Formação

Domingo, o dia do Senhor

comshalom

O dia do Senhor — como foi definido o domingo, desde os temposapostólicos —, mereceu sempre, na história da Igreja, uma consideraçãoprivilegiada devido à sua estreita conexão com o próprio núcleo domistério cristão. O domingo, de facto, recorda, no ritmo semanal dotempo, o dia da ressurreição de Cristo. É a Páscoa da semana, na qualse celebra a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, o cumprimenton’Ele da primeira criação e o início da « nova criação » (cf. 2 Cor 5,17). É o dia da evocação adorante e grata do primeiro dia do mundo e,ao mesmo tempo, da prefiguração, vivida na esperança, do « último dia», quando Cristo vier na glória (cf. Act 1,11; 1 Tes 4,13-17) e renovartodas as coisas (cf. Ap 21,5).

Ao domingo, portanto, aplica-se, com muito acerto, a exclamação doSalmista: « Este é o dia que Senhor fez: exultemos e cantemos dealegria » (118 [117], 24). Este convite à alegria, que a liturgia dePáscoa assume como próprio, traz em si o sinal daquele alvoroço que seapoderou das mulheres — elas que tinham assistido à crucifixão deCristo — quando, dirigindo-se ao sepulcro « muito cedo, no primeiro diadepois di sábado » (Mc 16,2), o encontraram vazio. É convite a reviver,de algum modo, a experiência dos dois discípulos de Emaús, que sentiram« o coração a arder no peito », quando o Ressuscitado caminhava comeles, explicando as Escrituras e revelando-Se ao « partir do pão » (cf.Lc 24,32.35). É o eco da alegria, ao princípio hesitante e depoisincontida, que os Apóstolos experimentaram na tarde daquele mesmo dia,quando foram visitados por Jesus ressuscitado e receberam o dom da suapaz e do seu Espírito (cf. Jo 20,1923).

A ressurreição de Jesus é o dado primordial sobre o qual se apoia a fécristã (cf. 1 Cor 15,14): estupenda realidade, captada plenamente à luzda fé, mas comprovada historicamente por aqueles que tiveram oprivilégio de ver o Senhor ressuscitado; acontecimento admirável quenão só se insere, de modo absolutamente singular, na história doshomens, mas que se coloca no centro do mistério do tempo. Com efeito, aCristo « pertence o tempo e a eternidade », como lembra o rito depreparação do círio pascal, na sugestiva liturgia da noite de Páscoa.Por isso, a Igreja, ao comemorar, não só uma vez ao ano mas em cadadomingo, o dia da ressurreição de Cristo, deseja indicar a cada geraçãoaquilo que constitui o eixo fundamental da história, ao qual fazemreferência o mistério das origens e o do destino final do mundo.

Portanto, pode-se com razão dizer, como sugere a homilia de um autor doséculo IV, que o « dia do Senhor » é o « senhor dos dias ». Todos osque tiveram a graça de crer no Senhor ressuscitado não podem deixar deacolher o significado deste dia semanal, com o grande entusiasmo quefazia S. Jerónimo dizer: « O domingo é o dia da ressurreição, é o diados cristãos, é o nosso dia ». De fato, ele é para os cristãos o «principal dia de festa », estabelecido não só para dividir a sucessãodo tempo, mas para revelar o seu sentido profundo.

3. A sua importância fundamental, reconhecida continuamente ao longo dedois mil anos de história, foi reafirmada vigorosamente pelo ConcílioVaticano II: « Por tradição apostólica, que nasceu do próprio dia daRessurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal todos osoito dias, no dia que bem se denomina do Senhor ou domingo ».(5) PauloVI ressaltou novamente a sua importância, quando aprovou o novoCalendário Geral romano e as Normas universais que regulam oordenamento do Ano Litúrgico. A iminência do terceiro milénio, aosolicitar os crentes a reflectirem, à luz de Cristo, sobre o caminho dahistória, convida-os também a redescobrir, com maior ímpeto, o sentidodo domingo: o seu « mistério », o valor da sua celebração, o seusignificado para a existência cristã e humana.

Com satisfação, vou tomando conhecimento das inúmeras intervenções doMagistério e das iniciativas pastorais que, vós, veneráveis Irmãos noepiscopado, quer individualmente quer em conjunto — coadjuvados pelovosso clero — realizastes sobre este tema importante nestes anospós-conciliares. No limiar do Grande Jubileu do ano 2000, quisoferecer-vos esta Carta Apostólica para alentar o vosso empenhopastoral num sector tão vital. Mas simultaneamente desejo dirigir-me atodos vós, caríssimos fiéis, tornando-me de algum modo presenteespiritualmente nas várias comunidades onde, cada domingo, vos reuniscom os vossos respectivos Pastores para celebrar a Eucaristia e o « diado Senhor ». Muitas das reflexões e sentimentos que animam esta CartaApostólica maturaram durante o meu serviço episcopal em Cracóvia e maistarde, depois de ter assumido o ministério de Bispo de Roma e Sucessorde Pedro, nas visitas às paróquias romanas, realizadas com regularidadeprecisamente nos domingos dos diversos períodos do ano litúrgico. Destemodo, parece-me prosseguir o diálogo vivo que gosto de manter com osfiéis, reflectindo convosco sobre o sentido do domingo e sublinhando asrazões para vivê-lo como verdadeiro « dia do Senhor », inclusivamentenas novas circunstâncias do nosso tempo.

