Institucional

A salvação é abrir o coração ao amor infinito de Deus

comshalom

dom javier homilia“A salvação não é um caminho complicado, de coisas difíceis que tenho que fazer. A salvação é abrir o coração ao amor infinito de Deus”, foi o que afirmou o arcebispo de Granada, na Espanha, dom Javier Martínez, durante Missa celebrada no Fórum Shalom, nesta sexta-feira (1º). O religioso deu dicas de como falar sobre o amor de Deus em um primeiro anúncio, chamado “querigma”. “Esta salvação tem um nome e um rosto: Jesus Cristo”, concluiu.

As dicas têm base no discurso de São Paulo narrado nos Atos dos Apóstolos. Segundo dom Javier, a pregação de Paulo é um perfeito exemplo de querigma. Confira:

1. Anunciar que a salvação não é um caminho complicado. “Paulo diz: ‘Irmãos, a vós foi enviada a mensagem da salvação’. A mensagem do Evangelho é atual. Às vezes, para nós, é difícil acreditar porque não nos achamos dignos da morte e ressurreição de Jesus Cristo. E de fato, não somos, mas Deus nos quer. Ele nos ama com este amor. A salvação não é um caminho complicado, de coisas difíceis que tenho que fazer. A salvação é abrir o coração ao amor infinito de Deus”, afirmou o bispo.

2. O anúncio da salvação tem que remeter a Jesus Cristo. “Esta salvação tem um nome e um rosto: Jesus Cristo. Ele vem até nós para nos elevar a Deus, Ele é nossa plenitude e salvação. O Evangelho de hoje diz com clareza: ‘eu sou o caminho, a verdade e a vida’.”, afirmou dom Javier. Verdade, bem, amor, beleza, mas sem limites, sem tempo nem condições promete Jesus a quem vive Nele. Ao citar C.S Lewis, o bispo explica que quando Cristo diz isso, ou Ele fala a verdade ou é um louco. “Não há meio termo. Isso só pode dizer alguém que não tem conhecimento de nada, é um louco, ou quem? Esse pensamento é de C. S Lewis. Ou se acredita na mensagem de Jesus ou é tudo loucura”, disse. Ele destacou que Cristo é a verdade mais profunda de cada um. “És imagem e semelhança de Deus e foste feito para Deus”, afirmou.

3. Anunciar que o amor é a verdade. Por isso se anuncia o Evangelho, como Paulo nos Atos dos Apóstolos: “Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus” (At 13). Aqui São Paulo pensa nas promessas feitas ao povo judeu, como no livro do profeta Isaías, capítulo 61, em que Deus promete tirar as vestes velhas de seu povo e vesti-lo como a uma noiva. Estas promessas não foram feitas somente ao povo judeu, mas estão impressas nos corações dos homens e mulheres deste tempo. “São desejos de uma vida verdadeira, justa e bela. Essa dimensão do querigma é essencial. Temos de dizer aos homens que existe um lugar onde nossa humanidade floresce e frutifica. E isso não é utopia, porque utopia só existe em nossos sonhos. Jesus não é utopia é a experiência da salvação.”, afirma o bispo. As nações a quem o anúncio do amor de Deus é direcionado “somos todos nós, são todos os homens”, segundo ele.

Dom Javier concluiu a homilia ao enfatizar que a promessa se cumpre em Jesus Cristo, que é a própria meta e leva à meta. “Ele segura a nossa mão, guia-nos e nunca nos soltará. Nós podemos dar as costas a Jesus, mas Ele nunca nos dará as costas”.

“Colocai a vossa vida cheia de juventude e de desejo nas mãos de Jesus. Lembrai-vos de que quando cuidamos de guardar a nossa vida, nós a perdemos”. E citou o personagem Smigle, da trilogia de C.S Lewis, “O Senhor dos Anéis”. Smigle dizia: “Meu tesouro, meu anel”, e se tornava a cada dia menor, menos humano, mais pobre. “Ao contrário, quando damos a nossa vida a Cristo, ela resplandece. É uma economia diferente da do mundo. Pôr a nossa vida no banco que é Jesus é fazer com que ela seja uma explosão de gozo e de alegria. Amém”, finalizou.

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.