Institucional

Membros do Shalom celebram Missa pelo aniversário do responsável local de Fortaleza

comshalom

fotos editDSC_0925O sacerdote da Comunidade Shalom e responsável pela Missão de Fortaleza, padre Sílvio Scopel, completou 40 anos de idade na última segunda-feira, 10. Para celebrar a data, a Comunidade se reuniu em missa de ação de graças na segunda às 19h.

A Santa Missa foi presidida pelo aniversariante e concelebrada pelo padre Clairton Alexandrino, pároco da Catedral Metropolitana, além dos sacerdotes da Comunidade Shalom, Karlian Vale, Denys Lima, Célio Lourenço, Paulo Sérgio e Francisco Almeida. Também participou da celebração o assistente internacional da Comunidade, diácono Cristiano Pinheiro. O fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, e a cofundadora, Emmir Nogueira, também estiveram presentes.

fotos editDSC_0883Durante a homilia, o padre Karlian Vale destacou que a vida de padre Sílvio é um constante “semear com largueza” nas grandes coisas e nos pequenos sacrifícios e ofertas diárias para viver a vontade de Deus e conduzir o povo. “Queremos ofertar as nossas vidas nas pequenas coisas. Oferta humilde e escondida todos os dias; entregue e configurada a Ele quando ninguém vê.”

A liturgia do dia fala sobre vida e morte e ensina que a vida é plena quando somos capazes de ofertá-la. “Nossa vida é passageira, por isso é importante celebrarmos a vida das pessoas que nos são caras. Nossa vida ganha sentido quanto mais amamos e somos amados”, ressaltou padre Karlian.

Ainda sobre o Evangelho, ele ressaltou que aquele que quer ganhar sua vida vai perdê-la, mas se ela for ofertada, viverá. “Se soubermos morrer para nós mesmos, para o pecado, para as nossas vontades e potencializar nossas vidas para a verdade, provaremos receberemos a verdadeira vida aqui na terra e 100 vezes mais no céu com a vida eterna.”

Padre Karlian disse ainda ser necessária a compreensão de que tudo é dom de Deus. “Que Deus possa nos dar a consciência de que os frutos não nos pertencem. Tudo é de Deus e tudo o que existe de bom e de maravilhoso é fruto da graça de Deus, mas Ele quer contar com nosso ‘sim’ para que o povo seja salvo e possa viver a abundância do povo de Deus”, concluiu o sacerdote.

Vida plena

Moysés Azevedo ressaltou que a Comunidade inteira se reuniu para celebrar o dom da vida do padre Sílvio e que todos podem ver “os frutos da sua oferta”. Padre Sílvio destacou que a passagem de seu aniversário é um momento de louvar a Deus bondoso e misericordioso, que o criou e desejou dar-se a conhecer. “Não tenho a vida que eu escolheria na minha infância, mas é a vida mais plena que a inteligência humana jamais poderia conceber.”

O sacerdote agradeceu à sua família e à Comunidade Shalom, “sinal concreto do amor e da misericórdia defotos editDSC_0922 Deus.” Expressou ainda gratidão pela coragem e ousadia de Moysés e Emmir, e agradeceu a paternidade do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio, e também de padre Clairton.

Ele disse amar a Comunidade com “as quatro cordas do coração”. No Shalom, ele disse ter aprendido a ser um “irmão entre os irmãos no sacerdócio.” Ele também se reconhece um filho amado. Como sacerdote, é esposo da Igreja. “Essa esposa que é maravilhosa, a Igreja que se realiza na missão por essa Comunidade, é por ela que eu vivo. Se eu durmo, é pra descansar e servir melhor e amar minha esposa”.  Com a esposa, padre Sílvio também aprende a ser pai espiritual.

Confira a galeria de fotos aqui

Tereza Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.