Show do Missionário Shalom encerrou programação do Renascer 2016 em Fortaleza
Mais de 30 mil pessoas se reuniram para experimentar “uma vida toda nova” no Renascer 2016, sediado no Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza (CE). A programação se encerrou com um show do Missionário Shalom e contou também com animação, louvor, oração, cursos e Santa Missa diária. O retiro de Carnaval foi realizado de domingo a terça-feira em 15 locais de Fortaleza e Região Metropolitana. Foram mais de 80 cidades em todo o País.
O último dia do Retiro de Carnaval contou com 12 mil pessoas. Na segunda-feira, 8, nove mil pessoas participaram do Renascer e no primeiro dia da programação, foram 10 mil. “O evento alcançou seu objetivo, pois muitos foram os que vieram pela primeira vez e experimentaram uma vida toda nova, optaram pela paz, pela solidariedade”, destacou Fábio Lima, coordenador do setor de eventos da Comunidade Shalom em Fortaleza.
A Santa Missa de encerramento foi presidida por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. Durante sua homilia, ele ressaltou a misericórdia. “O ser humano só encontra a felicidade em Deus, que tem a eterna misericórdia. Jesus é para nós a plenitude do amor.”
Solidariedade é uma das principais marcas do Renascer. O Hemoce contou com 468 candidatos e 281 doações e 29 cadastros de Medula Óssea. Nagela Lima, do setor de captação do Hemoce, ressaltou que esse é um tempo primordial para a doação de sangue porque no período de carnaval podem acontecer excessos e acidentes. Também foram coletados mais de uma tonelada de alimentos durante o evento.
Públicos de todas as idades buscaram a oração e o aconselhamento. De acordo com Lia Lopes, coordenadora do ministério de oração e aconselhamento, há pessoas que relatam problemas familiares, depressão. “Há um vazio no coração das pessoas, uma sede de Deus”, destacou. Foram 210 servos para atender a um público que somou 289 no primeiro dia, 290 na segunda-feira e 102 apenas na manhã do último dia. Os dados da tarde ainda serão divulgados.
Essa sede de Deus também pode ser preenchida pelo sacramento da confissão. Foram 252 confissões no primeiro dia com 11 sacerdotes e 356 na segunda-feira com 15 padres. A confissão alcançou 392 pessoas com 14 sacerdotes no último dia do evento. Assunção de Maria Alves, coordenadora do Projeto Com Maria pelos Sacerdotes destacou que foi uma grande graça tantas pessoas terem sido alcançadas. Houve quem não se confessava há muitos anos e quem teve sua primeira experiência com o sacramento durante o evento.
As crianças também tiveram um espaço especial com teatro, música, dança e oração em uma linguagem própria para elas. No primeiro dia, participaram 150 crianças. No segundo, foram 200 crianças. Na terça-feira, 203 pequenos participaram do Kids. Nos três dias, 10 crianças foram aconselhadas.