Dom Orlando Brandes
1. Jesus se fez embrião. Eis ohumanismo de Deus, como é exuberante a sua bondade. Se tivessem feitoexperiências com Jesus ainda embrião, Ele não teria nascido. Todomédico sabe que se alguém usasse sua célula tronco embrionária paraexperimentos clínicos, ele não teria nascido. Natal é festa de umagravidez que foi respeitada. Natal é festa da vida.
2. Jesus passou pelo perigo doaborto. A fidelidade de Maria salvou Jesus do abortamento. Segundo alei de Israel, a mulher que engravidasse fora do casamento, deveria serapedrejada. Maria aceitou ser apedrejada, não recorreu ao aborto parasalvar a própria vida. A fidelidade e o amor de mãe salvam o filho. Nãoexistimos por acaso ou por cálculo, mas por amor de Deus. “Sou ummilagre do amor”. O Amor me quis, eu existo.
3. Jesus foi filho adotivo. São Joséfoi pai adotivo de Jesus. Pelo batismo somos adotados como filhos efilhas de Deus. Como é extraordinário, nobre, digno todo ato de adoção.Com este gesto a esterilidade torna-se fecunda. Jesus vem ao mundo porobra do Espírito Santo. O útero é lugar da descida do Espírito. Jesusnão é gerado pela mediação masculina, pela virilidade, pelo poder dohomem. Toda atitude machista é injusta, discriminatória, opressora.
4. Jesus cresceu no cotidiano. Osmestres de Jesus foram os seus pais, a família, o trabalho, asEscrituras e o cotidiano. Ele não só se encarnou mas se inculturou.Jesus fugiu do estrelismo, do extraordinário, da magia. Escolheu ocotidiano para se humanizar, crescer e amadurecer. Viver o ordinário docotidiano é o segredo da maturidade e do crescimento. É hora derenascer no cotidiano para evitar a rotina.
5. Natal, é a festa do Menino Jesus.Nada a ver com Papai Noel, hoje desvinculado de sua origem religiosa. OMenino vem pela porta da pobreza, da simplicidade, da fraqueza. Deusdesceu até a estrebaria e desce até aos abismos e de lá nos retira. Umdia descerá à mansão dos mortos. O pobrezinho de Belém nos ensina a nãoacumular, não desperdiçar, mas viver com sobriedade sob a guia doespírito da dádiva. Natal é festa religiosa para encantar as crianças ea todos nós por Jesus. Vamos recomeçar a partir de Cristo Jesus.
6. As personagens do Natal. Maria,meditava tudo em seu coração. A meditação o silêncio, o encontro comDeus é o centro do Natal. Meditar faz bem à saúde. Andamos muitodissipados, distraídos, entulhados, invadidos e desgastados. É hora deparar. José, ao lado da esposa e com o menino no colo é ícone do paiparticipativo e presente em casa. Os pastores vão até Belém. É precisosair, ir ao encontro, deixar a rotina e o comodismo. Os magos abandonama magia, os horóscopos e seguem Jesus verdadeiro caminho e luz semocaso. Os anjos anunciam a glória de Deus e a paz na terra. Imitemos ospersonagens do Natal.
7. Os símbolos do Natal. A árvore,lembra a árvore da vida no paraíso, a árvore da cruz e a árvoregenealógica. Árvore com raiz e frutos, não apenas com enfeites. Oscartões recordam as Escrituras Sagradas onde está a mensagem amorosa deDeus. Como é saudável e necessária a comunicação. A luz é Jesus.Brilhem nossas boas obras. Enfim, os presente. Acolhamos o maiorpresente que é Jesus e demos a Ele nossos pecados como presente deNatal.
8. Natal é a encarnação de Deus.Encontramos o rosto do Pai na carne de Jesus, depois o encontramos nacarne do pobre, do preso, do doente. Não podemos ter uma fédesencarnada, alienada, intimista. Ver Jesus na carne do próximo. Vivercomo Jesus, ser como Jesus e permanecer em Jesus é o caminho dafraternidade. Jesus é o nosso verdadeiro eu, nossa segunda natureza.
9. Natal não é feriadão. É mistériorevelado: O Criador se fez criatura; O Espírito se fez carne; oPoderoso se fez criança; o Divino se fez homem; o Senhor se fezfragilidade e pobreza. “Cesse a razão e fale o coração” (S. Ambrósio).
10. Jesus depois do Natal. Jesusmerece ser conhecido profundamente, amado ardentemente, seguidogenerosamente. Natal é convite para adquirirmos os pensamentos esentimentos, os critérios e a atitudes de Jesus. Ele é a maiorfascinação da humanidade. “Senhor em ti respiro e por ti suspiro”. Sedebem-vindo Jesus. Em Ti creio, espero e amo. Natal é amabilidade deDeus. Deixemo-nos amar.