Formação

Eis que vos anuncio uma grande alegria!

comshalom

           Quem lê atentamente o Evangelhosegundo São Lucas certamente já notou que uma de suas características maismarcantes é a alegria. Sugerimos que você ore com a Palavra de Deus segundo ométodo da Lectio divina, os trechos referentes ao nascimento de João Batista eJesus Cristo. Leia hoje, pelo menos duas vezes Lc 1,5-2,20.

 

Dentro de um trecho grande como o sugerido,devemos escolher uns poucos versículos que mais tenham nos tocado. Veja, porexemplo, os versículos que falam da alegria (cf. Lc 1,14.28.44.47;2,10).

O evangelista fala dagrande alegria messiânica já predita pelos profetas no A.T. (cf. Sf 3,14-15; Jl2,21-27; Is 12,6; Zc 2,14; 9,9). A alegria da chegada do Emanuel, oDeus-Conosco. A alegria pela presença de Deus no meio dos homens. Foi essa aalegria anunciada pelos anjos e experimentada pelos Anawin, os pobres de Javé,dos quais Maria é um exemplo ímpar.

Aos olhos humanos, osfatos relacionados com esta alegria poderiam parecer o contrário, motivo detristeza ou, no mínimo, de preocupação. O anúncio da concepção de Jesus pelopoder do Espírito Santo levou dúvida ao coração de José, que só foi aplacadadepois, com a intervenção divina. A gravidez de alto risco da idosa Isabel deveter preocupado sua família. O nascimento do Menino Jesus numa cidadesuperlotada como Belém, em uma época de recenseamento ordenado pelos romanosdeve ter preocupado José. E assim por diante. Mas a contradição é apenasaparente. A alegria da presença de Deus torna tudo relativo. Honra, saúde, bensmateriais, conforto, segurança… Tudo perde o valor em si diante do Bemverdadeiro, o único de valor absoluto. É isto que está dito ou implícito nosversículos lidos.

Diante destes versículos, medite comoestá a alegria (ou a falta dela), na sua vida. Não tenha medo de confrontarsuas dificuldades, por quaisquer motivos que sejam, com as situações relatadasno trecho da Palavra que você leu. No tempo do Natal e de fim de ano, muitossentem uma tristeza indefinida, não vendo razão para a alegria. É precisodeixar que a alegria do nascimento de Jesus relativize todos os outros fatos ousentimentos. Então, como diz São Paulo aos romanos, “nada poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus, nemtribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada!” (Rm8,35).

 

Oração

Sua oração pode iniciar assim: “Obrigado,Senhor Deus Altíssimo, que vos humilhastes a ponto de tornar-vos um de nós, emtudo semelhante a nós, menos no pecado. Obrigado, Senhor Jesus, porqueescondestes estas coisas aos sábios e doutores mas as revelastes aospequeninos. Ensina-nos a ser pobres e humildes como vós e dai-nos experimentara verdadeira alegria…” Em seguida, coloque tudo o que Deus lhe mostrou na suameditação.

Para melhor completar o último passoda Lectio, sugiro contemplar um presépio ou, pelo menos, o retrato de um deles,com o Menino Jesus, Maria e José. Deixe-se envolver por esse grande mistério daencarnação, mistério de amor e de alegria.

No final da Lectio, tome o seu cadernopara anotar as graças e os bons propósitos deste dia.

Ó Deus de bondade, que nos destes aSagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes,para que unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias davossa casa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do EspíritoSanto.

Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.