Institucional

Jovem abre mão das redes sociais como penitência na Quaresma

comshalom

Sem Facebook e Instagram. Foi assim que começou a Quaresma da jovem Brenda Kelly, 22 anos, missionária da Comunidade Shalom. Como forma de penitência e jejum, ela deixou as duas redes sociais e vai passar os 40 dias ‘offline’. Em anos anteriores, Brenda já havia deixado de lado novelas, chocolates, doces e desta vez decidiu abster-se das redes de relacionamento.

A entrevista com a estudante de enfermagem foi marcada pelo WhatsApp, aplicativo que ela deixou de fora da penitência. A jovem garantiu não ser viciada, mas classificou a relação com as redes sociais como “algo inseparável”.

vuieawbi
Brenda Kelly vai passar 40 dias sem Facebook e sem Instagram (Foto: Brenda Kellly/Arquivo Pessoal)

Se antes Brenda se importava muito em não ficar desconectada e levava na bolsa um carregador de celular e outro portátil, agora a realidade é outra.

bstin”Não me considero viciada, mas acredito que a grande questão que motivou a me abster do Facebook e do Instagram é que eu perco muito tempo nas redes sociais. Passo grande parte do dia online, quase o dia todo. Acesso durante os intervalos da aula, ou mesmo quando estou livre”, contou.

“Quem me conhece sabe que vivo com o celular na mão, carregador de celular na bolsa e ainda um carregador portátil. É algo inseparável. Não diria que é um vício, mas algo que realmente eu gosto muito”, disse.

Quaresma é tempo de penitência, oração e conversão. Durante esse período, muitos católicos seguem à risca a tradição milenar de trocar a carne vermelha por peixe. Mas para a Igreja, segundo o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, essa tradição não é mais uma obrigatoriedade. Por isso, a troca do alimento é apenas uma das mais variadas opções de renúncia que o fiel pode praticar durante o período religioso.

Foi o que fez Brenda Kelly. Ainda que deixando de comer carne nas quartas e sextas-feiras, ela preferiu fortalecer ainda mais a sua fé, se abstendo das redes sociais, considerada por ela como diversão e distração.

“Quando eu percebi que isso tomava muito tempo, fiz o meu próprio exame de consciência e percebi que estava tomando o meu tempo na vida. Eu precisava disso”, contou.

Para ela, a Quaresma significa abster-se daquilo que as pessoas gostam muito para priorizar aquilo que realmente tem valor. Segundo Brenda, quando o fiel faz penitência durante o período santo, é como se a pessoa tirasse da vida algo que tem colocado à frente do que é realmente prioridade.

“Viver essa experiência de abstinência sem Facebook e sem Instagram está sendo muito difícil, mas sei que a Quaresma é um tempo de recolhimento, tempo em que me abstenho das coisas que eu gosto, por livre e espontânea vontade, apenas em gratidão a Deus. Eu precisava tirar isso de mim e colocar como prioridade Deus e as pessoas ao meu redor, familiares e amigos, pessoas que precisam de mim”, disse a jovem.

“Quando você passa por todo esse sacrifício, no final você tem a sua vitória, assim como teve Jesus Cristo, que passou os 40 dias em jejum no deserto, viveu sua paixão, morte, e no final ressuscitou. É isso que eu estou fazendo: seguindo o seu exemplo”, finalizou.

Fonte: Portal do G1


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.