Shalom

Dom Vasconcelos é nomeado bispo de Sobral

comshalom
Dom+vasconcelos
Dom Vasconcelos ocupava o cargo de Administrador Apostólico da Diocese de Sobral desde fevereiro

O papa Francisco nomeou como novo bispo da diocese de Sobral, na região norte do Ceará, o monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos, informou nesta quarta-feira (8) a Santa Sé, em comunicado.

Em seu perfil no facebook, o novo bispo diz: “Rezem por mim. ‘Eis que estou no meio de vós como aquele que serve’. (Lc 22,27)”.

Dom Vasconcelos era até agora bispo titular de Canapio e auxiliar de Fortaleza. Em fevereiro deste ano, foi nomeado como Administrador Apostólico da Diocese de Sobral, vacante desde a transferência de dom Odelir José Magri, mccj, hoje bispo de Chapecó-SC.

Nascido em 12 de maio de 1963 em Garanhuns (Pernambuco), se ordenou como sacerdote em 9 de dezembro de 1989.

O novo bispo de Sobral começou seus estudos filosóficos no Seminário do Regional Nordeste II e no Instituto Teológico de Recife.

Dom Vasconcelos concluiu os cursos de Filosofia e Teologia na Faculdade de Nossa Senhora da Assunção de São Paulo e formou-se em Teologia Patrística na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Seu ministério esteve especialmente vinculado a sua cidade natal, Garanhuns, e nesta diocese exerceu o cargo de vigário da paróquia de Nossa Senhora da Concepção em Águas Belas e na paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaíba.

Também foi coordenador diocesano de Pastoral, membro da equipe de formação do Seminário Interdiocesano e reitor do Seminário Maior Nossa Senhora das Dores.

Em 21 de março de 2012 foi nomeado bispo de Canapio e auxiliar de Fortaleza pelo então papa Bento XVI. Já em 1º de fevereiro de 2015 foi nomeado administrador apostólico de Sobral.

A posse está marcada para o dia 29 de agosto de 2015.

CNBB, com edição de Zaíra Almeida


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.