Mundo

Ficção no comshalom.org: Melquitas rezam o Akathistos durante a Quaresma

comshalom

Ficção no comshalom.org

Acompanhe no comshalom.org o dia-a-dia da família formada por Poliana, uma baiana casada com um árabe cristão, seu esposo Amir e seu filhinho Rafael. Através desses personagens, você vai conhecer o Oriente Médio, seus costumes e sua tradição.

ficçao

 

 

Ainda sobre a conversa ‘Finalmente, os melquitas’, Dr. Uisam continuou sua explicação:

– Então… Na tradição oriental e também para os melquitas, jejua-se, durante a quaresma, de segunda a sexta, de meia-noite ao meio-dia. Nesse jejum, não se come nem se bebe nada.

– Nem água? – perguntou Alberto.

– Nem água!! – frisou Uisam – Ao meio-dia celebra-se a missa para que o Corpo de Cristo seja a primeira refeição do dia. E depois pode-se comer de “tudo”, desde que não seja nem carne, nem leite, nem seus derivados!!! Também celebram-se três orações especiais: a oração dos “Pré-Santificados” ou em grego “Progesmena”; a oração das “Grandes Completas”, ou também chamada de “Oração do Senhor dos Exércitos”; e a oração do “Louvor a Nossa Senhora”, ou em grego “Akathistos“.

– Eeee… Minha cabeça começou a rodar com tanta informação – sussurrou Clarissa no ouvido de Alberto. Os dois riam ligeiramente, sem que o seu interlecutor percebesse, pois estava muito concentrado em sua explanação.

Tão concentrado quanto Paulo, que balançava a cabeça em aprovação, como alguém que já tinha conhecimento prévio do assunto. Já Poliana franzia a testa em sinal de esforço para entender tudo que seu cunhado falava, e Amir, naturalmente, ficava espantado e orgulhoso ao mesmo tempo por ver a desenvoltura com que seu irmão falava o português…

Creio, estimado leitor, que você também ficou confuso com tantas informações, por isso vamos explicar cada uma das orações em outros textos. No entanto, hoje, queremos falar um pouco sobre o Akathistos.

A palavra “Akathistos” vem do grego, língua em que foi escrita originalmente essa oração e quer dizer “Em pé”, pois deve ser rezada em pé! É composta por duas partes. Em ambas as partes, repete-se a saudação do anjo: “Ave ó…” e acrescenta-se um título ou uma virtude da Virgem Maria. A segunda parte ficou famosa entre os Missionários da Comunidade Shalom, pois é cantada durante o Advento na Comunidade de Vida.

Por que os melquitas rezam o Akathistos durante a Quaresma? Simples: porque sempre a Solenidade da Anunciação cai durante a Quaresma e esse é o modo oriental de celebrar com muito amor a Encarnação do Verbo e o sim de Maria.

maria

Essa oração é rezada sempre às sextas-feiras, à tardinha. Por quê? Porque o sábado é dedicado a Nossa Senhora e, no oriente, o sábado começa no pôr-do-sol do dia anterior.

Por que estou falando sobre isso hoje? Porque sexta-feira passada foi o último dia em que se rezou o Akathistos esse ano (e foi o único dia em que o rezamos por completo, ou seja, durante 3h seguidas cantamos o louvor a Maria), pois sexta-feira que vem já começam os preparativos para a Semana Santa.

Mas isso é um outro assunto… E você? Já parou para pensar que Maria é a Mestra que nos ensina a sermos mais humanos? Entremos no ventre de Maria nessa Quaresma e ressuscitemos com Cristo para uma vida nova, para um novo nascimento!!!

Por isso, honremos a Maria e rezemos juntos:

Eu sou do teu rebanho, ó Mãe de Deus, e te confiro os lauréis da vitória, a ti, ó Senhora Gloriosa, o penhor de minha gratidão, como a um general que combateu por nós e nos salvou de terríveis calamidades. E, como tens um poder invencível, livra-nos dos perigos de toda espécie para que te aclamemos: Ave, ó Virgem e Esposa! (Canto Bizantino da Solenidade da Anunciação).

Leia também: Finalmente, os melquitas

 

Um grande abraço e até a próxima

Thiago Freire


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.