Formação

Cristo: o sentido da vida

comshalom

perguntando-a-DeusÉ evidente que o Senhor Deus forneceu muitas comprovações por meio de sua criação belíssima, pelo homem e o seu progresso técnico e científico, pela Bíblia e a sua veracidade e por Jesus Cristo: Sua encarnação – Deus feito homem – Suas profecias cumpridas: nascimento, morte e ressurreição e tamanhas provas históricas de sua vida e obras.

É dever dos filhos de Deus procurar ardentemente o crescimento do conhecimento do seu Criador. Escreve o profeta Oséias: “Conheçamos e corramos atrás do conhecimento de Deus” (Oséias 6,3).

São Paulo Apóstolo exorta: “Sejais levados ao pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e discernimento espiritual”(Colossenses 1,9.10).

No tempo do Eterno e Todo-Poderoso, a Terra vai ficar cheia do conhecimento do Senhor, como as águas enchem o mar (Isaías 11,9).

Santa Catarina de Sena pergunta: “Que motivo fez Deus constituir o homem em dignidade tão grande?” Santo Agostinho de Hipona diz: “Deus não se torna grande por o homem Tê-lo conhecido, mas o homem se torna grande por ter conhecido a Deus”.

A resposta de Santa Catarina é o amor e para Santo Agostinho é o conhecimento da verdade. Exclama o santo da inteligência: “Infeliz quem conhece todas essas coisas [terrenas] e não vos conhece, oh! meu Deus”.“Feliz quem Vos conhece, embora ignore todo o resto”.

Que importância tem conhecer todas as descobertas científicas da cosmologia, oceanografia, biologia, do Projeto Genoma, da química, da física quântica, do Grande Colisor de Hádrons, da neurociência e da medicina, se as nações têm bombas nucleares para serem estouradas na cabeça do seu semelhante?

O astrônomo americano Carl Sagan disse: “Toda pessoa de reflexão teme uma guerra nuclear, mas todo Estado tecnológico se prepara para ela. Todo mundo sabe que é uma loucura, mas toda nação tem a sua desculpa”.

Muitos cientistas são aplicados profundamente na pesquisa do Universo, no entanto, sentem-se, com um enorme vazio, uma crise por não encontrarem um real sentido feliz e eterno para suas vidas.

Para esclarecer esse sintoma, disse com propriedade o físico Steven Weinberg: “Quanto mais o Universo nos parece compreensível, tanto menos entendemos seu objetivo”.

O ilustre biólogo Willian Provine afirma: “segundo o darwinismo, em última análise não há base para a ética e nem sentido para a vida”.

O mais alto significado para o sentido da vida aqui e na eternidade com toda abissal felicidade está na dimensão da espiritualidade cristocêntrica. Cristo é o centro de todo o nosso ser. O verdadeiro conhecimento de Cristo e de seu amor dispensa qualquer conhecimento que possa destruir o seu semelhante. A ciência do sábio é para amar a Deus, o seu semelhante e a natureza.

 

Formação: Maio/2009


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.