Formação

São Benedito

comshalom

Um escravo negro, que é o padroeiro dos afro-americanos edos negros.
Também conhecido como São Benedito, o negro.

Nasceu em Filadelfo, perto de Messina, na ilha de Sicília,Itália, por volta do ano de 1526. Os pais eram de origem escrava e descendênciade negros etíopes ou de mouros do norte da África, daí o fato de ser chamado deBenedito, o Negro ou o Mouro.

O seu amo o libertou e ele passou a viver numa ermida emMontepellegrino, eventualmente passou a ser o superior de um grande grupo dereclusos. Quanto as ermidas foram extintas pelo Papa Pio IV (1550-1565),Benedito entrou para a Ordem dos Franciscanos com irmão. Com o tempo devido aosseus méritos foi indicado Superior do monastério apesar de ser analfabeto. Maistarde tornou-se Mestre graças aos seus grandes esforços para conquistar suasdeficiências educacionais e culturais. O seu grande amor a São Francisco deAssis e seu exemplo de caridade, fez com fosse eleito superior do monastério em1.578, onde impôs uma estrita observância de pobreza e caridade. Diz a tradiçãoque ele tinha  ajuda de um anjo que o ensinava, pois foi um excelentedirigente do monastério e alem disso os milagres a ele atribuídos conquistaramum aumento enorme nas visitas as mais variadas (de monarcas a mendigos) aomonastério.
Quando veio a falecer, de causas naturais, em 1589 o Rei Felipe III da Espanhamandou erigir uma tumba especial para ele, um simples frade.
A tradição diz que quando suas reliquias foram trasladadas, anos depois, seucorpo estava incorrupto.

Sua devoção é muito grande na Venezuela, Uruguai e Argentinae em Buenos Aires tem um santuário e um bairro com seu nome. Na Espanha évenerado na paróquia de Santiago de Redondela (Galícia).
Ele foi canonizado em 1807.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.