Formação

Jesus Cristo anunciado nas Escrituras

comshalom

"Para que se cumpram as Escrituras até o fim" (Jo 19,28; 15, 25).

As Sagradas Escrituras anunciavam o Messias com muitos detalhes; e Jesus chamou a atenção para isto. (Jo 5, 39) – "As Escrituras dão testemunho de mim". E foram os próprios judeus os guardas dos livros proféticos (séc XV a V aC), mas infelizmente não souberam reconhecer o Messias quando ele chegou… Com os discípulos de Emaús, o Senhor fez questão de enfatizar que as Escrituras falavam dele:

"E, começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-llhes o que dele se achava dito em todas as escrituras" (Lc24,27). "Antes de tudo, sabei que nenhuma palavra da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma palavra foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus" (2 Pe 1,20-21).

Vamos mostrar resumidamente algumas passagens importantes que apontam para o Messias, indicando as suas características: (Gen 17, 6s; 22, 18; 26,4) "Ele virá de Abraão: ‘Tornar-te-ei extremamente fecundo, farei nascer de ti nações e terás reis por descendentes". (Gen 26,4): "Virá de Isaac: ‘Multiplicarei tua posteridade como as estrelas do céu…’" (Gen 28,14): "Virá de Jacó: ‘Tua posteridade será tão numerosa como os grãos de poeira no solo…’" (Gen 49,8s): "Virá da tribo de Judá: ‘Judá, teus irmãos te louvarão. (…) Os filhos de teu pai te prostrarão em tua presença. Não se apartará o cetro de Judá…" (Benção de Jacó). (Dt 18,15) "O Senhor, teu Deus, suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: é a ele que deveis servir".

(II Sam 7, 16) "Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre". (Lc 1,69) "Suscitou-nos um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servo (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas). (Ag 2,7) "O Messias penetrará no Templo novo: ‘O explendor desta casa sobrepujará o da primeira’. (Is 7,14) "Eis que a Virgem conceberá e dará a luz… Deus conosco" (Mt 1,23) (Mq 5,1s) "Nascerá em Belém: ‘Mas tu, Belém, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel’ (Mt 2,6). (Os 11,1) "Voltaria do Egito: ‘E do Egito chamei meu Filho’ (Mt 2,15). (Jer 31,15) "Ouve-se em Ramá uma voz, lamentos e amargos soluços. É Raquel que chora os filhos…’ (Mt 2,8) (Is 40,3) – (Ml 3,1) "A voz do deserto: "Abri no deserto um caminho para ao Senhor…" (Mt 3,3) (Sl 2,1) "Por que tumultuam as nações? …E os príncipes se unem para conspirar contra o Senhor e contra o seu Cristo". (At 4,26) (Is 42) "A descrição do Servo: ‘Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele o meu espírito… Para abrir os olhos aos cegos, para tirar dos cárceres os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas’ (Mt 12,18) (Is 9,1) ‘Pregaria na Galiléia’, ‘A terra de Zabulon e de Neftali… a Galiléia dos gentios, este povo que jazia nas trevas viu uma grande luz…’ (Mt 4,15)

(Is 61,1s) "O Espírito do Senhor está sobre mim…" (Lc 4,14)

(Jer7,11) "Zelo pela casa do Senhor", "Está escrito: A minha casa é casa de oração; vós a transformastes em covil de ladrões" (Mt 21,12)

(Sl 77,2) "Usaria de parábolas – ‘Abrirei a boca para ensinar em parábolas, revelarei coisas ocultas desde a criação’. (Mt 13,14)

(Zac 9,9) "Montado no jumentinho. "Não temas, filha de Sião, eis que vem o teu Rei montado num filho de jumenta" (Jo 12,15)

(Sl 40,10) "Seria traído por alguém íntimo" – "Aquele que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar" (Jo13,18)

(Zac 11,12) "Seria vendido por 30 moedas: ‘Eles pagaram-me apenas trinta moedas de prata…" (Mt 27,9)

(Is 53,3s) "Sofreria terrivelmente – ‘Homem das dores…, experimentado no sofrimento…, tomou sobre si nossas enfermidades…, carregou nossos sofrimentos…, castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades, o castigo que nos salva pesou sobre ele, fomos curados graças às suas chagas…., foi maltratado e não abriu a boca…, como um cordeiro que se conduz ao matadouro…, por um iníquuo julgamento foi arrebatado…, quem pensou em defender a sua causa…, morto pelo pecado do seu povo…, foi lhe dada sepultura ao lado de fascínoras…, ao morrer achava-se entre malfeitores…, se bem que não haja cometido injustiça alguma…" (Mc15,28)

(Is 50,6) "Sofreria pacientemente – ‘Aos que me feriam apresentei as espáduas, e as faces àqueles que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros.’

