Institucional

Membros do Shalom fazem promessas definitivas no Rio

comshalom

missa definitivos shalom rio 20150422122155Treze membros da Comunidade Shalom no Rio fizeram promessas definitivas no Carisma nesta terça-feira, 21 de abril. Dois são da Comunidade de Vida: Erlison Galvão e Elaine Kaliana; e onze da Aliança: Armênio Souza, Cíntia Lima, Cristina Glória, Fábia Gomes, Hannele Boel, Lilian Reis, Maria da Penha Belizário, Mônica Saddi e Ricardo Sales.

“Pedem a misericórdia de Deus”, destacou o presidente da celebração, dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em referência a uma das respostas durante o rito de consagração definitiva.

missa definitivos shalom rio 11136308_1075873552429856_1624206080544385710_oCom base na liturgia do dia, dom Roberto ressaltou o primeiro mártir. “Estêvão mostra que podemos nos entregar totalmente ao Senhor. Ele fez a experiência profunda com o Senhor”. E lembrou: “O martírio está voltando hoje em grandes proporções. Estêvão dá seu testemunho. Exalta o Senhor e faz sua oração: Acolhe meu espírito. Este é um grande exemplo para quem faz as promessas definitivas”.

De acordo com dom Roberto, um membro da Comunidade Shalom deve ser sempre alegre, perito na caridade, no apostolado, em ouvir o Espírito Santo. “Para isso, vocês têm Santa Teresa”, disse. “Ela dá o caminho de perfeição. Basta ser fiel à espiritualidade de Teresa, uma mulher que não tem medo, que quer que Jesus seja conhecido. E São Francisco, o pobre e humilde, ensina a ir ao encontro sem fazer acepção de pessoas”.

missa definitivos shalom rio  i20150422122200Ele também ensinou o que é “ter um Tau”. Para ele, o Tau revela a importância de ser um sinal, de viver a dinâmica pascal.

A responsável local, Roneide Santos, destacou o significado das promessas definitivas: “Quando a gente fala ‘para sempre’ parece ser algo que ainda falta muito. Mas o para sempre é agora. O para sempre nos envolve agora. O definitivo sou eu dizendo ao Senhor: ‘Quero viver eternamente em Ti, em Tua presença’. Todo o meu ser deve ser regulado em Ti”.

Ela destacou o martírio de milhões de cristãos que são perseguidos e mortos atualmente. E comparou estes aos que se consagravam: “Vocês estão dizendo que hoje querem isto, que querem por ser alvos deste amor, querem viver plenamente. As renúncias aumentam e ficam mais escondidas ainda. Morrem a cada dia para que o outro viva”.

Roneide explicou que a consciência de ser todo de Deus se faz mais presente. “Essa consciência se faz presente e eu passo a experimentar este Deus que vale a pena. Tem que ser algo que os outros percebam que é uma vida de oferta. Aquele que nos amou e vai nos amar sempre. O dia inteiro a gente morre para o mundo, todos os dias, e ressuscitamos para Ele. Não promete riqueza, promete a eternidade. O para sempre é hoje. Para sempre é agora. Não é algo inalcançável. Esse definitivo hoje é dizer ao Senhor que quero viver para a eternidade a cada dia”, afirmou.

Carol de Castro

Edição: Emanuele Sales

 

Mais sobre as Missas da Vocação

Para mais informações sobre nossas atividades ou sobre o Shalom no Rio:
sitecomshalom.org/rio
face www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.

confira-também


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.