Formação

É assim o amor!

comshalom

hearts-2Um dia Jean Vannier, fundador da Comunidade ARCA (Que tem a missão de trabalhar com as pessoas com Síndrome de DOWN), foi visitar uma de suas Comunidades e lá, durante um momento com os adolescentes, um deles, insatisfeito e a sofrer com as transferências dos missionários daquela casa para outra missão, perguntou-lhe: “Senhor, por que as pessoas a quem aprendemos a amar precisam ir embora?”. Após fazer um momento de silêncio a meditar na pergunta e no respeito por quem a fez, olhando-lhe nos olhos, respondeu Jean Vannier: “Meu caro filho, o amor é assim! Nunca aprendemos a amar para nós mesmos, mas para que os outros sejam primeiramente felizes. Nossa felicidade consiste em deixar que eles partam para que façam com que outros aprendam a amar como nós aprendemos com eles. Esse deixar a quem amamos partir já é um autêntico amar, um gesto profundo de evangelização porque é partilha, é esquecimento de si, é morte do egoísmo. Agora você tem que fazer o mesmo: amar e ensinar outros que estão perto de você a amarem!” Fez-se um silêncio naquela sala e alguns, emocionados e consolados com essa resposta, deixavam lágrimas descerem dos olhos compreendendo que não estavam perdendo por ver a quem amavam partindo, mas só estavam a ganhar. O adolescente disse: obrigado meu pai, agora compreendo! É assim o amor!

Nem sempre compreendemos essa dinâmica de dor, descida, saída, mas sabemos o que se passa dentro de nós com o gesto concreto do não querer reter as pessoas a quem amamos, mas torná-las dom, sinal de salvação para outros. Uma mãe sabe o que é ver o filho partindo de casa, indo para uma opção vocacional; Uma mãe ou um pai sabe o que é – indescritivelmente – perder um filho pela morte. Um namorado sabe o que é estar muito longe de sua namorada, como um Padre sabe o que é ficar sem celebrar a Eucaristia ou confessar. Uma esposa sabe o que é ver o esposo partindo para uma viagem longa ou para um desafio de risco. Os amigos de um Curso na Faculdade, no Colégio ou na Empresa sabem o que acontece dentro do coração ao chegar o dia em que todos precisam seguir seus caminhos e planos. Nós, os missionários que tudo deixamos para o seguimento mais próximos do Senhor, sabemos também o que foi partir para longe de nossos pais, amigos e familiares. Não deixamos de amá-los, é claro, pois quando vamos ter com eles, sabemos como é difícil a sempre despedida para continuarmos nossa fidelidade à vontade de Deus. Mas hoje nossa maior herança consiste no Senhor e nos irmãos. Os laços construídos de fraternidade e amizade são parte do cuidado de Deus por nós. São experiências que nos marcam, são escolas de aprendizagem no amor, no perdão, no serviço e na doação, e são também “redenção”. Tudo isso é amor que transborda, que se expande, que quer se doar mais. É assim o amor!

É assim o amor! Ele nos ensina o calor da vida, a alegria de pertencer, da doação gratuita, da partida e da esperança do reencontro. É assim o amor! Ele nos introduz na “experiência da anunciação” e na “experiência da paixão”, mas quer sempre nos levar ao “mistério da ressurreição”. É assim o amor, nos faz morrer para que possamos viver a vida abundante que só ele concede. É assim o amor, ele se dá até o extremo (cf. Jo 13,1) porque ninguém pode retê-lo, sua oferta é gratuita, é livre (cf. Jo 10,18). Ensina-nos, Senhor, a viver esse amor com alegria e esperança onde quer que estejamos. Ensina-nos, Senhor, a viver deixando partir, com gratidão, aqueles que agora precisam ensinar outros a amarem. Cremos que quem ama nunca está sozinho! Ensina-nos a viver no abandono como viveu tua Santíssima Mãe, a Virgem Maria, e que a Tua Palavra nos console sempre: “É a tua providência, ó Pai, que segura o leme de nossas vidas!”(cf. Sb 14,3). Assim seja. 

 

Formação: Fevereiro/2009

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.