Formação

Rezando aos moldes de Teresa

Especialmente o carisma de oração de Teresa transbordou no tempo e deu ao novo carisma criado pelo Espírito Santo, o carisma Shalom, a marca da oração contemplativa.

comshalom
Foto | Unsplash

Seria bem fácil se houvesse uma cartilha, um mapa da mina, um roteiro, uma equação que pudesse ser aplicada e que desse seguramente um mesmo resultado final considerado certo, mas na vida espiritual não é assim. Graças a Deus não é assim, pois vida espiritual cristã é o reconhecimento da ação do Espírito de Deus no espírito de uma pessoa. E nós que somos tão iguais em tantas coisas somos irrepetíveis e totalmente únicos no modo como Deus atua em nós.

Por isso ninguém reza igual a ninguém, no entanto, na rica Tradição espiritual da Igreja Católica, através dos séculos, se reconhece certos elementos que distinguem e aglomeram pessoas ao redor do tema oração. Assim, há as escolas clássicas de espiritualidade monástica como a dos Beneditinos, das ordens mendicantes como os Franciscanos, da Ordem dos pregadores, ou os Dominicanos, ou posteriormente, os Jesuítas.

Os Carmelitas fazem parte das ordens monásticas, contemplativas, e têm enriquecido a Igreja Católica como um todo com grandes mestres e doutores na vida espiritual. Quem na Igreja, a partir do século XX, ao menos não ouviu falar em Teresinha de Lisieux? Mas Teresinha do Menino Jesus era filha de dois grandes doutores em espiritualidade, João da Cruz e Teresa d’Ávila que, pela Providência Divina, nasceram na mesma época e país e se enriqueceram e apoiaram mutuamente na grande missão de reformulação do Carmelo e da Igreja no século XVI, em plena época de crise séria que foi o tempo da Reforma protestante.

Marca do Carisma Shalom

Especialmente o carisma de oração de Teresa transbordou no tempo e deu ao novo carisma criado pelo Espírito Santo, o Carisma Shalom, a marca da oração contemplativa. E é a partir desta oração contemplativa que lhe dá escopo, que o carisma Shalom se manifesta em toda beleza, pujança e parresia neste tempo de Igreja que exige uma nova evangelização. Não há possibilidade de se reconhecer em si mesmo – no fundo da alma onde está nosso espírito onde habita o Deus – ou fazer crescer o carisma Shalom sem vida de oração contemplativa ‘pois, a vocação Shalom é uma vocação fundamentada na oração’ (escrito Amor Esponsal p.17). Só é possível saber-se Shalom e permanecer Shalom quando se reza pois, somente a oração pode nos ‘levar ao cerne da nossa vocação: o Amor Esponsal a Nosso Senhor Jesus Cristo’(escrito Amor Esponsal p.03).

Quem é Shalom tem como razão mais profunda da existência amar Jesus Cristo com uma qualidade de amor – o Amor Esponsal – típica dos que fazem parte da escola contemplativa de Teresa. Este amor é alcançado, alimentado, experimentado num caminho longo e belíssimo de oração que se caracteriza por ser oração pessoal, oração diária, oração contemplativa, oração parada com Deus conforme lemos no escrito Amor Esponsal e que foram as palavras escolhidas e inspiradas ao nosso querido irmão e Fundador, Moysés Azevedo, quando ele descreve o que é e como é a oração aos moldes de Teresa que somos chamados a abraçar.

Tentemos lançar um breve olhar sobre estas características, já que elas revelam com simplicidade, como devemos encontrar o nosso jeito Shalom de rezar e contemplar, dentro do jeito de rezar e contemplar que Teresa propõe e ensina. Ela vai comparar a oração a um trato de amizade. É a minha amizade pessoal com Jesus Cristo e a dele comigo que se desenvolve na vida de oração.

Quem me apresenta Jesus é o Espírito Santo e sem Ele é impossível se conhecer Jesus. É por isso que um dos primeiros sinais e fruto de qualquer ação evidente do Espírito Santo é o desejo da oração, o desejo da Palavra de Deus, é a atração pela Liturgia Eucarística onde se encontra Jesus. É o que em nosso linguajar próprio se chama a primazia da Graça, com G maiúsculo, sendo esta a própria pessoa do Espírito Santo. É só lembrarmos da saudação do Arcanjo Gabriel a Myriam: ‘Ave, cheia de Graça!‘. Sem a ação contínua do Espírito Santo ninguém é capaz da amizade com Jesus Cristo.

Um chamado para todos

E é esse o chamado de todos os seres humanos, mas de modo particular aos por Deus eleitos para serem seus discípulos: a comunhão, a amizade, a intimidade com Deus! Isso é grande demais para ser verdade, mas é! Este pensamento deveria nos maravilhar: ninguém pode amar Jesus com o amor que somente eu tenho para dar e nem Ele pode dar para outra pessoa o amor que tem reservado para mim! É um relacionamento pessoal de amor entre uma pessoa humana e Deus, um só Deus, que se apresenta em três pessoas: o Pai, Jesus, que é o Filho, e o Espírito de Jesus, o Espírito Santo.  

A oração também aos moldes de Teresa e aos moldes do Shalom é diária. Isso significa que ela é essencial e sem ela não se pode viver bem. É diária porque não é circunstancial, acidental, especial, e muito menos um peso, uma obrigação. Faz parte da rotina, faz parte do dia a dia. Mas porque é tão difícil? As respostas e análises poderiam seguir em várias direções, penso, porém, por experiência própria e vendo quem vive perto de mim, que o desafio se encontra na dispersão e porque temos pouca ou nenhuma consciência da realidade interior de nossa alma e espírito onde habita Deus!

