestambém começam a usar os dons. Foi para a cidade de Corinto que Paulo escreveua respeito dos dons e disse a eles não vos falta dom algum, de tal maneira Deusderramou sobre eles o Espírito, de tal maneira eles receberam os dons, elesusaram os dons que Paulo pode dizer, “não vos falta dom algum”. Foi assim quePaulo foi levando o Evangelho de cidade em cidade, de lugar em lugar, eleconvencia os pagãos pela presença do Espírito, ele convencia os pagãos pelopoder do Espírito exercido nos dons, mais do que isso, o Espírito que elesrecebiam através do ministério de Paulo mudava completamente a mente deles,mudava completamente o coração deles, transformava a vida deles. Aí estájustamente o que Deus quer hoje para as Novas Comunidades. Primeiro, Ele nos dáa grande graça de não evangelizarmos sozinhos, claro cada um de nós prega, cadaum de nós hora, cada um de nós realiza as obras que precisa realizar, mas nãosomos sozinhos, nós temos uma comunidade junto conosco, esse é o primeiroaspecto, nós evangelizamos com a nossa comunidade, eu até podia dizer, nósevangelizamos mais com a nossa comunidade onde nós vivemos do que com todotrabalho que nós fazemos, porque anunciamos uma coisa que vivemos, e eles podemver que a nossa pregação corresponde a nossa vida. O segundo, nós evangelizamosno poder do Espírito, nós levamos o Batismo no Espírito, nós levamos os dons doEspírito às vidas, foi assim que Paulo pode ir semeando comunidades em todos oslugares. Onde ia, ele ia com uma comunidade, ele evangelizava com umacomunidade, ele organizava ali uma comunidade, ele deixava ali uma comunidade edepois ele ia pra frente, para outro lugar, e aquela comunidade repetia a mesmacoisa, eles agora eram uma comunidade, eles agora usavam os dons do Espírito,eles agora mostravam o poder de Deus, eles evangelizavam outras pessoas e assimfoi que o cristianismo foi crescendo.
Este é o grande desafio para nós. Eu começo dizendo,deixe-se evangelizar pela sua comunidade, porque as nossas comunidadesevangelizam em primeiro lugar, a nossa própria vida, você vê pela suacomunidade, somos pessoas diferentes, totalmente diferentes, com temperamentosdiferentes, com o jeito de ser diferentes, então queira ou não queira, nas nossasdiferenças, nós temos atritos, nós muitas vezes não nos entendemos, mas a vidaem comunidade, a vida fraterna, a necessidade de uma contínua reconciliação, anecessidade de nós nos doarmos uns aos outros vai fazendo com que sejamostransformados no Evangelho que recebemos e no Evangelho que nós anunciamos.
A minha comunidade me evangeliza, porque não é apenaso anúncio do Evangelho pra mim, é a transformação da minha vida numa vidaverdadeiramente evangélica, além disso, a minha comunidade usa em mim os donsdo Espírito Santo, ela ora por mim, ela ora pela minha cura física, pela minhacura interior, ela recebe palavras de ciência, palavras de sabedoria, palavrasde discernimento. A minha comunidade me faz realmente um apóstolo umevangelizador porque usa sobre mim os dons do Espírito tanto quanto eu uso osdons do Espírito para os meus irmãos e é assim que nós podemos ser para o mundoum sinal da presença e do poder de Deus nos nossos tempos. O nosso mundo é ummundo paganizado, não resta dúvidas, como vamos anunciar-lhes o Evangelho. Sópelo método de Paulo.
É assim que o Senhor quer semear comunidades portodos os lados. Eu posso dizer a você sem receio nenhum, Deus quer comunidades,Deus quer comunidades no mundo inteiro, Deus quer comunidades na América Latinainteira, Deus quer comunidades no Brasil inteiro, Deus quer comunidades na suacidade, porque Deus quis precisar das comunidades para que o Evangelhochegasse, para que o mundo pagão, esse mundo tremendamente paganizado possa setransformar.
Cada uma das nossas comunidades foi criada por Deuspara atender as necessidades deste mundo que está aí diante de nós, Deus nãocria uma comunidade só para ter comunidades. Deus cria comunidades para queessas comunidades possam atender as necessidades deste povo que precisa de Deusmas não o encontra. É por isso que graças a Deus as nossas comunidades têmcarismas e missões muito concretas.
É maravilhoso o mosaico que Deus mesmo fez, onde esseconjunto de comunidades, que somos nós, caminham como um exército, para poderrealizar o trabalho de Deus, para poder atender as necessidades terríveis que omundo paganizado de hoje tem. Graças a Deus as nossas comunidades têm trabalhosmuito concretos.
Quais são os desafios? Eu lhes digo com muitasimplicidade. Por um lado o desafio é nós assumirmos o carisma da nossacomunidade, a missão da nossa comunidade para vivê-la. Foi por isso que Deusfez as nossas comunidades diferentes, carismas diferentes, missões diferentes.Deus está querendo, Deus está pedindo, Deus está insistindo com você, que vocêviva cada vez mais o carisma da sua comunidade. E é bonito porque agente,enquanto vai vivendo o carisma da nossa comunidade, agente vai descobrindo cadavez mais este carisma. Como ele vem de Deus, como ele vem do Espírito, ele éinfindável, sempre há coisas novas do carisma, nós mesmos estamos continuamentedescobrindo o carisma que Deus nos deu, e esse carisma nos leva à missão,então, o grande desafio é vivermos o carisma da nossa comunidade e realizarmosa missão que Deus confiou a nossa comunidade.
Qual é o carisma da sua comunidade? Qual é a missãoda sua comunidade? O que Deus está pedindo a você? Que você viva o seu carisma,que você realize a missão que Deus confiou a sua comunidade. Esse é o desafio,e pra isso é preciso viver, e viver intensamente as regras de vida das nossascomunidades. Eu tenho certeza, as regras de vida da sua comunidade não nasceramnum escritório, nasceram da vida, nasceram daquilo que Deus foi mostrando. E namedida que nós vivemos cada vez mais profundamente as regras de vida que Deusmesmo foi mostrando, mais nós vivemos o carisma, mais nós vivemos a missão.Então, primeiro este é o desafio “Deus conta comigo, que eu viva o carisma daminha comunidade, que eu viva a missão da minha comunidade, que eu viva asregras da minha comunidade, as regras de vida da minha comunidade e o mundoespera por isso, a Igreja espera por isso, este é o desafio posto pra mim, paraminha comunidade, viver o carisma, viver a missão, viver as regras de vida”. Osegundo meus irmãos, o desafio pra nós, é nós fazermos tudo isso no poder doEspírito como Paulo fazia. Paulo nunca evangelizava só, ele evangelizava sempreem comunidade, Paulo evangelizava sempre no poder do Espírito, com os carismas.
A sua comunidade precisa ser totalmente carismática,seja qual for a sua missão é indispensável que você use os carismas, éindispensável que a sua comunidade use todos os dons do Espírito. Aqui nósaplicamos aquilo que está no profeta Zacarias capítulo 4, versículo 6. “Não pelaforça, nem pela violência, mas pelo meu Espírito é que se realizará esta obra”.