“O Senhor nosso Deus, que merece todo amor do mundo, realiza uma obra no meio de nós: uma obra nova, um caminho novo. Este caminho é real e cada dia que passa eu sinto concretizar-se mais fortemente em meu coração. É algo novo, é algo maravilhoso. Sinto como Deus querendo presentear ao mundo mais uma manifestação de Seu poder criador”
(Escrito Obra Nova, da Comunidade Católica Shalom)
Nos 33 anos da Comunidade Católica Shalom, comemorados no dia 9 de julho, muito o Senhor fez, e o testemunho de vida é fruto concreto de quem foi alcançado por esta magnífica vocação!
“A vocação surgiu na minha vida em 2010, por meio de um Acampamento de Jovens Shalom, o Acamp’s. Nesse evento, fui alcançado na minha área espiritual, já que não tinha dimensão de algo vocacional, pois pouco sabia e conhecia sobre isso. A vocação Shalom me chamou muito atenção desde esse acampamento, pois lá eu tive uma forte experiência com o amor de Deus e também com a vocação. De forma simples mas desejosa, fui vivenciando a experiência e conhecendo mais a Deus, a mim mesmo e a vocação ao qual Ele me atraía sempre mais e mais. O desejo era bem mais forte que eu e, pouco tempo após a minha experiência no Acamp’s, fui convidado para participar do vocacional aberto. Fui inserido no grupo vocacional, retirando e esclarecendo as possíveis dúvidas em relação à vocação à Comunidade, fui me inserindo ao carisma, ao corpo comunitário. Mesmo não sendo apenas um jovem vocacionado da Obra, sentia fortemente a vocação em mim. Eu precisava apenas cultivar a semente lançada por Deus e me deixar ser conduzido por Ele e por Sua vontade, pois o meu desejo era ser um com o corpo comunitário. Ardia em mim o desejo de ser diferente, de não ser mais um, então de forma radical fui deixando-me ser conduzido por Deus e os planos e projetos pessoais passaram a ter Deus como centro. A minha vida foi ganhando sentido, uma direção. Hoje sou postulante de segundo ano da Comunidade de Aliança Shalom e Deus me dá por meio dessa vocação “cem vezes mais” aquilo que eu merecia. Sou feliz por essa eleição de Deus, por essa via de resgate, não só para mim, pois a vocação não é para mim, e sim pra Deus, para a Comunidade e para os outros. Sou feliz por viver esse amor que vai além das minhas forças, mas ao qual Ele me chamou e me concederá a graça de vivê-lo a cada dia. Outro sentimento não tenho a não ser GRATIDÃO por essa experiência que há cinco anos mudou minha vida. O desejo é de sempre testemunhar e dar de graça aquilo que de graça recebi, com muito amor. Sou muito feliz e grato a Deus e com o coração cheio de desejo, digo: “Obrigado, Senhor por me haveres escolhido! Amém!”
Anderson Vinycius, postulante de segundo ano da Comunidade de Aliança Shalom
“Durante essa semana, pude fazer memória da condução de Deus na minha história, e perceber que não havia outra forma de Deus se manifestar a mim, se não fosse através da Comunidade. Foi com o contato primeiro com o Carisma, com a oração que pude perceber que aquela forma de rezar, de viver o Evangelho me chamou a atenção e aqui eu encontrei Deus, assim se deu a minha atração à vocação, nessa identificação. Percebendo a condução de Deus no meu ano vocacional, louvo pelo sustento da Sua graça. Olho pra trás e vejo a força de Deus, que tem me feito apaixonada pela vocação. Ele tem feito todas as coisas; a obra tem sido Dele. Vejo a fidelidade de Deus em meio às minhas fraquezas. Olhando pro meu chamado à Comunidade de Vida, vejo que é o melhor para mim, é a certeza de que aqui é o meu lugar. Diante de Deus, com os Estatutos nas mãos, lendo o que sou chamada a viver na vocação, tenho certeza de que é o lugar pra minha conversão ao Evangelho, onde Deus quer me fazer santa. Por isso, a minha gratidão à vocação, ao “sim” dos primeiros, ao “sim” do Moysés, da Emmir, ao “sim” de todos os irmãos da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança; a minha gratidão pelas ofertas, pelas renúncias vividas. Louvo por aqui Deus ter me plantado e onde Ele me colherá também. Vale a pena!”
Carolina Machado, discípula de segundo ano da Comunidade de Vida Shalom
“Como o sepulcro que Ele deixou vazio, assim também esvaziou meu coração um dia, de toda morte, de todo aparente fracasso e, assim, tornou-o capaz de se encher de alegria, de ressurreição, de misericórdia. Esta última graça eu provo todos os dias e por ela sou convocado pelo Senhor a levar também a experiência misericordiosa Dele a todos os que me rodeiam. Eu sempre digo: “O Senhor que trata minhas feridas, Ele me quer ver tratando a dos outros também!” No Shalom, experimentei pela primeira vez o tão grande Amor de Deus. É neste Carisma também onde conheço e amo mais a Santa Igreja e descubro a riqueza da evangelização, da vida de intimidade com Deus e da unidade. Aqui vivo a alegria da radicalidade, de optar por ser todo de Deus, mesmo sendo algo desafiante, mas sempre confiando que essa vivência é caminho de Santidade, não por presunção, mas por vocação, como diz nosso fundador. É tão verdade que a Vocação faz parte da nossa história, da nossa mais profunda identidade, que me recordo que ainda criança eu tinha uma devoção muito filial por Nossa Senhora Rainha da Paz, título mariano que tanto invocamos na Comunidade Shalom. Vejo também a importância da mãe do Senhor que zelava por mim e me encaminhou, de certa forma, a conhecer tão belo Carisma.”
Lucas Ayres, 19 anos, Vocacionado à Comunidade Católica Shalom