Institucional

Arcebispo convoca fortalezenses para a Caminhada Com Maria do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza

comshalom

Caminhada com Maria tem “Caridade” como tema e integra programação de festividades dos 100 anos da Arquidiocese de Fortaleza.

 arcebispoTudo preparado para 13ª edição da Caminhada com Maria que será realizada neste sábado, dia 15 de agosto, a partir do meio dia com missa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção no bairro de mesmo nome e procissão com a imagem da padroeira até a Catderal Metropolitana.

O arcebispo  dom José Antonio Aparecido Tosi Marques convocou o povo de Deus através de carta circular e nesta quinta-feira, dia 13, através de vídeo publicado nas redes sociais. “A Caminhada Com Maria refaz o trajeto  que fez nos inícios do nascimento da cidade de Fortaleza”, explica dom José.

O tema da gigantesca procissão deste ano é “Caminhamos com Maria, levados pela Caridade de Cristo” (2ª Cor 5, 14), em referência ao Jubileu Centenário ca criação da Arquidiocese de Fortaleza. “Estaremos juntos caminhando como um povo de Deus que caminhando por esta terra faz o seu caminho para a eternidade e passando pelas estradas desta cidade mostra o seu compromisso com a construção do Reino de Deus também sendo corresponsáveis pela construção da cidade terrena”,disse o arcebispo.

Patrimônio imateriassunção300-225x300al

A Caminhada com Maria foi declarada no último dia 5 de junho como patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção presidencial ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 que passa a valer a partir da data de sua publicação tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

Transporte

A Etufor disporá de linhas exclusivas de ônibus saindo dos sete terminais para a Caminhada com Maria. “Nessa 13ª Caminhada com Maria, colocaremos 70 veículos reservas, saindo dos sete terminais, como também veículos reservas saindo da Praça Coração de Jesus e da Praça da Estação, isso a partir de 6h até meia noite. Enquanto houver pessoas na dispersão após o evento, colocaremos veículos à disposição”, informa Miguel Guimarães, chefe da divisão de planejamento da Etufor.

Plano Operacional da Caminhada

 “A estrutura que o Governo do Estado dispõe para acompanhamento do evento contará com Polícia Militar, Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Perícia Forense. Além disso, teremos dois órgãos auxiliares que estarão trabalhando com a gente, no caso, o Ciopaer e o Ciops. No todo, contamos com 230 profissionais empregados diretamente no evento, fora as equipes que podem ocasionalmente serem empregadas, no caso, as duas aeronaves do Ciopaer. A PM trabalhará com 186 profissionais, a Polícia Civil com 21, o Corpo de Bombeiros com 6”, explica major Clodoaldo Jansen Braga, chefe de Operações da Polícia Militar.

 O evento também contará com efetivos da AMC, que organizará o trecho, redirecionando o fluxo de veículos ao redor do percurso da Caminhada. “A AMC inicia a operação às 7h da manhã, com o isolamento da Rua Dom Aloísio Lorscheider, e proibição de estacionamento em todas as vias do percurso. A partir de 14h, em que a Caminhada inicia, à medida que se avança, as vias serão bloqueadas. Teremos o efetivo de 140 agentes, em motocicletas, viaturas. É importante que as pessoas não estacionem no trecho da Caminhada, mas que procurem estacionar seus veículos distantes do percurso”, orienta Disraeli Brasil, chefe de núcleo de operações da AMC.

SERVIÇO

13ª Caminhada com Maria

Dia 15 de agosto.

Começa ao meio dia com missa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção no bairro Nova Assunção. Logo em seguida os fieis seguem a procissão pela avenida Leste-Oeste até a Catedral Metropolitana de Fortaleza onde o evento será finalizado com a coroação de Nossa Senhora.

Mais informações:  3388.8703http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/

Vanderlúcio Souza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.