Institucional

Moysés Azevedo responde: Como se tornar um missionário?

comshalom
moyses
Moysés (ao centro) e os jovens de Budapeste

Em visita à Missão do Shalom em Budapeste, na Hungria, o fundador Moysés Azevedo foi recebido por cerca de 90 jovens que participam das ações do Shalom, para um bate-papo em um café da cidade, em 9 de fevereiro. Ele contou sua experiência com o Amor de Deus, e respondeu a perguntas sobre comunidade, envio de missionários, vivência da fé e descoberta vocacional.

Os primeiros missionários da Comunidade chegaram à Hungria em outubro de 2009, a pedido do cardeal arcebispo da Diocese de Esztergom-Budapest, Erdő Péter, que, de forma especial, pediu para se dedicarem à evangelização da juventude. Os jovens perguntaram a Moysés sobre por que os missionários foram para a Hungria e o que deve ser feito para se tornar um deles. Confira a resposta na íntegra:

– Os missionários da Comunidade tem essa missão de levar a paz para o mundo. Você tem um conselho específico? Como você prepara esses missionários? Como se tornar um missionário?

A paz nasce de uma experiência com a pessoa de Jesus Cristo. Mas ela é concretizada na nossa experiência de comunhão, de unidade, de vida comunitária. E essa experiência comum nos leva à missão. E assim, a Comunidade nasceu como uma comunidade missionária. Ou seja, aquela experiência que fizemos não cabe dentro da gente, temos a necessidade de transbordá-la. E então, entra também a dimensão da Igreja.

A Igreja, ao ver essa experiência, a experiência da Comunidade, diz: Isso é um Carisma, um dom do Espírito Santo. E reconhece como um dom do Espírito Santo. Primeiro, na igreja local, onde nascemos, depois, para a Igreja do mundo inteiro, com o reconhecimento pontifício pelo Papa Bento XVI, em 2007. E sempre foi de nossa inspiração ir onde a Igreja nos chamar, enviarmos missionários. E foi isso o que aconteceu aqui na Hungria. O cardeal Erdő Péter conheceu a Comunidade no Brasil e nos convidou para vir aqui a Budapeste para, junto a Igreja local, testemunharmos Jesus Cristo.

Como discernir, quem enviar? Mistério, mas ao mesmo tempo, escolha. É escolha de Deus e escolha de cada missionário, porque quando esses jovens fazem uma experiência com Jesus Cristo, eles se colocam à disposição do serviço à Igreja e à humanidade.

Quando Daniel, Anderson, Carol, Joicy, Vanessa fizeram sua experiência com Jesus Cristo, disseram: Moysés, eu também quero ofertar a minha vida para evangelizar os jovens. E poderiam estar no Brasil, na Europa, na África… E então entra a dimensão dos planos de Deus, não de uma maneira fatalista, imposta, mas, dentro de um processo de discernimento, de livre oferta. Deus tem um plano em que os chama a servir. Nosso conselho da Comunidade se coloca em oração, procuramos ver aqueles que se colocam à disposição para a missão, e que dizem livremente “Eis-me aqui”, e nós os enviamos. Na verdade, na verdade, eles são um presente de Deus. E eu espero que vocês estejam contentes com o presente.

 

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.