No final do século XIII surgiu em Lieja, Bélgica, um Movimento Eucarístico cujo centro foia Abadia de Cornillon fundada em 1124pelo Bispo Albero de Lieja. Este movimento deu origem a vários costumeseucarísticos, como por exemplo a Exposição e Bênção do Santíssimo Sacramento, ouso dos sinos durante a elevação na Missa e a festa do Corpus Christi.
Santa Juliana de Mont Cornillon, naquela época priora daAbadia, foi a enviada de Deus apra propiciar esta Festa. A santa nasceu emRetines perto de Liège, Bélgica em 1193. Ficou órfã muito pequena e foi educadapelas freiras Agostinas em Mont Cornillon. Quando cresceu, fez sua profissãoreligiosa e mais tarde foi superiora de sua comunidade. Morreu em 5 de abril de1258, na casa das monjas Cistercienses em Fosses e foi enterrada em Villiers.
Desde jovem, Santa Juliana teve uma grande veneração aoSantíssimo Sacramento. E sempre esperava que se tivesse uma festa especial emsua honra. Este desejo se diz ter intensificado por uma visão que teve daIgreja sob a aparêncai de lua cheia com uma mancha negra, que significada aausência dessa solenidade.
Juliana comunicou estas aparições a Dom Roberto de Thorete,o então bispo de Lieja, também ao douto Dominico Hugh, mais tarde cardeallegado dos Países Baixos e Jacques Pantaleón, nessa época arquidiácolo deLieja, mais tarde o Papa Urbano IV.
O bispo Roberto focouimpressionado e, como nesse tempo os bispos tinham o direito de ordenar festaspara suas dioceses, invocou um sínodo em 1246 e ordenou que a celebração fossefeita no ano seguinte, ao mesmo tempo o Papa ordenou, que um monge de nome João escrevesse o ofócio para essa ocasão. O decreto estápreservado em Binterim (Denkwürdigkeiten, V.I. 276), junto com algumas partesdo ofício.
Dom Roberto não viveu para ser a realização de sua ordem, jáque morreu em 16 de outubro de 1246, mas a festa foi celebrada pela primeiravez no ano seguinte a quinta-feira posterior à festa da Santíssima Trindade. Mais tarde um bispoalemão conheceu os costume e a o estendeu por toda a atual Alemanha.
O Papa Urbano IV, naquela época, tinha a corte em Orvieto,um pouco ao norte de Roma. Muito perto desta localidade está Bolsena, onde em 1263 ou 1264 aconteceu oMilagre de Bolsena: um sacerdote que celebrava a Santa Missa teve dúvidas deque a Consagração fosse algo real., nomomento de partir a Sagrada Forma, viu sair dela sangue do qual foi seempapando em seguida o corporal. A venerada relíquia foi levada em procissão aOrvieto em 19 junho de 1264. Hoje se conservam os corporais -onde se apóia ocálice e a patena durante a Missa- em Orvieto, e também se pode ver a pedra doaltar em Bolsena, manchada de sangue.
O Santo Padre movido pelo prodígio, e a petição de váriosbispos, faz com que se estenda a festa do Corpus Christi a toda a Igreja pormeio da bula "Transiturus" de 8 setembro do mesmo ano, fixando-a paraa quinta-feira depois da oitava de Pentecostes e outorgando muitas indulgências a todos que asistirem a Santa Missa e oofício.
Em seguida, segundo alguns biógrafos, o Papa Urbano IVencarregou um ofício -a liturgia das horas- a São Boa-ventura e a Santo Tomásde Aquino; quando o Pontífice começou a ler em voz alta o ofício feito porSanto Tomás, São Boa-ventura foi rasgando o seu em pedaços.
A morte do Papa Urbano IV (em 2 de outubro de 1264), umpouco depois da publicação do decreto,prejudicou a difusão da festa. Mas o Papa Clemente V tomou o assunto em suas mãos e, no concílio geral de Viena (1311), ordenou mais uma vez a adoçãodesta festa. Em 1317 é promulgada uma recopilação de leis -por João XXII- eassim a festa é estendida a toda a Igreja.
Nenhum dos decretos fala da procissão com o Santíssimo como um aspecto da celebração.Porém estas procissões foram dotadas de indulgências pelos Papas Martinho V eEugênio IV, e se fizeram bastante comuns a partir do século XIV.
A festa foi aceita em Cologne em 1306; em Worms a adoptaramem 1315; em Strasburg em 1316. Na Inglaterra foi introduzida da Bélgica entre1320 e 1325. Nos Estados Unidos e nos outros países a solenidade era celebradano domingo depois do domingo da Santíssima Trindade.
Na Igreja grega a festa de Corpus Christi é conhecida noscalendários dos sírios, armênios, coptos, melquitas e os rutínios da Galícia,Calábria e Sicília.
Finalmente, o Concílio de Trento declara que muito piedosa ereligiosamente foi introduzida na Igreja de Deus o costume, que todos os anos,determinado dia festivo, seja celebradoeste excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade; ereverente e honorificamente seja levado em procissão pelas ruas e lugarespúblicos. Nisto os cristãos expressam sua gratidão e memória por tão inefável everdadeiramente divino benefício, pelo qual se faz novamente presente a vitóriae triunfo sobre a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.