Formação

Eu creio na Igreja. E você?

comshalom

urlA palavra “Igreja”, (‘ekklésia’), vem dogrego “ekkaléin” (chamar fora) e significa “convocação”. No AT, o qahal indicava a assembleia do povo eleito reunida diante de Deus, especialmente a assembleia do Sinai, onde Israel recebeu a Lei e foi constituído por Deus como o seu povo santo. Para os gregos, a ekklesia é uma assembleia sociopolítica, mas no NT este termo recebeu uma conotação sacra.

No AT o termo qahal era aplicado somente quando o povo encontrava-se reunido para o culto, terminada a assembleia santa,os israelitas continuavam sendo “Povo de Deus”, mas não “Igreja de Deus”. Já o povo da nova Aliança, traz consigo esta novidade: mesmo estando espalhado no mundo inteiro, ele é sempre “ekklesia toûTheoû”, convocação do Pai, por Cristo, no Espírito Santo; convocação que através de Cristo e no Espírito dá ao Pai a honra e o louvor. É neste sentido que Paulo se dirige aos Coríntios, endereçando as duas cartas “à Igreja de Deus que está em Corinto” (1Cor 1,2; 2Cor 1,1).

Mas será que é realmente possível crer na Igreja e amá-la?

Vejamos: Quando São Paulo se dirigia a Damasco para prender os cristãos, o Senhor lhe apareceu no caminho e perguntou:“Saulo, Saulo, por que me persegues?” E Paulo: “Quem és tu, Senhor?” E o Cristo ressuscitado respondeu: “Eu sou Jesus, que tu persegues” (At 9,4s). O Senhor ressuscitado identifica-se com os cristãos perseguidos, com os membros da sua Igreja. Portanto, a expressão paulina da Igreja como Corpo de Cristo (cf. 1Cor12,27; Ef 4,12) não é um modo de falar metafórico ou figurado, como poderia ser para a filosofia antiga ou para o pensamento popular, mas é uma realidade.Cristo é a Cabeça deste Corpo que é a Igreja, e os cristãos, através do Batismo, são os membros.

As Sagradas Escrituras nos apresentam, além de “Corpo de Cristo”, várias imagens para exprimir a realidade da Igreja, e a Constituição Dogmática sobre a Igreja “LumenGentium”, contra uma definição puramente sociológica, designa a Igreja como“mysterium”, numa total unidade com a tradição bíblica. Lemos então na Lumen Gentium que a Igreja é um redil(Jo 10,1-10), um rebanho, do qual o próprio Deus predisse que seria o Pastor;ela é a lavoura ou campo de Deus (1Cor 3,9), plantada pelo Agricultor celeste como vinha eleita; é a construção de Deus (1Cor 3,9), que dele recebe estabilidade e coesão; é a casa de Deus (1Tm 3,15), a tenda de Deus entre os homens (Ap21,3); o templo santo, no qual somos como pedras vivas; é a esposa imaculada do Cordeiro imaculado (Ap 19,7; 21,2.9; 22,17). Cristo adornou a sua Igreja e por ela se entregou a fim de santificá-la e uniu-a a si em uma aliança indissolúvel, no amor e na fidelidade (cf. Ef 5,24-29).

A Igreja, “em Cristo, é como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano” (LG 1). Ver a Igreja como sacramento, mediação visível da presença invisível do Cristo ressuscitado, ajuda-nos a redescobrir a dimensão comunitária da fé. Não se trata de um oitavo Sacramento, mas de um mistério (mysterium), porque ela é presença real de Cristo na mediação simbólica; trata-se de sinal de íntima união com Deus, e da unidade de todo o gênero humano, ou seja, ela é um instrumento para que se realize esta união e unidade.

Como poderíamos não crer e não amar a Igreja se é somente nela e através dela que podemos encontrar o Senhor Jesus vivo e ressuscitado, no seu Corpo e no seu Sangue? É preciso que cresça em nós a consciência da indissolubilidade entre Cristo e a Igreja. Ele, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício por nós, pre anunciou de modo eficaz no seu dom o mistério da Igreja. De fato, “a unicidade e indivisibilidade do corpo eucarístico do Senhor implicam a unicidade do seu corpo místico, que é a Igreja una e indivisível” (Sacramentum Caritatis,15), isto faz com que a fé em Cristo não seja desassociada da fé na Igreja, e vice e versa.

Josefa Alves
Missionária da Comunidade Católica Shalom emFortaleza/CE
———————————————————————————-

INSTITUTO PARRESIA

O Instituto Parresia– setor da Assistência de Formação da Comunidade Católica Shalom que tem a missão de formar evangelizadores para o terceiro milênio através do aprofundamento dos conteúdos da Fé Católica –, oferece diversos cursos que podem ajudar a sua Comunidade, Paróquia, Projeto ou Missão a crescer no conhecimento e no amor a Jesus e à sua Igreja.

Entre em contato conosco através do e-mail: institutoparresia@comshalom.org, ou pelo telefone(85) 3308-7434.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Eu creio em JESus Cristo. e você. VOcê pode ter nascido na sua “igreja ‘de tradição, nela pode ter sido “batzado ‘,ter casado na igreja de nossos pais, no final da sua vida pode ter feito tudo opr sua igreja, e estado nela, mas se você não estiver em Cristo, está condenado …No céu n ão há placas de igrejas,No céu, há salvos e comprados pelos ssngue de Jesus que seguiram a Ele e a Sua Palavra..