Institucional

Arcebispo de Fortaleza preside missa solene de dedicação da Igreja da Prainha

comshalom

IMG_20150513_101752368_HDRIgreja passou por reforma iniciada em setembro do ano passado. Celebração marca aniversário natalício de 67 anos de Dom José Antonio

A Igreja Nossa Senhora da Conceição da Prainha foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira, 13, depois de passar por uma reforma, iniciada em setembro do ano passado. O arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi, presidiu missa solene de dedicação do altar e da igreja, às 10h. A celebração eucarística também marcou o aniversário natalício de 67 anos de Dom José.

“É um momento de agradecer a Deus porque Ele nos fez a sua casa. O templo material é o significado do templo humano, que é a união do povo de Deus, a família que Deus reuniu”, ressaltou o arcebispo. Ele explicou durante a homilia que é grande o significado da igreja para a Arquidiocese. A Igreja da Prainha, como é conhecida, recebeu a primeira missa em 1841. O templo foi utilizado pelo Seminário da Prainha durante o tempo em que funcionou no local. Posteriormente passou por ampliação e serviu aos ofícios realizados por padres e seminaristas.

A reforma precisou ser realizada em um nível intenso porque a igreja estava em estado grave de deteriorização, de acordo com padre Clairton Alexandrino de Oliveira, pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza. “Foi uma renovação completa de tal modo que o arcebispo resolveu fazer uma dedicação. É como se a igreja tivesse sido construída agora”, explicou.  A estrutura original foi mantida. A reforma foi orçada em R$ 500 mil. “Que Nossa Senhora seja amada e ajude-nos a nos aproximar de seu filho Jesus e segui-lo no dia a dia”, completou.

Devoção a Nossa Senhora

Dom José Antonio destacou que é devoto de Nossa Senhora. “Os filhos têm que ser devotos da mãe. Além disso, ela me deu esse presente tão carinhoso de nascer no dia em que se comemora a aparição dela em Fátima. Eu só posso agradecer a ela por isso.”

Durante a homilia, o arcebispo destacou que ao falar por meio do profeta, o Senhor quer nos dizer que seu povo eleito será sinal da presença do próprio Deus no mundo. “Na aridez do deserto, Deus faz brotar a vida”, destacou. Ele lembrou que Nossa Senhora ao aparecer em Fátima trouxe uma mensagem de paz para a humanidade que vivia os horrores da Primeira Guerra Mundial. “É preciso voltar à oração que forma corações fraternos.”

O arcebispo destacou que para a comemoração do jubileu da Arquidiocese foi elaborado um calendário e as equipes definidas estão se articulando. “Desejamos marcar essa data de 100 anos da Arquidiocese como igreja mãe das dioceses do Ceará. Queremos marcar com ação de graças agradecendo a Deus porque tudo é dom de Deus e assumindo no mundo de hoje um grande desejo de missão, de anúncio do Evangelho, de fazer chegar ao coração das pessoas a alegria do Evangelho de Jesus.”

Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Teresa Fernandes
MTB 2191/CE
Cel.: 85 8878.3678 (OI)
85 9837.1130 (TIM)
85 8182.4326 (VIVO)

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.