(Sl 21, 19) "Detalhes do seu sofrimento – ‘Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?… (Mt 27,35). Todos os que me veêm zombam de mim… Dizem, meneando a cabeça: ‘Esperou no Senhor, pois que Ele o livre, que o salve se o ama…’ Minha garganta está seca qual barro cozido, pega-se no paladar a minha língua…. Cerca-me um bando de malfeitores… Transpassaram minhas mãos e meus pés… Poderia contar todos os meus ossos. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sorte sobre a minha túnica".

(Ex 12,46) "Nenhum osso será quebrado". (Jo19,36) (Sl 68,22) "Puseram fel no meu alimento, na minha sede deram-me vinagre a beber". (Zac 12,10) "Olharão para aquele que transpassaram" (Jo 19,36)

(Zac 13,7) "Fere o pastor e as ovelhas serão dispersas". (Mt 26,21) (Sl 117,22) "A pedra rejeitada pelos construtores, tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor" (Mt21,42).

(Sl 109,1) "Ascensão – ‘O Senhor disse a meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés’" (At 2,35).

(Sl 15,8-11) "Ressurreição – ‘A minha carne repousará na esperança. Não deixarás a minha alma na região dos mortos, nem permitirás que o teu santo conheça a corrupção´ (At 2,27) Tudo se cumpriu com rigorosa exatidão histórica. Tudo o que foi predito pelos profetas e pelas Escrituras se cumpriu rigorosamente com Jesus. ´É preciso que se cumpram as Escrituras até o fim ´(Jo 19,28)

1. Tudo o que foi predito e realizado na vida de Jesus jamais poderia ser fruto da imaginação humana.

2. As predições dos profetas foram contra a sua vontade e contra o sentir dos judeus, que jamais esperavam um Messias "homem das dores".

3. Não há sentimentalismo nas Escrituras e nas previsões exatas dos profetas.

4. Quem de nós será capaz de fazer previsões? Em que dia vai chover; quando e onde haverá terremotos, mortes, catástrofes, etc. Mesmo com a mais avançada técnica moderna, dotada de computadores, radares e satélites, sismógrafos e coisas semelhantes, somos surpreendidos pelas surprezas da natureza. O que dizer dos profetas que fizeram previsões sobre a vida de Jesus, com até 700 anos de antecedência? Quem de nós será capaz de dizer o que vai acontecer amanhã na vida de alguém?

(Jo 5,39) "As Escrituras dão testemunho de mim. ‘Cumpriu-se aquilo que Felipe disse a Natanael: (Jo1,45s) ‘Encontramos Aquele de quem Moisés escreveu na Lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José’."

Jesus afirmou ser Deus: (Jo 8,58) "Em verdade vos digo, antes que Abraão existisse Eu Sou" (Jo 8,56) – ‘Abraão, vosso Pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia.’ (Jo 10,36-38) "… como acusais de blasfemo aquele que o Pai santificou e enviou ao mundo, porque eu disse: Eu sou o Filho de Deus? Se eu não faço as obras de meu Pai, não me creais. Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai."

(Jo 10,33) "Os judeus responderam: Não é por causa de alguma boa obra que queremos apedrejar-te, mas por uma blafêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus."

(Jo 5,18) "Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuram tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus."

(Jo 19,7) "Responderam-lhe [a Pilatos] os judeus: nós temos uma lei, e segundo essa lei ele deve morrer, porque se declarou filho de Deus."

(Mc 14,61) "O sumo sacerdote tornou a perguntar-lhe: És tu o Cristo, o Filho do Deus bendito? ‘Jesus respondeu: eu o sou!’"

(Jo 8,12) "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida".

(Jo 9,5) "Eu sou a luz do mundo…"

(Jo 9,36) "Crês no Filho do Homem? – Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele? – Disse-lhe Jesus: ‘Tu o vês, é o mesmo que fala contigo’. ‘Creio Senhor, disse ele, e prostrando-se adorou-o".

(Mt 21,9) "Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor!…"

(Jo 4,25ss) "Respondeu a mulher: sei que deve vir o Messias (que se chama Cristo)… Disse-lhe Jesus: ‘Sou eu, quem fala contigo’." (Mt 16, 13-20) "Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo!…’ Feliz és tu Simão…" (Mt 5, 21-48) "Eu, porém, vos digo…" (Mt 9,2-7) "Os teus pecados estão perdoados…" (Mc 2, 27s) "O sábado é o dia do Senhor. E Jesus é o Senhor do dia do Senhor". (Mt 16,25) "Quem perde a vida por minha causa, ganhá-la-á". (Mt 5, 12) "Felizes os que sofrem perseguição por minha causa." Jesus fez exigências enormes que só Deus poderia ter feito (Lc 9, 23) "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga-me…" (Lc 14,25) "Se alguém vem a mim sem me preferir ao seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, sim, até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo".

Conclusão: Ou Jesus era Deus, como disse que é; ou então, foi um grande mentiroso e farsante. Mas, os inimigos da Igreja (os racinalistas) afirmaram que Jesus foi a mais bela criatura que já passou pela terra; portanto, não foi um farsante ou mentiroso; então, é Deus, como afirmou ser. Adoremos o Senhor!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.