Em preparação para a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Fortaleza, no próximo sábado, 15, está sendo celebrado o tríduo na Catedral. Na última quarta-feira, 12, foi realizada a abertura dos três dias de celebração com o hasteamento da bandeira e a santa missa, presidida pelo responsável pela Comunidade Shalom em Fortaleza, padre Sílvio Scopel, e concelebrada pelo padre Clairton Alexandrino, Pároco da Catedral de Fortaleza. A homilia foi do diácono Edie Bethlem, missionário da Comunidade Shalom.
O diácono comparou o tríduo em preparação para a festa e a Caminhada com Maria no próximo sábado à peregrinação do povo judeu com Moisés rumo à terra prometida. “Queremos com Maria encontrar a terra prometida. Em Maria, nela e com ela, queremos percorrer essa estrada, confiando-nos a ela nesse caminho de conversão, salvação e libertação da nossa escravidão”, destacou.
Ele destaca que a Moisés não foi permitido entrar na terra prometida, mas apenas contemplá-la. Já Maria foi a que por primeiro entrou na terra prometida a todos nós: o céu. “Somos convidados a imitar Jesus e olhar para Maria, para o que ela viveu. É certeza do céu, da terra para a qual somos chamados.”
Ainda durante a homilia, o diácono Edie lembrou as palavras do Papa Francisco. O Santo Padre lembra que, apesar de sabermos que Deus nos criou para o céu, somos tentados a achar que não chegaremos à eternidade. “Mesmo que saibamos que todos fomos criados para o céu, não acreditamos e chegamos a dizer que no máximo chegaremos ao purgatório. Não! Você foi criado para o céu. A meta é alta mesmo.” Ele disse ainda que Deus não se cansa de nos perdoar; por isso, não podemos deixar de pedir perdão, de implorar a misericórdia de Deus.
No Evangelho, um tema citado é o da correção fraterna. “É um dom que Deus nos deu, mas talvez pouco usado por nós. Precisamos ajudar nossos irmãos e exortá-los na caridade”, disse o diácono. Ele explicou que todos devem estar abertos para quando os irmãos os corrigem para melhor seguir na vontade de Deus. Maria é a primeira a fazer em nós a correção fraterna. “Ela nos diz: não tira os olhos de Deus, olha o perdão. É ela que nos ensina a trilhar o caminho de Jesus de forma mais perfeita.”
Teresa Fernandes