Shalom

Fórum Shalom recebe participantes de 16 estados

comshalom

_DSC0052Evento alcançou uma média de 3,5 mil pessoas nos dois primeiros dias e no domingo, 3 de maio, chegou a 4 mil. O tema “A alegria do Evangelho” foi abordado com palestras e workshops

Com o tema “A alegria do Evangelho”, o Fórum Shalom 2015 aprofundou experiências de evangelização entre os dias 1º a 3 de maio no Pavilhão D do Centro de Eventos do Ceará. O evento alcançou uma média de 3,5 mil pessoas nos dois primeiros dias e no domingo, 3 de maio, chegou a 4 mil, superando as expectativas da organização.

Os participantes vieram de 16 estados brasileiros. Os maiores grupos são dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Os participantes vieram ainda do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além disso, o evento contou com a presença de italianos, chilenos, espanhóis e colombianos.

“O Fórum superou as expectativas de público, alcançou as pessoas e favoreceu a comunhão eclesial”, destacou um dos organizadores do Fórum, o missionário da Comunidade Shalom, padre Silvio Scopel.

Padre Sílvio ressaltou que houve vários feedbacks positivos de que os conteúdos propostos foram bem aplicados. Depois do evento, as lideranças estão mais motivadas a anunciar o Evangelho com alegria. O pedido da Comunidade e da Igreja é “que levem a todos a alegria do Evangelho e façam discípulos”, destacou o sacerdote.

Evangelii Gaudium

A exortação apostólica do Papa Francisco, “Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho”, foi o tema central das palestras magnas da manhã durante o Fórum.  O arcebispo de Granada (Espanha), dom Javier Martinez, abriu o ciclo de palestras na sexta-feira, 1º de maio. O título de sua pregação foi “Querigma, o coração da evangelização”, no qual deu ênfase à importância do testemunho cristão.

De acordo com o religioso, a Igreja não tem outra mensagem a não ser “Cristo Ressuscitou”. Para dom Javier, a comunicação do cristão deve ser sempre um testemunho. “A maioria das pessoas que vocês encontrarem talvez não busquem a Deus, mas todos buscam uma humanidade bela e verdadeira. Só Cristo faz possível essa humanidade verdadeira. Jesus te diz um ‘sim’ para sempre, sem condições”, explicou.

A cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, pregou com o tema “Maria na Evangelii Gaudium” no sábado, 2 de maio. Entre músicas marianas e testemunhos, Emmir interagiu com os participantes e foi aprofundando a presença de Nossa Senhora nas três características do querigma, que é o anúncio da ternura e da misericórdia de Deus.

“Maria recebe em primeiríssima mão do próprio Deus, esse anúncio, Nossa Senhora é a mulher querigma, basta ela se fazer presente e o anuncio está feito”, disse a cofundadora, ao enfatizar que essa foi a maior boa notícia que a humanidade recebeu.

O arcebispo de Salvador (Bahia) e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, palestrou com o tema “Evangelizadores no Espírito.” Ele foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

De acordo com dom Murilo, o papa Francisco motiva os cristãos a “evangelizarem com a fé no Ressuscitado que penetrou no obscuro da vida humana, a vida espiritual, a devoção mariana.”

Workshops

A evangelização dos jovens, das famílias e dos pobres foram os temas dos workshops ministrados na tarde do domingo, 3 de maio. Padre João Chagas, responsável pelo setor Jovem do Pontifício Conselho para os leigos, tratou de “Evangelização dos Jovens”; João Edson e Gorette Queiroz falaram sobre “Evangelização das Famílias”. “Evangelização dos Pobres” foi o tema do workshop ministrado por João Bala.

A programação da tarde é composta por nove workshops; três a cada tarde. Depois da explanação, há uma oficina prática sobre o tema com resposta a perguntas dos participantes. Os workshops têm livros de apoio que o participante pode adquirir para aprofundar o assunto tratado. A programação se encerra com a Santa Missa celebrada pelo arcebispo pregador.

O segundo dia da programação trouxe os workshops “Pescadores de Homens”, que tratou da evangelização pessoa a pessoa com Gabriella Dias. O padre Sílvio Scopel falou sobre “Acompanhamento Pessoal” e Wilde Fábio sobre “Evangelização através das artes”.

A programação da tarde do primeiro dia de evento contemplou três workshops, com explanação e oficina prática sobre o tema debatido. “Combate Espiritual” foi o tema tratado pelo padre João Chagas. A cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, falou sobre ” Vida de Oração”. Já o padre Antonio Furtado, missionário da Comunidade Shalom, coordenou workshop sobre o tema “Oração e uso de carismas”.

Livros lançados

Com conteúdos formativos e voltados para a oração e evangelização, as Edições Shalom lançaram seis livros durante o Fórum Shalom. Os novos títulos têm temas relativos aos workshops realizados no evento.  “Os livros são de conteúdo formativo e apontam para uma formação, vida de oração mais aprofundada, evangelização”, ressaltou Jefferson Privino, coordenador editorial das Edições Shalom.

Os novos títulos foram Leve a sério sua vida espiritual: oração aos moldes de Teresa, de Emmir Nogueira; Trilhando o caminho: Acompanhamento pessoal, Laura Martins; Pescadores de homens: Evangelizar com ousadia, de Gabriella Márcia Dias; Felizes os pobres: o tesouro de Deus, de João Patriolino Dias Júnior, o João Bala; Por Cristo fomos curados: Uma Introdução aos sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos com Pe. João Paulo Dantas eManual do Formador Pessoal, de Germana Perdigão.

 

Teresa Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.