Institucional

Teresinha, plena luz

comshalom

teresinha lisieux“Os santos foram contemplados como as estrelas do Céu, entorno a Jesus, Sol de Justiça e ‘Estrela radiosa da manhã’ (Ap. 22,16), com as duas estrelas mais próximas e mais luminosas que são Maria e José”, ensina o padre François-Marie Lethel. A afirmação se refere também à Santa Teresinha do Menino Jesus, cuja vida é objeto de estudo do sacerdote francês. “Santa Teresinha, doutora da Igreja, a plena luz do amor de Jesus. Esta expressão, a plena luz do amor de Jesus, vem da carta Lumen Fidei do papa Francisco e simboliza a teologia dos santos”, afirma.

Santa Teresinha, em sua intercessão pelos grandes pecadores, pediu a Deus que a atraísse ao Seu amor e dela fizesse instrumento para alcançá-los. Ela sempre acreditou que o amor e a misericórdia de Deus eram capazes de salvar mesmo aqueles que tivessem cometidos os “piores crimes”, os maiores pecados. Em sua união com Deus através da oração e da oferta de pequenos sacrifícios, viveu o amor esponsal a Jesus Cristo desde muito jovem, “tornando-se plena luz do amor de Jesus”, como ensina padre Lethel. Aos 15 anos, ingressa no Carmelo, sua casa até a morte, aos 24 anos, vítima de uma enfermidade pulmonar.

“Eis a minha oração: peço a Jesus que me atraia às chamas do seu amor, que me uma tão estreitamente a Ele que seja Ele quem viva e aja em mim. Sinto que quanto mais o fogo do amor abrasar meu coração, mais repetirei: ― ‘Atraí-me’. Mais as almas se aproximarem de mim (pobres pequenos escombros de ferro inúteis, se eu fosse afastada do braseiro divino), mais rápido correrão em direção ao odor dos perfumes do seu Bem-amado”.

Santidade e missão, chamado para todos os homens

danca dos santos
“Dança cósmica dos santos e anjos”, de Fra Angelico

A “Dança cósmica dos santos e anjos”, do beato Fra Angelico, apresenta anjos e santos que se dão as mãos. Diferentes um do outro, os personagens representados podem ser comparados a homens e mulheres, distintos em cultura, região geográfica, temperamento, mas todos chamados à santidade, segundo padre Lethel. Ele afirma que todos os batizados são chamados por Deus a fazer essa experiência de “dar as mãos”.

“Santa Teresinha soube dar o melhor de sua vida pra Deus, até a morte. O que ela teria a ver com missão, já que era religiosa reclusa, uma carmelita? Mesmo sem que percorresse geograficamente os lugares, ela teve profunda experiência de ‘espiritualidade geográfica’. Mesmo sem sair de determinado espaço, percorreu vários lugares das terra através de sua intercessão”, afirma Rafael Silva, membro da Assistência Missionária do Shalom.

Intercessora no céu

O livro A História de Uma Alma reúne manuscritos autobiográficos de Santa Teresinha do Menino Jesus dedicados a suas irmãs Madre Inês de Jesus e Maria do Sagrado Coração, que também eram religiosas carmelitas, e a Madre Maria de Gonzaga, priora do Carmelo.

A telefonista Silvania Chagas afirma que a leitura de A História de Uma Alma a conduziu em uma experiência de maturidade humana e espiritual. “À medida que eu lia a história de Santa Teresinha, identificava-me com ela e Deus foi me dando a graça de viver intensamente a vida de oração, de amizade com Ele, de cura interior. Eu que me sentia como criança em vários aspectos, experimentei da graça de Deus que nos torna maduros”, conta.

Foi durante uma confissão que a Natássia Pinho, advogada e missionária da Comunidade de Aliança Shalom, foi recomendada a leitura dos manuscritos da santa, há três anos. “O padre que me atendeu pediu que eu lesse A História de Uma Alma. Até o ano passado, o livro estava engavetado, até que surgiu o interesse em ler. Experimentei, então, intensamente, a fé e a misericórdia de Deus. Santa Teresinha é uma grande mulher que descobriu a infância espiritual, a juventude, que não depende de idade ‘cronológica’. Isso me tocou bastante”, afirma.

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.