Formação

O mundo digital – nova terra de missão

comshalom

comunic11Através da ação missionária da Igreja, Deus vai ao encontro do homem, onde quer que ele esteja; é o Bom Pastor que vai buscar a ovelha perdida e se alegra ao encontrá-la (cfr. Lc 15,3-7). Nos Evangelhos podemos ver vários exemplos desta preocupação que o Senhor tem em encontrar o homem:

“Ao passar, Jesus viu sentado na coletoria de impostos um homem que se chamava Mateus. Disse-lhe: “Segue-me”. Ele se levantou e o seguiu”(Mt 9,9); “Viu dois barcos que se achavam à beira do lago; os pescadores que haviam desembarcado lavavam as suas redes. Ele subiu a umas das barcas, que pertencia a Simão” (Lc 5,2-3); “Quando Jesus chegou a esse lugar, levantando os olhos, disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa: hoje preciso ficar na tua casa” (Lc19,5). Teríamos várias outras citações nas quais vemos Jesus indo ao encontro,se doando e amando afetiva e efetivamente o homem pecador.

Com este mandato missionário: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15), o Senhor nos endereça ao mundo inteiro e a cada homem, e nos autoriza a penetrar em todos os lugares, sobretudo naqueles espaços onde o Seu nome não é muito conhecido. Para cumprir fielmente este mandato do Senhor, precisamos encontrar o homem de hoje lá onde ele se encontra e o devemos fazer de forma criativa e eficaz. Devemos, portanto, rever os nossos métodos e utilizar os meios mais eficientes para fazer chegar ao homem moderno a mensagem cristã.

Os meios de comunicação e o mundo digital são, dessa forma, uma nova terra de missão e representam, ao mesmo tempo, excelentes ocasiões de anúncio e diálogo para ajudar o homem de hoje a descobrir o rosto de Cristo e para mostrar às “ovelhas perdidas” e aos “filhos pródigos”, que Deus está perto e deseja encontrá-los nos lugares, momentos e atividades habituais do seu dia-a-dia. Devemos levar o nome de Cristo, o rosto de Cristo, a presença de Cristo aos homens e mulheres, jovens e crianças que usam os meios de comunicação em busca de companhia ou como uma forma de fuga de si mesmo;devemos pensar naqueles que não creem, que perderam a esperança, mas que trazem no coração o desejo do absoluto e de verdades que não passam. Todos eles “têm o direito de conhecer as riquezas do mistério de Cristo. Nestas, acreditamos que toda a humanidade pode encontrar, numa plenitude inimaginável, tudo aquilo que ela procura às apalpadelas a respeito de Deus, do homem, do seu destino, da vida e da morte e da verdade” (EN 53).

Formação: Novembro/2010


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.