Você dá atenção ao seu interior?

Temos consciência e conhecimento de várias coisas a nosso próprio respeito, seja no aspecto físico, de nossa saúde, medidas, gostos, ou nos aspectos emocionais, intelectuais, culturais, e uma infinidade de etc, mas pergunte quantas pessoas conhecem e dão atenção à própria alma? A oração é este exercício de amor, é este caminho de amizade onde eu saio da dispersão e aprendo a encontrar a presença de Deus em mim! Oração cristã é Presença! Eu me torno presença na Presença de Deus e reconheço a Presença dele em mim!

Vida espiritual é sinônimo de relacionamento e todo relacionamento verdadeiro para existir demanda tempo, presença, dedicação, intimidade, troca, amor. Santa Teresa vai usar duas palavras importantíssimas para nos ajudar a entrar nesta disciplina de amor: Consistência e Constância. A primeira diz respeito às práticas regulares de oração que acontecem por conta da nossa vontade, o exercício da vontade que se dirige e se volta para as práticas da oração. Desde as orações decoradas ou lidas como o ofício de Nossa Senhora, às  novenas ou outras práticas bem populares, como o rosário, ao Estudo Bíblico e a Oração Pessoal, sem contar a Liturgia das Horas, que fazem parte das regras de quem é consagrado na Comunidade Shalom. Duas horas de exercício e disciplina da vontade para que a realidade do espírito seja alcançada e não se viva mais somente no nível mental ou emocional, dispersos.

Quanto mais Consistência mais Constância, ou seja, mais se vive na presença de Deus a partir do espírito onde Ele está. A oração pessoal, diária, persistente, mergulha-nos no mundo sobrenatural onde podemos contemplar a Deus e sermos transformados por Ele! Contemplar é olhar com amor Aquele que já te olhou com Amor primeiro! O primeiro olhar, o de Deus, é o que atrai, mergulha, e não se esgota em beleza e experiência. Quanto mais se conhece, mais se ama. E a oração e a disciplina do amor na oração que a princípio é dolorosa e inquietante, exigindo sempre um recomeço, depois torna-se amor, torna-se natural, encarnada.

Fortalecendo a musculatura da fé

Se pudéssemos usar uma imagem, com todo respeito e reverência, eu diria que a disciplina para a vida de oração se assemelha a quando se começa a fazer exercício físico. Todos os músculos se retraem e doem, de certa maneira resistem até que a disciplina e o benefício do exercício geram a endorfina e atingimos um novo patamar de saúde. Muito mais na vida espiritual que é a base de todas as outras realidades da pessoa, quanto mais saudável – consistente e constante – ela for, mais inteiros, curados, capazes de nos relacionar e viver, enfim, humanos seremos! A vida espiritual sadia não nos faz outra coisa que nos fazer mais humanos na humanidade de Jesus Cristo, o Filho de Deus que é Filho do Homem, ícone da Humanidade!

E assim chegamos ao ponto da oração parada com Deus. Parada não é sinônimo de oração estática, mas, de predileção. Eu estou com Deus. É um conhecimento de amor, de mergulho na beleza divina, que Jesus mesmo prometeu dar quando, no evangelho de João, no capítulo 14, fala de vir e fazer morada, Ele, o Pai e o Consolador em nós. O templo da presença de Deus por excelência não está mais fora do homem mas dentro do homem! A imagem, o ícone desta oração parada é o de Maria, amiga de Jesus, aos seus pés, escolhendo a melhor parte que não lhe seria tirada. E nós temos mais que Maria, pois, trazemos o Senhor dentro de nós!

Rezando aos moldes de Teresa

A oração aos moldes de Teresa é este caminho de descoberta do mais inominável de todos os milagres, só comparável ao da Eucaristia, que na verdade o alimenta, que é sermos templos e moradas de Deus! Ele está no meio de nós! A oração diária pessoal, consistente, contemplativa, vai nos levando e ensinando a viver mais a partir de dentro onde o Espírito Santo queima a chama viva do amor esponsal a Jesus, do que de fora. A vida de oração gera em nós a sensibilidade à Presença de Deus, à Palavra de Deus, e gera também esta reviravolta copérnica: se vive a partir do mistério do amor de Deus revelado aos homens em Jesus Cristo, e não mais a partir de qualquer outra realidade externa!

Rezar aos moldes de Teresa é rezar com a Igreja e como Igreja, é entrar no rio caudaloso da história da salvação que penetrou no tempo e no mundo, e cobriu  toda a humanidade, alcançando seu ápice no coração transpassado de Jesus, o Ressuscitado que passou pela Cruz. Rezar aos moldes de Teresa é viver no tempo deixando-se alcançar pelos mistérios eternos de Deus que se fez homem e permanece conosco. Rezar aos moldes de Teresa é descobrir-se amado até o infinito por Deus e querer ama-lo do mesmo jeito, testemunhando com palavras e obras a veracidade deste amor. Rezar aos moldes de Teresa e do Shalom é querer ser santo sem temera própria impotência, levando atrás de si uma grande multidão ardente de amor esponsal!

Que Teresa, Teresinha, João da Cruz, a Virgem do Carmelo e de modo especial, São José, o mestre dos mestres nos segredos da vida espiritual verdadeira, intercedam por nós para que vivamos integralmente o com intensa felicidade o que o Senhor reservou para nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.