Formação

Consciência, misericórdia e julgamento

comshalom

coluna da emmir 22h

Faz algum tempo que tenho “matutado” sobre a consciência e sobre o velho e utilíssimo “exame de consciência”. A bem da verdade, ainda não consigo me satisfazer com a expressão mais moderna: “revisão de vida”. Para mim, revisão de vida remete mais a atos exteriores, a pecados que fazemos, enquanto o exame de consciência diz mais respeito àquilo que temos enraizado em nós e é a fonte de todo pecado. Como Davi canta no salmo 50 “minha mãe me concebeu na culpa, à minha frente está sempre o meu pecado”.

Quando medito sobre o sentido da palavra “consciência” do ponto de vista da antropologia teológica, que ensina ser a consciência aquela área na qual o homem e Deus compartilham a ciência, isto é, o conhecimento da vontade de Deus, aí é que resisto mais à substituição do velho “exame deconsciência” pela “revisão de vida”. Não que este termo seja inadequado, pois a Igreja o utiliza largamente, mas porque penso que examinar a própria consciência é encontrar-se com o Deus Vivo e partilhar com Ele a vivência de sua Vontade na nossa vida. Tudo o que não corresponder a esta vontade deve ser banido, desenraizado do meu ser, independentemente de já ter sido expresso como pecado em pensamentos, palavras, atos ou omissões.

Cabe aos formadores – dos pais e professores ao formador comunitário e pessoal – o papel imprescindível de formar a consciência dos seus filhos e formandos. Isso é: ensinar-lhes a moral da Igreja, ajudá-los a distinguir entre o que é bem e o que é mal aos olhos de Deus e a levar sua vontade ao pleno cumprimento em uma profunda coerência entre sua vida interior e exterior. Quando a consciência não é bem formada, as pessoas sequer “enxergam” o que é pecado e raiz de pecado em sua vida.

Há, porém, o lado positivo da consciência, frequentemente esquecido: é aí, neste “lugar de encontro com Deus” que podemos conhecer sem subterfúgios a sua Vontade. Daí é que brota a misteriosa graça que nos faz dizer “sim” aos desejos de santidade de Deus a nosso respeito. É aí que encontramos a motivação mais íntima e a mais forte convicção para mudarmos devida.

O “exame de consciência” deveria, assim, ser, para todos nós, fonte de grande alegria. Entretanto, comumente, fugimos dele. A causa mais plausível parece ser o medo. Medo de “ter que mudar”, medo de “ver como sou ruim”, medo de ser julgado e condenado.

O medo de “ter que mudar” não tem fundamento. Deus respeita tão profundamente nossa liberdade que, segundo Santo Agostinho, “deixou-nos livres até para ofendê-lo, embora tenha negado a Si mesmo a liberdade de não nos perdoar”. O mero fato de fazermos o exame de consciência fará brotar em nós a força do Espírito não só para mudar, como para desejar mudar. Sendo nossa consciência um lugar em comum entre Deus e nós, a visita em oração constante e honesta a este “lugar” nos encaminhará necessariamente para a verdade e a santidade.

O medo de “ver como sou ruim” está ligado ao medo de ser julgado e condenado. Sobre isso, ouvi certa vez do Moysés [1] uma exortação que mudaria inteiramente minha forma de examinar minha consciência e me preparar para a confissão. Dizia ele em uma pregação: “Ao perscrutar sua consciência você o está fazendo juntamente com o Deus de Misericórdia, conduzido pelo Espírito Santo. Você estará diante da Misericórdia, que acolhe, perdoa, e que já pagou o preço do seu pecado. Você não estará diante de um juiz, mas de um Pai misericordioso que entregou seu Filho único por amor a você. Você estará diante do Filho que amou você a ponto de entregar-se. Não se coloque diante de você mesmo como juiz, pois não é você que irá julgar a si mesmo. Ao fazer isso, você acabará por encontrar justificativa para seus pecados com medo de sua própria condenação. Não se coloque diante de um homem, pois o sacerdote não irá julgá-lo, mas ministrar o perdão e a misericórdia de Deus. Com humildade, verdade e sem justificativas, coloque-se diante do Amor Misericordioso de Deus que através do sacramento da Reconciliação o perdoará inteiramente e recomeçará com você um novo caminho de amizade”. Quem teria medo diante deste Deus que não julga segundo a justiça, mas segundo a Misericórdia?

Ao longo da nossa vida espiritual, compreendemos que acolhemos tão mais perfeita e profundamente o perdão de Deus quanto mais perfeita e profunda forem em nós a humildade e a confiança. O Espírito Santo as infunde em nós e nos leva a, juntamente com Jesus, perscrutar nossa consciência e nos deixarmos perdoar sem medo e sem justificativas, com a simplicidade de uma criança que, conduzida pela Mãe, joga-se sem medo nos braços abertos do Pai.

[1] Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom

Maria Emmir Oquendo Nogueira

Cofundadora da Comunidade Católica Shalom

em “Entrelinhas” da Revista Shalom Maná
TT @emmiroquendo
Facebook/ mariaemmirnogueira
Coluna da Emmir – comshalom.org

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.