Institucional

Cerca de 800 pessoas participam de Tríduo de Pentecostes

comshalom

11241234_820163161399141_4882723196517823897_oA Comunidade Católica Shalom em São Luís realizou no último fim de semana o Tríduo de Pentecostes. O Tríduo é a ocasião de preparação para a Solenidade de Pentecostes, uma das datas mais importantes do calendário cristão, que relembra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos após a subida de Jesus aos céus. Cerca de 800 pessoas participaram dos três dias de evento.

Para o responsável local da Missão de São Luís, Adalberto Souto, o tríduo foi o momento de atualizar a experiência com o Espírito Santo. “Foi um momento de muitas graças não só para os que participaram pela primeira vez do evento conosco, mas também para nós membros da Comunidade. Nesses três dias nós aprofundamos a respeito da vinda do Espírito Santo sobre os discípulos no cenáculo, juntamente com Maria e reviver, atualizar esse mistério em nossa vida. Todos nós saímos daqui com uma nova experiência com Deus a partir da efusão do Espírito Santo”.

11130476_819568101458647_3869805288667376943_oDurante os três dias de evento os participantes puderem viver momentos de oração, oficina de dons, louvor, confissão e missas. Além da pregação dos membros da Comunidade, esse ano a Missão de São Luís contou a pregação do diácono Francisco Camelo, da Renovação Carismática Católica (RCC), que falou sobre As promessas do Pai para ti, que é justamente sobre a vinda do Espirito Santo, consolador, que ajudaria os discípulos a viver o evangelho e formar a igreja missionaria chegando aos confins do mundo.

Para a estudante Daiane Ribeiro, que participou pela primeira vez do tríduo, o momento da Efusão do Espirito Santo foi para perder o medo e ouvir a voz de Deus. “Eu participei apenas do último dia de tríduo, mas posso dizer que Deus fez muito na minha vida, por meio do Espírito Santo. Eu estava com alguns problemas ao longo da semana que me deixaram triste. Os meus amigos do meu grupo de oração perceberam isso. E aqui eu recebi a resposta de Deus para que eu precisava. Hoje meu coração se abriu, eu perdi o medo e Deus me falou aquilo que eu precisava ouvi. Estou muito grata a Deus por tudo”, contou.

11312640_820162658065858_1119225100330518035_o“Eu estou na obra Shalom há cerca de um mês e tríduo foi o momento que eu precisava. Onde Deus falou para mim sobre perdão, sobre guardar mágoas e eu sei que ele sabe o que eu tenho passado, pois  ouvi Deus falando diretamente para mim através da oração. Hoje eu saio daqui em paz e eu estou muito feliz”, disse Michelly Sousa, jovem da obra Shalom.

E para renovar a vivência do carisma, descobrir novos dons, um dos últimos momentos do tríduo foi a Efusão do Espirito Santo. Logo após foi iniciada a Santa Missa, que fechou a programação dos três dias. Na homília do domingo, o padre Cledison Reis Lima falou sobre a ação do Espirito Santo que fez com que os discípulos doassem suas vidas na pregação do evangelho.

11229845_820167384732052_6718744394882577263_o“A ação do Espírito Santo fez com que os discípulos dessem a vida pelo evangelho. Os homens frágeis que receberam a unção de Deus, não puderam mais reter aquilo em seus corações. Pentecostes foi uma grande manifestação do amor de Deus. Nós que pertencemos a vocação Shalom, que é uma vocação carismática, não podemos viver sem colocar a nossa espiritualidade em prática. Todos nós somos chamados a uma vida carismática. Nós devemos pedir ao Espírito Santo para que, em todas as situações, sejamos conduzidos pelo espirito santo”, exortou.

Na ocasião, foi abençoado também o novo ícone da missão de São Luís, Primazia da Misericórdia, escrito pelo artista plástico e consagrado da Comunidade de Aliança, Adonias Júnnior. O ícone retrata Pentecostes e foi escrito a partir das orações e retiro pessoal do artista.

11336864_820165801398877_7429309041778988036_o“O ícone é a representação do colégio apostólico. Os doze discípulos, incluindo matias. A presença além de Nossa Senhora, das três Marias. Maria de Madalena, que no ícone está de olhos fechados e mãos estendidas sobre o peito. Uma referência para nós que temos a vocação Shalom, pois ela representa a contemplação. Maria de Bethânia, aos pés de Nossa Senhora. Ela que se lança para tocar no manto do Espirito Santo, ela é o segundo tripé da nossa vocação que é a unidade, que só brota do coração contemplativo. A Terceira mulher é Maria de Cleofas, ela é referência do nosso terceiro tripé que é a evangelização, enquanto Shalom. Maria de Cleofas esteve em todo percurso da paixão de Jesus, ela com o coração incendiado de amor, quis ungir o corpo de Jesus morto, mas não o encontrou no sepulcro. E ela teve a experiência de contemplar o Jesus ressuscitado que passou pela cruz”.

DIVULGAÇÃO

Este ano um dos destaques do Tríduo de Pentecostes foi abertura da divulgação nos meios comunicação. O tríduo realizado pela Comunidade Católica Shalom foi capa do maior jornal impresso de circulação do estado além de espaços com entrevistas de divulgação e cobertura, o que atraiu também um novo público para o evento.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.