Mundo

Operação resgata 600 emigrantes no Mediterrâneo

comshalom

navalUma operação realizada nesta quinta-feira por navios humanitários permitiu salvar todos os 600 emigrantes a bordo de um barco pesqueiro que havia partido da Líbia e estava prestes a naufragar no Mediterrâneo.

“Acabamos de concluir nossa operação de resgate mais perigosa e complexa”, tuitaram a Médicos sem Fronteiras (MSF) e a organização maltesa Moas, que realizam este tipo de operação conjunta desde abril nas águas líbias.

As tripulações do “Phaenix” e do “Bourbon Argos”, que haviam participado das operações de resgate de sobreviventes após o naufrágio que deixou mais de 200 desaparecidos na quarta-feira, salvaram hoje 613 pessoas no total, incluindo mulheres e várias crianças, confirmou a guarda costeira italiana.

O barco estava tão sobrecarregado que para efetuar o resgate foi preciso pedir a vários emigrantes que nadassem até boias lançadas para evitar que emborcasse, revelou a MSF.

Os emigrantes vinham de “Síria, Eritreia, Bangladesh e outros países. Estavam aterrorizados e gritavam”.

Christopher Miller, jornalista americano a bordo do “Phaenix”, contou no Twitter o pânico dos passageiros e o esforço dos socorristas para que mantivessem a calma.

“Dois homens a bordo ajudaram mulheres e crianças a sair na frente para o resgate”.

Os emigrantes socorridos “têm histórias de sofrimento e guerra na Síria, Líbia, Bangladesh (…). São professores de História, sapateiros, estudantes…”, escreveu Miller. “Sobreviveram a muitas coisas antes de arriscar suas vidas no mar”.

 

Fonte: Aleteia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.