Formação

Ter a Bíblia; ler a Bíblia

comshalom


Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo metropolitano de São Paulo

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

   Escrevo de Roma, onde estou participando da 12a AssembléiaGeral do Sínodo dos Bispos. Após a abertura, no domingo, 5 de outubro, junto dotúmulo do apóstolo São Paulo, tivemos uma semana de intensos trabalhos,sobretudo de muitas e variadas contribuições dos padres sinodais e de outrosparticipantes da assembléia, que somam mais de 250 pessoas; nas intervençõessobre o tema, cada inscrito pode falar durante cinco minutos e, nas sessões deintervenções livres, apenas três minutos. Uma secretaria bem articulada recolhetudo e vai transformando em texto as propostas que aparecem. O papa Bento16está presente quase integralmente nas sessões de trabalho, ouve tudo e fazanotações; o Sínodo, de fato, é um organismo consultivo e tem a finalidade deajudar o papa, no espírito da colegialidade episcopal, em questões deimportância para a toda a Igreja.

    No final dos trabalhos, as propostas daassembléia sinodal são entregues ao papa que, a partir delas, fará o documentopóssinodal sobre o tema tratado. Ao longo da primeira semana, as intervençõesforam muito ricase já deixaram transparecer algunsquestões fundamentais naquiloque se refere ao tema da “Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Antesde tudo, que é preciso tornar amplamente acessível a palavra de Deus ao povo,de diversos modos: na proclamação litúrgica assídua, na iniciação à leitura daEscritura e, sobretudo, oferecendo traduções nas línguas faladas pelo povo.Pode parecer estranho, mas ainda existem numerosas línguas nas quais a Bíbliaainda não foi traduzida; isso acontece com as línguas locais da África, da Ásiae também da América Latina, faladas por grupos mais ou menos numerosos.Insistiu-se muito na leitura diária da Bíblia, seja em particular, seja emfamília ou na comunidade. Vários padres sinodais trouxeram testemunhos sobreiniciativas pastorais para a leitura diária da palavra de Deus em família, ondeos pais têm um papel importante para introduzir os filhos no conhecimento e naveneração das Sagradas Escrituras. Um bispo da Indonésia falou do incentivo dascrianças para aprenderem de cor os Evangelhos, talvez a exemplo daquilo quefazem os meninos nas escolas corânicas: aprendem de cor as palavras do Alcorão.Mas além de ler a palavra de Deus, é preciso compreendê-la corretamente; assimfalou-se muito dos métodos de estudo e leitura da Bíblia, com particularinsistência na leitura orante da Bíblia (lectio divina), um método que se vaiespalhando no mundo inteiro; a Bíblia não é propriamente um livro deinformações e de fórmulas e doutrinas religiosas, mas o testemunho sobre arelação de amor e salvação de Deus para com seu povo.

    Assim, mais que entendersimplesmente a Bíblia, o método de leitura deve ajudar o leitor a colocar-sediante do autor da Bíblia, que falou e continua a falar ainda hoje a quemacolhe a Palavra revelada com fé. A Bíblia é formativa, mais que informativa.Vários bispos manifestaram sua preocupação em relação a certa leitura“materialista” da Bíblia, que não leva em conta o seu caráter religioso einspirado; evidentemente, tal maneira de ler a Escritura só pode conduzir ainterpretações erradas. Preocupação semelhante também foi manifestada em relaçãoa certa leitura fundamentalista da Escritura, que significa interpretar a“letra” simplesmente pela letra, sem levar em conta os diversos contextos queestão por trás do texto; também esse tipo de leitura leva a erros. Nesses doiscasos, falta algo de essencial à leitura da Escritura; ler e compreender aBíblia no contexto da fé eclesial. O lugar da interpretação autêntica daEscritura é a comunidade eclesial; esta, com o auxílio da Tradição de fé e doMagistério vivo, assegura a interpretação correta da Bíblia.

     Não deixa de sernotório que todos os grandes desvios e rupturas na fé a Igreja ao longo dahistória aconteceram quando alguém resolveu deixar de lado esta regra de ouro,difundindo por sua conta interpretações a Escritura não concordes com a féeclesial. Evidentemente, a interpretação de um texto também ão deve contradizero conjunto da Escritura: a Bíblia não desmente a Bíblia! Este é mais umcritério importante para a correta interpretação da palavra de Deus. Não hádúvida de que temos muito que fazer. Nosso povo já tem garantido o acesso àBíblia, mas seria preciso perguntar se também já tem verdadeiro amor à palavrade Deus. Conhece a Bíblia? Não se trata de criar mais ma pastoral, por exemplo,uma “pastoral bíblica”, mas de marcar e inspirar biblicamente toda a pastoral.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.