Institucional

Amado e eleito por Deus, passei a me sentir chamado a uma vocação

comshalom

Confira testemunho de Edie Behtlem, missionário da Comunidade Católica Shalom, que em 7 sete de agosto será ordenado diácono, e, em 22 de dezembro, se tornará padre.

.: Leia também: Shalom terá novos diáconos em agosto

edieEu me chamo Edie Bethlem Suassuna Lemos, sou membro com promessas definitivas na Comunidade de Vida da Comunidade Católica Shalom. Comecei o meu caminho missionário em 1998 e hoje moro na nossa casa de missão em Roma, onde comecei e conclui o curso de Teologia.

Gostaria de contar um pouco para você sobre o meu chamado para ser padre e sobre o meu caminho trilhado até aqui, até porque tenho a alegria de dizer que a minha ordenação presbiteral já foi marcada para dezembro desse ano.

Durante minha infância, escutei muitas vezes o meu pai perguntar o que eu seria quando crescesse… pergunta condicionada por uma resposta que ele mesmo já tinha me ensinado. “Vou ser padre”, dizia com toda a alegria, pois sabia que o estava agradando. Todo filho quer receber a aprovação do pai naquilo que faz, não é verdade? Porém, na adolescência, foi colocado um ponto final nessa conversa. Era um assunto que me incomodava…

A Providência Divina me conduziu a fazer um caminho no grupo de oração da Comunidade Shalom com apenas dez anos. Desde então, a minha vida ganhou um lugar a mais para frequentar, além da minha casa, das casas dos parentes e da escola. O Shalom me deu também um tempo a mais para me ocupar, insistindo sempre para eu dedicar momentos do meu dia à oração e da minha semana ao serviço. Isso é o que hoje chamamos de “Caminho da Paz”. Mesmo tendo tido uma experiência com Deus muito jovem e trilhando esse caminho, eu não pensava mesmo em celebrar missa.

Descobri ao longo desse itinerário espiritual da Comunidade Shalom que era amado e eleito por Deus, sentia-me chamado a uma vocação. Aos meus dezoito anos, ingressei na Comunidade de Vida. E digo pra você: pensava em me casar. Meu pai voltou à ativa naquela história que você pode imaginar, dizendo ao final da missa onde fiz a minha consagração: “Meu filho, eu vi você hoje como um padre”. A minha resposta foi imediata: “Pai, eu acabei de me consagrar como solteiro e não como celibatário”, demonstrando o meu desejo de formar uma família. E a sua resposta, sempre muito original, e expressando muita segurança foi: “Só eu e Melquisedec sabemos…”. Dei uma boa risada e continuei como se fosse uma brincadeira.

Realmente meu pai e Melquisedec sabiam! Comecei a me sentir chamado ao celibato consagrado e logo depois já falava em ser padre. Lembro-me do dia em que vi um padre jovem celebrando uma missa e dentro de mim surgia uma vontade de ser como ele. Deus foi me falando intensamente ao coração e foi me revelando o seu plano pra minha vida a partir da vocação ao sacerdócio.

Quero concluir este breve testemunho agradecendo a Deus pelo cumprimento da Sua vontade na minha vida. Agradecendo também aos meus familiares, aos irmãos de Comunidade e aos queridos benfeitores, por terem me ajudado nesse caminho de formação. Muito obrigado!

Edie Bethlem Suassuna Lemos

O Shalom conta hoje com 27 padres em missão no Brasil e em outros países. Mais de 60 membros estão no seminário. Você pode participar da missão de enviar ao mundo novos sacerdotes, rezando por eles e colaborando com a formação dos futuros padres. Envie um e-mail ou WhatsApp com a resposta “EU QUERO” para seminaristas@comshalom.org ou (85) 8829.6477 (WhatsApp) e seja nosso benfeitor. É uma alegria saber que “Se depender de você, sempre haverá novos padres”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.