Institucional

Segundo dia do Caia na Real, na UFPB ‘só os loucos sabem’

comshalom

Na tarde desse domingo (31) foi realizada a segunda parte do evento Caia na Real, da terceira edição do Seminário de Vida no Espírito Santo para Universitários (SVES) na Universidade Federal da Paraíba. Esse segundo momento começou com uma missa ministrada pelo Padre Claúdio.

A única pregação da tarde foi feita pelo Felipe Ramos, estudante de jornalismo da UFPB e postulante na Comunidade Católica Shalom, com o tema “Crescer na Graça”. A palestra começa com uma referência a efusão no Espírito Santo ocorrida mais cedo e em como as pessoas participantes estavam transformadas e mais radiantes por terem conhecido a verdadeira graça de Deus. Entretanto, ele diz que não teria adiantado nada se os participantes não tivessem aberto a porta para Ele, porque “Deus só abre a porta de quem deixa, afinal, Ele não é mal educado”.

Em seguida, debateu-se sobre a questão do jovem ser rebelde, exagerado por natureza. Tudo que o jovem faz é em excesso, então por que o amor que os jovens sentem por Deus não pode ser exagerado? Felipe utiliza da famosa música do Cazuza “Exagerado” para fazer valer seu ponto de que nós, jovens, devemos amar ao Criador de forma aberta, louca e exagerada, jogado em seus pés e que por Ele largaríamos tudo. Ainda nesse assunto é citada a imagem de Madalena, que ela se jogou aos pés de Jesus, que ela se entregou de forma exagerada e intensa e que deveríamos ser que nem ela, simplesmente exagerados!

Um tema que também foi bastante discutido foi sobre o brasileiro Guido Schäeffer que pode se tornar o primeiro santo surfista brasileiro. O palestrante faz da imagem de Guido uma inspiração para os ali presentes, um jovem normal que nem a gente mas que mesmo na terra, já tocava o céu. Dessa lição, um convite é feito aos participantes para formarem um grupo de oração, pois, esse é o primeiro passo para estarem sempre em contato com Deus e começarem a fazer finalmente sua verdadeira revolução interior.

Por último, houve um momento de partilha de testemunhos sobre o que todos vivenciaram durante o seminário, o que mudaram, o que foi tocado e assim por diante. Everto Lucena disse que foi “Uma experiência com o Espírito, onde eu não achava que seria capaz de orar em línguas. Então aconteceu”. Já a participante Marina Marinho diz que “Foi maravilhoso, me sinto uma nova pessoa” e ainda convida outras pessoas a participarem do Seminário Vida: “Gente, é muito bom e vocês deviam também vivenciar isso”. Yasmin desabafou na hora que “Sabia que faltava algo dentro de mim”. Entretanto, um dos momentos mais emocionantes dos testemunhos foi quando mãe e filha falaram sobre suas experiências, a mãe Lamenice da Silva disse que “Minha filha Amanda participava e eu criticava, um dia Jesus me tocou e me pediu uma grande renuncia” e sua filha Amanda completa com a frase “Minha caminhada não foi em vão. Hoje Jesus te ama e te afunda na renuncia”.

E assim termina mais uma edição do Seminário de Vida no Espírito Santo para Universitários, uma experiência única que curou e uniu diversos corações jovens e necessitados, carentes de um amor divino e de um caminho a seguir. Até a próxima edição.

Por: Viviane Vinagre


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.