Institucional

Moysés Azevedo responde: por que é importante viver a fé em comunidade?

comshalom

moyses budapeste entrevistaEm visita à Missão do Shalom em Budapeste, na Hungria, o fundador Moysés Azevedo foi recebido por cerca de 90 jovens que participam das ações do Shalom, para um bate-papo em um café da cidade, em 9 de fevereiro. Ele contou sua experiência com o Amor de Deus, e respondeu a perguntas sobre comunidade, envio de missionários, vivência da fé e descoberta vocacional. Ao ser questionado acerca da importância de não se viver a fé sozinho, Moysés destacou a natureza comunitária do cristianismo. “É um testemunho de que Jesus nos reconcilia com Ele e uns com os outros, e de que nós somos irmãos”, disse. Confira a resposta na íntegra:

“Em primeiro lugar, eu acho importante lembrar que o cristianismo não é algo que se vive sozinho. Quando o Pai quis enviar o Filho ao mundo, Ele quis escolher uma família, uma comunidade. Quando Jesus iniciou sua missão, Ele chamou os apóstolos. Quando o Espírito Santo desceu na Igreja, gerou uma comunidade cristã. Ou seja, o cristianismo é essencialmente comunitário. E é um testemunho de que Jesus nos reconcilia com Ele e uns com os outros, e de que nós somos irmãos, somos família de Deus, podemos nos perdoar, podemos recomeçar. E essa dimensão da vida comunitária cristã é essencial, porque, na verdade, Deus é Deus de amor, é Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, uma comunhão de Amor”.

Evangelização na Europa

“Nós somos chamados a testemunhar no mundo essa comunhão de amor, essa comunhão de Deus. E este talvez seja o grande desafio da evangelização aqui no coração da Europa: testemunharmos esse amor encarnado em nossas vidas e levarmos para o outro. O Papa Francisco tem insistido em nos chamar a ser uma igreja em saída, uma igreja que não vive para si mesma, mas que se dá aos outros”.

A contribuição da Comunidade Shalom

“A experiência de vida precisa ser transmitida e eu acho que esta é uma das grandes contribuições que nós, Comunidade Shalom, em nossa pobreza, podemos dar: a alegria de ser de Deus, a alegria de sermos irmãos, a alegria de ser Igreja, e a alegria de comunicar essa alegria aos outros. Sabe qual é a raiz de nossas maiores tristezas? Imagina que você ganha um presente, um presente lindo, mas que você não mostra a ninguém, você o esconde. Então, a sua alegria dura somente um instante. Mas quando você ganha um presente bonito, que quer mostrar pra todo mundo, você quer dividir esse presente e diz: ‘Olhem o presente que eu ganhei’. É isso que acontece a um coração que encontra Jesus Cristo. Às vezes, a gente quer ficar cheio, quer ter tantas coisas, mas fica mais triste. É essa a alegria que somos chamados a comunicar, é esta a alegria da comunidade cristã, é esta a alegria que o coração humano anseia”.

 

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.