Ninguém desconhece, com efeito, que, num passado relativamente recente,a « santificação » do domingo era facilitada, nos países de tradiçãocristã, por uma ampla participação popular e, inclusive, pelaorganização da sociedade civil, que previa o descanso dominical comoponto indiscutível na legislação relativa às várias actividadeslaborativas. Hoje, porém, mesmo nos países onde as leis sancionam ocarácter festivo deste dia, a evolução das condições sócio-económicasacabou por modificar profundamente os comportamentos colectivos e,consequentemente, a fisionomia do domingo. Impôs-se amplamente ocostume do « fim de semana », entendido como momento semanal dedistensão, transcorrido, talvez, longe da morada habitual ecaracterizado, com frequência, pela participação em actividadesculturais, políticas e desportivas, cuja realização coincideprecisamente com os dias festivos. Trata-se de um fenómeno social ecultural que não deixa, por certo, de ter elementos positivos, namedida em que pode contribuir, no respeito de valores autênticos, parao desenvolvimento humano e o progresso no conjunto da vida social. Istoé devido, não só à necessidade do descanso, mas também à exigência de «festejar » que está dentro do ser humano. Infelizmente, quando odomingo perde o significado original e se reduz a puro « fim de semana», pode acontecer que o homem permaneça cerrado num horizonte tãorestrito, que não mais lhe permite ver o « céu ». Então, mesmo bemtrajado, torna-se intimamente incapaz de « festejar ».

Aos discípulos de Cristo, contudo, é-lhes pedido que não confundam acelebração do domingo, que deve ser uma verdadeira santificação do diaSenhor, com o « fim de semana » entendido fundamentalmente como tempode mero repouso ou de diversão. Urge, a este respeito, uma autênticamaturidade espiritual, que ajude os cristãos a « serem eles próprios »,plenamente coerentes com o dom da fé, sempre prontos a mostrar aesperança neles depositada (cf. 1 Ped 3,15). Isto implica também umacompreensão mais profunda do domingo, para poder vivê-lo,inclusivamente em situações difíceis, com plena docilidade ao EspíritoSanto.

 Deste ponto de vista, a situação apresenta-se bastante diversificada.Por um lado, temos o exemplo de alguns Igrejas jovens que demonstramcom quanto fervor seja possível animar a celebração do domingo, tantonas cidades como nas aldeias mais afastadas. Ao contrário, noutrasregiões, por causa das dificuldades sociológicas mencionadas e talvezda falta de fortes motivações de fé, regista-se uma percentagemsignificativamente baixa de participantes na liturgia dominical. Naconsciência de muitos fiéis parece enfraquecer não só o sentido dacentralidade da Eucaristia, mas até mesmo o sentido do dever de dargraças ao Senhor, rezando-Lhe unido com os demais no seio da comunidadeeclesial.

A tudo isto há que acrescentar que, não somente nos países de missão,mas também nos de antiga evangelização, pela insuficiência desacerdotes, não se pode, às vezes, garantir a celebração eucarísticadominical em todas as comunidades.

 Diante deste cenário de novas situações e questões anexas, parecehoje mais necessário que nunca recuperar as profundas motivaçõesdoutrinais que estão na base do preceito eclesial, para que apareça bemclaro a todos os fiéis o valor imprescindível do domingo na vidacristã. Agindo assim, prosseguimos no rasto da tradição perene daIgreja, evocada firmemente pelo Concílio Vaticano II quando ensinouque, ao domingo, « os fiéis devem reunir-se para participarem naEucaristia e ouvirem a palavra de Deus, e assim recordarem a Paixão,Ressurreição e glória do Senhor Jesus e darem graças a Deus que os"regenerou para uma esperança viva pela Ressurreição de Jesus Cristo deentre os mortos" (1 Ped 1,3) ».
Com efeito, o dever de santificar o domingo, sobretudo com aparticipação na Eucaristia e com um repouso permeado de alegria cristãe de fraternidade, é fácil de compreender se se consideram as múltiplasdimensões deste dia, que serão objecto da nossa atenção na presenteCarta.

O domingo é um dia que está no âmago mesmo da vida cristã. Se, desde oinício do meu Pontificado, não me cansei de repetir: « Não tenhaismedo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo », hoje neste mesmosentido, gostaria de convidar vivamente a todos a redescobrirem odomingo: Não tenhais medo de dar o vosso tempo a Cristo! Sim, abramos onosso tempo a Cristo, para que Ele possa iluminá-lo e dirigi-lo. É Elequem conhece o segredo do tempo e o segredo da eternidade, e nosentrega o « seu dia », como um dom sempre novo do seu amor. Há-de-seimplorar a graça da descoberta sempre mais profunda deste dia, não sópara viver em plenitude as exigências próprias da fé, mas também paradar resposta concreta aos anseios íntimos e verdadeiros existentes emtodo ser humano. O tempo dado a Cristo, nunca é tempo perdido, mastempo conquistado para a profunda humanização das nossas relações e danossa vida.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.