Institucional

Evangelização no Brasil acontece em vista do mundo inteiro

comshalom

IMG_1259Responsáveis locais e coordenadores apostólicos das missões fora do Brasil da Comunidade Católica Shalom estiveram no Governo Geral da Comunidade para, junto às assistências apostólica e missionária, avaliarem suas ações. 33 missionários de diversos países como França, Chile, Madagascar, Bolívia, entre outros, reuniram-se durante quatro dias na semana passada para analisar o plano evangelizador da Comunidade, observar os erros e acertos e partilhar os frutos de cada missão.

Para a assistente apostólica e missionária, Gabriella Dias, o encontro foi de grande alegria por poder contemplar a obra de Deus: “Tem sido muito rico! Nós temos trabalhado com workshops, cada cultura apresenta como tem feito o seu trabalho e, a partir disso, os outros colaboram, compartilham ideias. Então, o encontro é de uma riqueza extraordinária para todo mundo, porque nós ouvimos como é uma ação evangelizadora em Toronto, na França, em Madagascar, como é o grupo de oração em Haifa, em Portugal, na Guiana Francesa. Foi um momento de muita comemoração de muita alegria, pois já podemos tocar frutos”.

Também estiveram presentes algumas missões que estão apenas começando o seu processo de fundação, como Aix in Provence, Holanda, Paraguai e Bolívia. Segundo Gabriella, a presença dessas missões foi de grande importância para dar-lhes esperança e a certeza de que os frutos virão. Já outras missões mais antigas como Haifa e Budapeste, puderam partilhar seus avanços, como a presença de cinco grupos de oração na Terra Santa e a vivência do Caminho da Paz por 80 jovens nativos, na capital húngara.

“Estamos aprendendo a evangelizar o coração do homem em culturas diversas. Nossos missionários passam por todo um processo de amor pelo povo, de esvaziamento de si mesmos. Eles começam a colher os frutos e, com a vida deles, dizem-nos: ‘Vamos além, onde a Igreja precisar de nós, onde a humanidade precisar de nós’. Realmente, nos sentimos encorajados a ir além. Podemos dizer que já passou o medo de viver uma cultura diferente, de não dar certo ou, como alguns já disseram, o medo de estar ofertando a vida em vão. Nada em Cristo é em vão”, afirmou Gabriella.

A missionária disse ainda que os bons resultados são sinais de que agrada a Deus a oferta de vida dos membros da Comunidade. “Percebemos que os números de vocações que surgem no Brasil, o grande movimento evangelizador que existe aqui é em vista do mundo inteiro, de uma irradiação evangelizadora em todas as nações, que nós, como Comunidade, vamos realizando com humildade e pequenez. Sabemos que no coração de Deus isso se torna muito grande e fecundo”, avaliou.

Francis Farias, responsável local pela missão do Chile, fundada em 2008, considerou o encontro um “kairós” de graça, por poder ver o crescimento das missões: “A gente consegue perceber que nos diversos países nós temos ações que vão dando frutos e, ao mesmo tempo, escutando a partilha dos irmãos e também a colaboração da própria assistência apostólica, podemos reorientar algumas atividades”.

Daniel Ramos, missionário em Toulon, na França, celebrou com gratidão a graça de ver a condução de Deus sobre o plano evangelizador em cada missão. “Tudo isso nos dá a segurança de que é Deus que governa a Obra, é o Senhor que conduz o seu povo para que formemos um povo em movimento, um povo de vários povos. É isso que é bonito, porque cada vez mais a Comunidade e a Obra têm o rosto do céu, que é um lugar que recebe todos os povos, línguas e raças”, afirmou.

 

Mayara Raulino


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.